WhatsApp

Estratégias de Marketing no Instagram: aprenda de VEZ!

estrategias_de_marketing_no_instagram

Você talvez já domine uma das redes sociais que mais crescem no mundo, o Instagram. Mas, ainda não sabe o quanto seu negócio pode se beneficiar com o Marketing Digital nessa rede. É justamente sobre as estratégias de Marketing no Instagram que falaremos.

História do Instagram – Em 2019, a rede completa nove anos de vida. Dois anos depois de lançada, em 2012, chegou aos 80 milhões de usuários no mundo. Neste mesmo ano a empresa foi adquirida por uma gigante das mídias sociais: o Facebook.

E não parou mais de crescer. Em 2013 os vídeos surgiram na plataforma, antes disponível apenas para fotos. O famoso Boomerang chegou em 2015 para animar todas as fotos, enquanto os Stories foram apresentados ao mundo em 2016.

Com os vídeos tornando-se uma ferramenta cada vez mais importante para marcas, as lives no aplicativo foram liberadas globalmente em janeiro de 2017 e, mais a frente, foi permitido que essa transmissão fosse compartilhada.

Em 2018 foi um ano de grandes novidades, com o lançamento do IGTV e novas formas de comprar direto do aplicativo, tanto pelos Stories quanto pelos posts do feed.

E hoje? Começamos 2019 com mais de 1 BILHÃO de usuários na plataforma, mais de 500 MILHÕES ativos todo dia e mais de 400 MILHÕES de Stories ativos diariamente.

Você ainda tem dúvidas se deve ou não investir em estratégias de Marketing no Instagram?


||| Marketing Digital para iniciantes |||

https://blog.m2br.com/marketing-digital/marketing-digital-para-iniciantes-o-que-todo-universitario-deve-saber/


Como trabalhar com o Instagram

Vamos começar falando sobre como funciona o Instagram. A rede social começou apenas como uma forma de compartilhar fotos, com diversas variedades de filtros e ferramentas de edição.

Hoje, além de fotos é possível publicar vídeos e até imagens com link para compra de um produto. Enquanto as postagens no feed são “eternas”, os Stories desaparecem em 24 horas.

Nos Stories é possível compartilhar links nas próprias imagens ou vídeos. Mas, para isso, você precisa ter uma conta verificada – geralmente apenas celebridades – ou ter pelo menos 10 mil seguidores na sua página.

Sabendo como funciona em linhas gerais o aplicativo, é possível pensar em como fazer Marketing Digital na rede.

Instagram para e-commerces – Para e-commerces, a ferramenta não para de lançar atualizações para compras diretas de um produto, sem que o usuário precise sair da rede para buscar um produto e então descobrir detalhes e efetuar a compra.

Esse sistema proporciona facilidade de compra funciona com uma tag nos produtos exibidos em uma foto, que o usuário pode clicar e ver mais, como o preço. A funcionalidade foi lançada em 46 países em setembro de 2018, após testes iniciados em junho apenas nos Stories.


||| 7 dicas essenciais de Marketing Digital para empreendedores |||

7 dicas essenciais de marketing digital para empreendedores


Disponibilizado para as festas de final de ano, o Instagram liberou novas atualizações do modo de compra. Agora os usuários podem criar suas próprias “listas de desejo” com  produtos que gostou; comprar direto dos perfis de empresas e de vídeos nos feeds.

Há uma infinidade de formas de trabalhar com o Instagram, principalmente se você tem uma loja, deseja divulgar seus produtos e já vendê-los por ali.

Como fazer Marketing Digital no Instagram

O Marketing no Instagram é essencial para perfis de Empresas (o Instagram Business), que já somam 25 milhões de contas na plataforma. Esses perfis de empresas são acessados por mais de 200 milhões de contas DIARIAMENTE.

Além disso, as visitas aos perfis comerciais são 2 em cada 3 de não seguidores da marca. Isso significa que o potencial de alcance do público, mesmo que este ainda não esteja ali dando seu like, é muito grande.

E, como vimos, uma das grandes vantagens é poder configurar o Shopping no Instagram. Assim, você cria menos atritos para a compra e facilita para os interessados nos produtos da loja.

A sua estratégia de Marketing no Instagram deve começar com um bom relacionamento com seu público. Atente à linguagem da rede e à linguagem utilizada pelo público daquela loja. Não esqueça de usar hashtags e até emojis para tornar mais leve a comunicação e mais próxima do que funciona em uma rede social.

Outra atenção que você deve ter, como o gerente de uma conta Business, é: interação. Você não vai conseguir um engajamento real se simplesmente ignorar seu público.

Além de pensar em posts e Stories que tenham a ver com o estilo do público, inclua na estratégia de Marketing a interação. Isso significa responder e curtir comentários dos posts e responder aos directs, por exemplo.


||| Guia completo da carreira de analista de redes sociais |||

https://blog.m2br.com/marketing-digital/guia-completo-da-carreira-de-analista-de-redes-sociais/


Essas ações são muito importantes para ajudar a reter clientes e até mesmo para converter visitantes em clientes. Essa interação também vai aumentar o engajamento e a criar uma legião de fãs muito maior da marca.

Boas práticas do Marketing no Instagram

boas_praticas_do_marketing_no_instagram

Seja organizado | ter um feed milimetricamente pensado e um padrão de filtros que farão podem não tornar a sua página super famosa. Mas isso não quer dizer que você pode postar o que quiser e de qualquer jeito. Ter um mínimo de organização e consistência nas postagens é mais que bem-vindo.

Linha editorial | a organização nos leva à linha editorial.Ter uma linha editorial significa que há um padrão de comunicação, tanto em postagens, histórias e linguagem.

Hashtag | que tal criar sua própria hashtag e usá-las em todas as postagens? Incentive também o público a usar a mesma hashtag quando fizer algum post da marca. Aos poucos uma comunidade daquela marca será criada em torno de um simples #.

Crie interação | incentivar o uso da hashtag da marca é apenas uma forma de criar interação com o público. Use e abuse das opções nos Stories para isso, com perguntas e enquetes, por exemplo. (Lembre-se que há 400 milhões de perfis diariamente visualizando Stories). Além de estimular a interação, não esqueça de interagir também.

Atenção à bio | a bio é uma rápida descrição da marca e você pode usar para colocar a sua hashtag, usar emojis e até links. É aí também que entra o link do site ou links de menções nos posts do feed. Sim, a bio aceita apenas uma URL. Mas você pode usar ferramentas como a Linktree que funciona como uma URL que agrega várias, como uma “árvore de links”.

Marketing de Conteúdo no Instagram

Repare que até aqui não citamos a parte de Ads do Instagram, que também possui uma infinidade de formatos.

Os anúncios podem ser fotos, vídeos, Stories com vídeos verticais, entre outros que você pode conhecer no site do Instagram para Empresas (Business Instagram).

Todas as estratégias de Marketing no Instagram que citamos até agora foram mais voltadas para produtos, mas que envolvem um planejamento e consistência em conteúdo.

Uma coisa é certa: embora muitas pessoas busquem como comprar seguidores no Instagram, essa é uma prática ruim e, em vez de ajudar, irá prejudicar sua conta. A própria rede anunciou no final de 2018 que começaria a punir perfis com seguidores e interações “fake”.

Por isso, se você quer ter muitos seguidores no Instagram, precisa investir em conteúdo de qualidade. Essa é a melhor forma de ganhar seguidores. É claro que exige um planejamento e paciência, afinal, nenhuma reputação é criada do dia para a noite.

Para investir em Marketing de Conteúdo no Instagram é preciso pensar na linha editorial, ou seja, criar um padrão de posts – um layout mesmo -, definir quais tipos de conteúdo serão postados, a linguagem e com que frequência. Um calendário de conteúdo vai ajudar nesse planejamento.

Se você vende um serviço, os posts podem ser com um tom mais educativo. Você pode criar conteúdos (fotos e vídeos) repletos de dicas, incentivando o seguidor a voltar sempre ao perfil para aprender com sua marca.

Você pode investir também em lives educativas e sequência de Stories com pequenas aulas, sempre lembrando de convidar o público a interagir.

Se você vende um produto para o consumidor final (B2C), invista em fotos de qualidade do produto. Pense também em divulgar alguns bastidores da empresa, para criar uma aproximação. E lembre-se de interagir.

Sabemos que o alcance orgânico do Facebook caiu a quase zero nos últimos anos, aumentando apenas quando um post é patrocinado. O Instagram ainda entrega alguma coisa, mas principalmente aos seguidores fiéis e que engajam com a marca.

Por isso investir em uma interação com sua postagens é essencial na sua ação de Marketing.

Vamos a outras ações de Marketing no Instagram:

1 | Lives

Transmissões ao vivo podem ser de eventos, com uma pessoa sozinha falando ou mesmo compartilhada com outro perfil. Lives são boas formas de interagir com o público e aquecer parcerias.

2 | Perguntas

Não sabe como conhecer melhor seu público? Ainda tem dificuldades em desenhar a sua persona? Use as enquetes e perguntas nos Stories ou crie posts no feed pedindo uma resposta nos comentários para conhecer e entender quem são seus seguidores e visitantes.

3 | Parceria com influenciadores

Influenciadores digitais podem ajudar muito marcas a crescerem, principalmente para negócios B2C. Escolha aqueles que realmente tenham a ver com o propósito da marca e que tenham um público real.

4 | Carrossel

Lançou uma coleção nova ou quer compartilhar uma série de dicas? O carrossel pode ser uma ótima forma. Chame atenção pedindo para o usuário deslizar para o lado ou crie uma historinha nesse carrossel, “obrigando” a visualização de todas as imagens ou vídeos.

5 | Posts interativos

Um exemplo são as perguntas com pedidos para comentar a resposta no feed. O Layout com duas imagens para promover uma votação. Um desafio que inclui o uso de uma hashtag específica. Esses são alguns exemplos para gerar mais engajamento do público.

6 | Bastidores

Bastidores de evento, de como são as empresas e os escritórios, o processo de criação de um produto… tudo isso serve para humanizar a marca (mesmo que seja pessoal) e aproximá-la do público.

7 | Ads

Você não precisa ficar no orgânico o tempo todo. Se tiver uma verba para investir, atraia tráfego ou divulgue os produtos e serviços também com anúncios pagos. A sua audiência está no Instagram? Então atraia o público com anúncios relevantes, sejam vídeos verticais nos stories, quadrados no feed ou até carrossel de produtos.

8 | Stories

Talvez seja a parte do Instagram com mais possibilidades de criação. Vídeos e fotos (lembre de usar o formato vertical!) únicos ou em sequência; texto; lives; gifs; efeitos como Boomerang e Zoom; shopping; Perguntas; Contagem Regressiva; Enquete; Menções; Hashtag; Máscara. E não citamos tudo o que dá para fazer nessa parte da rede social!

9 | Vídeos e IGTV

Lembra do IGTV? Talvez não tenha pegado tanto ainda, mas os vídeos verticais são uma das novas tendências de Marketing. Crie conteúdo original e exclusivo para o feed, para os Stories e para o IGTV e veja qual se adequa melhor à sua estratégia de Marketing no Instagram.

E agora?

Depois dessa chuva de informação você ainda tem dúvidas de por onde começar? Luis Paulo da Silva, sócio do Grupo M2BR, e Gabriela Vasconcellos, Jornalista com experiência em Comunicação Corporativa e Branded Content, vão te ajudar com as aulas de Instagram Marketing.

Aprenda a encontrar seu nicho, passe pelas estratégias de sucesso, entenda como implementá-las e depois a divulgar tudo com os Ads. Conheça o curso de Instagram Marketing e não hesite em nos perguntar sobre como funciona!

 

Compartilhe essa postagem: