A tecnologia mudou completamente o marketing. São inúmeros conceitos e subdivisões que surgem com o marketing digital, graças às possibilidades da tecnologia. Existe o Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, as Mídias Sociais, o Marketing em Vídeo e diversos outros conceitos. Isso apresenta o desafio de se manter atualizado e de navegar entre estas possibilidades. Portanto, não importa se você está começando na profissão ou procurando se atualizar, confira os Ted Talks com as principais palestras de marketing digital. 

Renny Gleeson: 404, The Story of a Page Not Found. (404, História de uma página não encontrada)

Quem nunca se frustrou com uma página não encontrada? Você está procurando alguma informação ou um conteúdo interesse e depara com uma página de erro. É algo que afasta o usuário e gera uma relação ruim com a sua marca. Mas, será que precisa ser assim? 

Nesta palestra, Renny Gleeson discute formas de reverter uma página não encontrada ao seu favor. É uma forma de ilustrar um dos conceitos mais importantes do marketing atual: criatividade. 

Kevin Slavin – How Algorithms shape our world? (Como os algoritmos mudam o nosso mundo?) 

Um Ted Talks um pouco mais técnico, mas essencial. Como diz o título da palestra, os algoritmos mudam não somente o trabalho dos profissionais de marketing, mas todo o mundo. De maneira mais direta, existe o algoritmo das redes sociais e do Google, que afetam o potencial nos anúncios veiculados nestas mídias. 

Isso é tão poderoso, que existe o SEO, uma carreira dentro do marketing digital que busca conhecer os algoritmos para potencializar as buscas. Por isso, esta palestra do Kevin Slavin é essencial para entender um pouco melhor como eles funcionam. 

Rory Sutherland: Life Lessons from an Ad Man. (Lições de vida de um publicitário)

Um Ted Talks bem interessante e recheado de humor. Nele, Rory Sutherland traz uma discussão um pouco mais filosófica do marketing. Ele aborda a ideia de que, na sua base, esta tarefa visa mudar ou criar um novo hábito no público. 

Por isso, ele acredita que é mais valioso mudar a percepção do cliente em relação a sua marca, mais do que se focar especificamente em algum produto. É uma discussão mais interessante sobre as ideias que envolvem o marketing. 

Lera Boroditsky – How Languages Shape the Way We Think? (Como a linguagem muda a forma que pensamos?)

Quem trabalha com conteúdo escrito sabe o poder da linguagem. O marketing de conteúdo se tornou um dos maiores pilares do marketing digital em que a escrita pode mudar a forma como o consumidor vê a sua marca. 

Nesta palestra, Lera explica a importância de dominar a linguagem utilizada de forma cognitiva. Mas, isso não significa escrever apenas com o português adequado. É adequar a linguagem a mensagem, a imagem que a empresa quer passar e, mais importante, ao público. 

Kevin Allocca – Why Videos go Viral? (Por que os vídeos viralizam?) 

Qual empresa que não sonha em ter o seu vídeo viralizado? É um marketing praticamente gratuito e com grande parte do tráfego da internet caminhando para este modelo de mídia, esta palestra ajuda a entender o que torna os conteúdos de vídeo virais. 

Allocca vê 8 horas de vídeos no YouTube procurando padrões para entender o que torna os vídeos virais. Sua palestra de marketing digital é essencial para quem busca criar conteúdo em vídeo. 

Amy Lockwood: Selling Condoms in the Congo. (Vendendo Camisinhas no Congo)

Este caso real também mostra outros dos pontos mais importantes do marketing: entender o seu cliente. No Congo, havia um surto muito grande de HIV, sendo necessário que as agências de saúde disponibilizassem camisinhas muito baratas, por vezes até de forma gratuita.

Porém, apesar deste custo baixíssimo, os consumidores preferiam camisinhas genéricas ao invés das de marca providenciadas pelas agências. Neste Ted Talks, Amy Lockwood usa este caso para explicar a importância de conhecer o cliente. 

Simon Sinek – How Great Leaders Inspire Action. (Como os grandes líderes inspiram ações?)

O que é um grande líder? Segundo esta palestra de Simon Sinek, as empresas cometem um enorme erro no momento de se comunicar com os colaboradores. Normalmente, elas apenas dão ordens, falando o que deve ser feito e como. Simon discute que o segredo para uma grande liderança é deixar claro porque as ações são feitas. 

As empresas que exploram os “porquês” alcançam muito mais sucesso, não somente no marketing, mas em qualquer ação. Afinal, é muito mais fácil motivar e inspirar quando se sabe o motivo de qualquer ação. 

Seth Godin – The Tribes We Lead. (As Tribos que lideramos)

Em um dos Ted Talks mais geniais, e interessantes, Seth Godin abora um tema fundamental para quem quer trabalhar com marketing digital. As tribos. 

Elas podem surgir de diversas formas, seja por uma aproximação geográfica, social ou qualquer modelo mais tradicional. Porém, atualmente, as tribos existem de inúmeras maneiras. As redes sociais e a internet permitem que as tribos se conectem apesar de praticamente qualquer barreira. Quão valioso é para uma marca conhecer e se conectar com a sua tribo?

David Allen – The Art of Stress-Free Productivity. (A arte da produtividade sem stress)

O marketing é um ramo estressante. Existe muita correria em atender às demandas dos clientes, especialmente em relação às mudanças constantes no mundo. Por isso, ela demanda uma altíssima produtividade. 

Esta palestra essencial de David Allen traz a relação entre ter uma carreira produtiva, transformando o estresse em capacidade de produzir, para ter um pouco mais de vantagem no ambiente de trabalho, além de ter uma melhor qualidade de vida.  

Chip Kidd – The art of first impressions. (A arte das primeiras impressões)

A primeira impressão é o que fica não é? No Marketing, isso é ainda mais verdade. Nossa primeira interação com uma marca tem um peso enorme na relação futura. Uma péssima interação pode prejudicar toda uma relação. 

Neste Ted Talks, Chip Kidd ajuda a entender como usar este hábito a favor das marcas e construir uma relação positiva com o público desde o primeiro contato. 

Dan Cobley: What Physics Taught Me About Marketing? (O que a Física ensina sobre o Marketing?)

Certamente uma das palestras de marketing digital mais interessantes que existem. Neste Ted Talks diferente, Dan Cobley, que era diretor de marketing do Google, discute as semelhanças entre a física e o marketing. 

Segundo ele, as teorias da física se aplicam perfeitamente ao marketing digital. É uma palestra que aborda cases e teoria. Ou seja, é um estudo bem completo. 

Estas são as palestras de marketing digital indispensáveis para quem busca entrar ou se atualizar na carreira. Com tantas inovações e tantos caminhos para seguir, é uma proposta muito excitante. Portanto, confira os cursos da M2BR Academy e aumente o seu potencial neste rico mercado! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *