Saiba como ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados

Categorias E-commerce, Empreendedorismo

No post anterior do M2BR Academy, discutimos um pouco sobre o Hotmart. Este “mercado” de conteúdo tem na cultivação de uma rede afiliados o seu maior diferencial. Aproveitando este gancho, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e responder algumas perguntas. Por exemplo, o que é marketing de afiliados e será que ele vale a pena? 

O que é Marketing de Afiliados?

A internet, de um modo geral, adora uma parceria. Este ambiente é extremamente fértil para os empreendedores, e uma forma de crescer é fazer parcerias e compartilhar o conteúdo com outras pessoas. O programa de afiliados é uma maneira de oficializar esta parceria, permitindo que ambos tenham alguma vantagem e ganhem ainda mais dinheiro.

Este modelo funciona em praticamente qualquer lugar da forma como discutimos no post da Hotmart. Um produtor lança o seu produto na internet e os afiliados, pessoas que se interessam pelo mesmo ou acreditam que ele tem um certo potencial, ajudam na divulgação. 

Assim, qualquer venda que surja por conta de um dos afiliados gera uma comissão, visto que são usados links personalizados para cada um deles. Então, existem vantagens para ambos os lados. 

Os produtores conseguem aumentar muito o alcance do seu produto, criando uma rede de divulgadores. Logo, aumentam o potencial da renda, com um trabalho de divulgação que dificilmente teriam como fazer sozinhos. 

Já os afiliados, conseguem ganhar um dinheiro trabalhando apenas na divulgação. Eles não precisam necessariamente produzir, podendo se focar em ajudar quem produz. É um modelo de ganho que acaba sendo muito interessante.

Primeiramente, não é necessário um grande investimento para se tornar um afiliado. Então, se você está começando, querendo aprender como divulgar na internet, ou é um profissional já consolidado e quer uma renda extra, o marketing de afiliados é uma ótima opção. 

Como ganhar dinheiro com isso?

Agora que você já sabe bem o que é e como funciona, vamos a parte mais importante: como ganhar dinheiro com isso? Nós podemos ajudar com algumas pequenas dicas. 

Primeiramente, em relação ao mercado de atuação. A Hotmart é um bom exemplo, de uma plataforma com certos nichos. Ela é aberta a qualquer tipo de conteúdo, mas acaba sendo focada em cursos ou conteúdos de marketing digital. Se você tem uma noção maior do assunto, vale a pena começar com ele. 

Isso não é uma regra, mas é certamente mais prazeroso trabalhar com algo que é a sua paixão. Além disso, entendendo mais do assunto, você tem mais argumentos e pode tirar certas dúvidas mais facilmente durante o processo de vendas. 

Falando no Hotmart que mencionamos no conteúdo anterior, ela não é a única plataforma. A Monetizze, Eduzz, Afilio, também são opções. Vale a pena conhecer cada uma delas e escolher as que mais façam sentido para você. Afinal, cada uma tem as suas vantagens, desvantagens e o seu diferencial. 

Por exemplo, o Monetizze tem um forte foco em métricas. A plataforma permite usar seus recursos e sua integração com o Google Analytics para medir o desempenho e melhorar a conversão. Isso é uma dica valiosa para qualquer plataforma. Sempre recolha o maior número possível de dados e métricas sobre o seu desempenho. Esta plataforma é mais focada na venda de produtos digitais e também físicos. 

O Afilio é uma plataforma em que o cliente só paga após as conversões. Ou seja, o produtor se sente mais confiante. É mais voltada para a divulgação de campanhas de marketing. 

Por fim, a Eduzz também trabalha com produtos físicos e digitais, e tem uma forma de recuperar os leads perdidos. 

O poder das redes sociais

Para começar as vendas em si, existem diversas opções e as redes sociais são uma das mais poderosas. Não somente você pode divulgar o seu conteúdo na sua rede de contatos, mas também pode encontrar mais facilmente pessoas que potencialmente tem interesse nele. Por exemplo, grupos de Facebook ou perfis profissionais no linkedin podem se interessar por conteúdos mais voltados para o marketing digital. 

Nestas vendas, as mesmas estratégias de marketing mais conhecidas se aplicam. Encontre o seu público e converse com ele. Por isso, é tão importante ter um nicho que, de preferência, você já conhece bem. 

Assim, você consegue construir a sua audiência. Se está começando, isso dificilmente ocorre de uma hora para a outra. É preciso fidelizar o público com calma. Além de entregar o produto de qualidade, existem dois outros fatores importantes. 

O primeiro, é o atendimento. Resolva qualquer problema que eles possam ter com o produto de maneira mais rápida possível e tire as suas dúvidas o quanto antes. Para isso, é preciso conhecer o nicho de mercado, ter uma boa relação com o produtor e estudar o produto em si. 

Uma boa dica é ter uma oferta de backup. Como você não tem controle total sobre o produto, pode contar com uma oferta de reserva, caso ocorra um problema com o primeiro. É claro que precisa ser algo valioso e que também pode responder o problema do cliente. Mesmo que isso não gere uma venda, ajuda você a não ser pego de surpresa sem nenhuma oferta. 

Além disso, o segundo fator que você pode, e deve, usar é a divulgação. Marketing de conteúdo é uma ótima forma de mostrar como o seu produto pode impactar de maneira positiva o público. Por exemplo, se pergunte como o produto que você está vendendo pode resolver um problema ou trazer um prazer para o cliente. Assim, você encontra os ganchos de venda. 

Criando uma relação com o público

No seu âmago, o marketing de afiliados é sobre relacionamento entre pessoas. Além de criar um relacionamento com o produtor, o mais importante, é criá-lo com o público. Você pode, por exemplo, criar listas de e-mails e trabalhar o e-mail marketing para transformar o usuário em um cliente recorrente. 

Por isso, a última dica é acompanhar os seus links. Rastreie-os para saber de onde vêm as vendas, pois isso ajuda a trazer inúmeras informações sobre a sua rede. Você pode, por exemplo, saber quais são os modelos de divulgação que convertem mais. Pode estudar mais precisamente quais são os produtos que mais vendem e gerenciar melhor o seu tempo, além de saber quais os canais em que o público mais interage. 

Então, fica claro que o marketing de afiliados é uma ótima forma de ganhar dinheiro e não é muito diferente das ações do marketing tradicional. A maioria das ações funciona bem em ambas as práticas. 
Portanto, se quiser conhecer mais sobre o marketing de afiliados e o marketing digital em geral, confira os cursos da M2BR Academy!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *