Google Marketing: como usar para o seu negócio

Categorias Artigos, Marketing Digital, SEO, Web Analytics
google_marketing_como_usar_para_o_seu_negocio

O Google não é apenas o site mais acessado do mundo e maior buscador, mas é também uma das ferramentas mais completas para seu negócio. Por isso, se você tem um negócio, pode ser online ou offline, precisa saber tudo sobre Google Marketing.

A ferramenta tem muito do que você precisa para alavancar o seu negócio. Se for uma loja física, por exemplo, você pode usar Ads apenas para quem busca por produtos ou serviços que você oferece e ainda determinar que o anúncio apareça apenas para buscas em uma determinada área.

Se a sua área é um negócio digital, obrigatoriamente você precisa investir em Marketing no Google. E não falamos apenas de pagar por anúncios no Ads. As ações podem ir além disso.

Lá em junho de 2018 foi apresentada a Google Marketing Plataform. Com a evolução nos formatos de anúncios e uso de dados, a empresa viu a oportunidade de reunir diversas de suas ferramentas em um único lugar para as empresas.

A plataforma nasceu da união entre o DoubleClick Digital Marketing e o Google Analytics 360 Suite. As ferramentas de anúncios e análise juntaram-se para otimizar a compra de mídia digital, o planejamento e análise de uma campanha, tudo em um único lugar.

Além das ferramentas de Ads, a plataforma tem Analytics, Data Studio, Optimize, Survey, Tag Manager, entre outras. Usar o Google na sua estratégia de Marketing Digital é conquistar o consumidor desde o momento em que ele busca por uma solução.

Pode ser desde o momento em que o consumidor busca por algo que precisa ou até mesmo quando está navegando em uma página de assunto relacionado. Para alcançá-lo em todos esses momentos, você precisa entender como aplicar Google Marketing ao seu negócio.

Como funciona o Google Marketing

como_funciona_o_google_marketing

A plataforma de Google Marketing reúne dois dos principais conceitos essenciais a todas as estratégias de Marketing Digital: anúncios e análises. Mas, não podemos esquecer que além de ter um conjunto de ferramentas, o Google essencialmente é um buscador.

E para aparecer nos resultados de busca, é preciso que você trabalhe no terceiro conceito: SEO. Essa é a parte em que você investe em Marketing, mas não precisa “pagar para aparecer”, como um anúncio.

DICA IMPORTANTE: Para trabalhar da melhor maneira com o Google, é preciso acompanhar as atualizações. O algoritmo muda a todo momento. Uma forma de saber sobre isso é acompanhar os blogs e redes sociais das ferramentas.

Quer um exemplo? Para quem já conhece um pouco de Google, certamente já ouviu falar do Panda ou o Penguin. Não, não estamos falando dos animais. Essas foram duas grandes mudanças no algoritmo da plataforma que impactaram diretamente o resultado de muitos negócios.

Vamos à parte prática e ver o que você precisa saber para trabalhar com Google Marketing no seu negócio, unindo essas três partes essenciais: Ads, SEO e Analytics.

• Google Ads

anuncio_no_google

Poder falar com seu público onde ele estiver e no momento mais adequado. Essa é a grande vantagem dos Ads. São infinitas as possibilidades de segmentação de anúncios, o que demanda um bom planejamento de campanha.

Ah, uma ressalva: não esqueça do mobile! Cada vez mais importante em todas as estratégias de Marketing Digital, afinal, a maioria das pessoas passa boa parte do tempo navegando do celular.

Voltando às segmentações, é possível criar campanhas e mesmo anúncios específicos por público-alvo, determinando o local, idade ou gênero, por exemplo. O remarketing também funciona bem para pessoas que já interagiram alguma vez com seu conteúdo.

Segmente o público também por tópicos, ou seja, para páginas de assuntos (tópicos) específicos. Assim, suas campanhas de Display irão rodar apenas em páginas relevantes para seu público. É preciso que tenha acompanhamento da campanha para que os devidos ajustes sejam feitos a tempo.

A segmentação por dispositivo também é possível, diferenciando o anúncio do mobile para o desktop, e até das smart TVs. Ainda na rede de Display, existe a segmentação contextual.

É quando acontece a correspondência entre anúncios e sites relevantes da Rede de Display. Essa correspondência é com base nas palavras-chave ou nos tópicos, por exemplo, que o Google faz de acordo com as palavras-chave, idioma, local de destino, histórico de navegação do usuário, entre outros fatores.

Esse é só o começo para entender a parte de anúncios, que pode ser entendida mais a fundo com o Google Ads na Prática.

• SEO

seo

As técnicas de Search Engine Optimization servem para promover seu conteúdo e até monetizá-lo via resultados de busca do Google.

Diferentemente dos anúncios, não é possível pagar para aparecer nas primeiras posições de busca orgânica. Você pode chegar lá se sua página foi mais relevante e se as boas práticas forem seguidas.

As regras de SEO devem ser aplicadas nas páginas online, seja em uma homepage ou mesmo na criação de um conteúdo em texto. O próprio Google publicou o Search Engine Optimization (SEO) Starter Guide, com as boas práticas para todos seguirem.

São centenas de fatores de rankeamento (já ouviu falar no mito dos 200?). Seguindo os principais, você já conseguirá ver resultados.

O trabalho de SEO demanda também paciência, já que a autoridade e relevância – fatores importantes – não são construídos em poucos dias.

Embora muitos desses fatores sejam técnicos e mais conhecidos de Desenvolvedores, como as partes em JavaScript e CSS do seu site, há regras para todo bom produtor de conteúdo.

Em resumo, um conteúdo com bom SEO é relevante para o público; não é um conteúdo duplicado (plágios são punidos); tem uma palavra-chave em foco, que deve aparecer em pontos estratégicos do texto; e ao mesmo tempo não tem palavras repetidas apenas para “forçar     a indexação”.

Além disso, seu conteúdo deve ser mobile first. O próprio Google já anunciou que sites que não possuem formato mobile começarão a aparecer menos nos resultados de busca.

Assim como na criação de anúncios, pense no seu público e não esqueça do mobile. Para entender melhor sobre as boas práticas, confira o SEO na Prática.

• Analytics

analytics

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância das métricas para a sua estratégia de Marketing Digital. Com isso, chegamos ao terceiro conceito macro para um bom Google Marketing: o Analytics.

Acessar a plataforma do GA permite conhecer quase intimamente seu público. Saiba de quais cidades vêm os acessos, o perfil demográfico de quem acessa, de qual dispositivo e sistema operacional, quais conteúdos são mais acessados, quais as pessoas passam mais tempo…

Analisar os dados pelo GA também ajuda a entender as conversões, ver páginas mais visitadas a partir de anúncios e quais tiveram um resultado de vendas melhor.

Apenas navegando na plataforma você conseguirá conhecer melhor seu público e terá insights de como fazer para alcançá-lo.

Para isso, o Google Analytics na Prática vai direcionar para onde você deve olhar e como montar relatórios de dados completos.

Como aprender sobre Google Marketing

como_aprender_sobre_google_marketing

Pode parecer difícil saber como acompanhar tudo isso e montar o planejamento de Marketing Digital utilizando o Google. Mas, existem algumas formas práticas de aprender o que fazer.

• Blogs
Acompanhe o blog de cada ferramenta do Google para saber de novidades, de mudanças no algoritmo e até algumas dicas e cases de sucesso que podem inspirar a sua estratégia.

• Analytics Academy
As certificações gratuitas em Google Analytics vão ensinar o que você precisa saber para entender como funciona a plataforma e fazer análises.

• Academy for Ads
Assim como no Analytics, o Google possui certificações para as suas ferramentas de anúncios. Ah, são gratuitas! Os treinamentos são voltados tanto para quem possui um pequeno negócio até gerentes de grande empresas.

• Google Primer
Quanto tempo você passa por dia no celular? E que tal otimizar esse tempo que você já está online para aprender um pouquinho sobre Marketing? Além das certificações, o Google Primer é um aplicativo com aulinhas curtas e diretas ao ponto sobre Marketing Digital.

• Think with Google
O Think with Google é também um blog do Google, porém com dados e ideias para todo tipo de negócio. São análises e inspirações para serem usadas por negócios de todos os portes e tipos.

• Learn Digital – Ateliê Digital
Reúne uma série de cursos com a temática Marketing Digital para você aprender a estratégia. Há uma infinidade de possibilidades na plataforma para qualquer pessoa sentar e aprender a como fazer Marketing Digital.

• Estudando com a M2BR Academy
Se você prefere uma orientação direta e trocar na mesma hora com um professor, os cursos presenciais da M2BR Academy são a opção. Para aprender tudo o que é mais relevante para o seu negócio e essas três áreas mais relevantes, sua opção é a Formação em Google Marketing.


Começa com a introdução ao Marketing, passando pelo SEO, Ads e Analytics, para você aprender do orgânico ao pago na ferramenta. São 16 aulas e 64 horas de muito conteúdo repleto de prática.

Se achou muito e prefere ir com calma, você pode aprender separadamente os principais conceitos para trabalhar com o Google no seu negócio. Google Ads na Prática você já sairá sabendo criar e otimizar suas campanhas.

Com o Analytics na Prática, aprenda a tirar o máximo dos seus dados e como analisá-los corretamente. O mesmo vale para o SEO na Prática, que vai te ensinar a conquistar mais público sem precisar pagar por isso.

Parece que estamos falando grego? Se você é ainda um iniciante, deve escolher então a Introdução ao Marketing Digital e entender melhor como essas estratégias funcionam e podem beneficiar seu negócio. Aí, já estará pronto para as formações mais avançadas!

 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *