Ícone do site Tudo sobre o mercado de marketing digital

RD on the Road 2017: 15 dicas práticas e de alto impacto em Marketing Digital

RD on the Road 2017 - 15 dicas práticas e de alto impacto em Marketing Digital - Blog da M2BR

A palestra do André Siqueira lotou o salão com interessados em encontrar aquele algo a mais na hora de pensar as estratégias e melhorias para seu negócio.

Se o assunto é Marketing Digital, o André Siqueira é referência para dar dicas e orientações. Co-fundador e Head de Marketing da Resultados Digitais, ele está há anos no mercado, tem experiência de sobra e muita credibilidade.

Na edição carioca do RD on the Road 2017, sua palestra “Hacks sobre Digital” foi um dos momentos mais esperados pelos participantes. Afinal de contas, o digital é o presente, o futuro e também é democrático: dá oportunidades para investidores com diferentes volumes de recursos e transforma você no agente de mudança que bota a mão na massa.

O Marketing Digital pode promover mudanças e trazer ótimos resultados no curto, médio e longo prazo. Confira abaixo as 15 dicas práticas que o André compartilhou com a galera e repense os processos e decisões da sua empresa.

01 – Mais Landing Pages = mais resultados

Se você não sabe o que são Landing Pages, não se assuste com o nome, pois o conceito é bem simples: são páginas criadas para converter, ou seja, ela convida o visitante a performar uma ação que traz resultados, como captura de leads, informações da audiência, entre outros.

Portanto, a matemática é simples: quanto mais Landing Pages, mais público entregando resultados você terá.

A dica é aproveitar a variedade de formatos. Se você já trabalha com Landing Pages, fuja do arroz com feijão de vez em quando e surpreenda o visitante. Existem formatos especiais para kits, planilhas, cursos por e-mail, quiz, entre outros.

Outra excelente forma de aumentar suas vendas e/ou aumentar os acessos ao seu site é transformar publicações em e-books. Conteúdos bem explicados, claros e, principalmente, relevantes, fidelizam um público precioso. Confira a biblioteca de conteúdos da M2BR!

Outra dica muito legal é usar a ferramenta “voice typing” (digitação por voz) do Google Docs. Com ela, você fica livre para escrever quando e onde estiver sem precisar teclar. Um grande adianto, não é?

02 – Desista do conteúdo “pato”

O pato corre, nada, voa, mas não faz nenhum dos três com maestria. Com isso, o que o André quer dizer é: se aprofundar e apresentar conteúdos realmente relevantes é essencial. Apenas blá blá blá não traz resultados, pelo contrário, pode até gerar perda de confiança. Estude, informe-se e capriche no conteúdo.

Não esqueça de focar nos canais de distribuição. É importante entender que o conteúdo trabalhado num e-mail não é igual ao conteúdo para SEO, para redes sociais, etc. Entenda o canal, defina o objetivo e manda ver.

Quando você produz conteúdos confiáveis, pode se tornar fonte de informação. Nesse nível, as visualizações e cliques nos conteúdos que você produz aumentam ainda mais e seu negócio decola junto.

Além do conteúdo produzido por interesse, há o conteúdo produzido de acordo com oportunidades ou curiosidades. Trata-se daqueles links que você vê nas redes sociais, por exemplo, e despertam seu interesse por ser sobre um tema recente ou sobre uma banda que você gosta. Em suma, é um conteúdo que as pessoas não estão necessariamente procurando, mas leva ao clique.

Ser o primeiro a falar sobre determinado assunto é outra dica valiosa. Estar atento às tendências ajuda a pescar esses momentos especiais. Não deixe para escrever amanhã o que todos querem ler hoje.

Diferente dos conteúdos anteriores, onde os assuntos dependem do mercado e impactam um público diverso, existe um terceiro: o e-mail. Nesse, o conteúdo está totalmente sob seu controle. Você escolhe quando, para quem e o que vai enviar.

Dicas de onde pesquisar tendências para produzir conteúdos: Google Trends, Buzzsumo e os trending topics do Twitter.

03 – Transforme conteúdo em processo

Para não se perder no meio do raciocínio, crie um processo de escrita. Tenha objetivo e tópicos claros para seguir etapas e não dar branco no meio do caminho.

Preocupado em manter uma frequência na produção dos conteúdos, escolher temas pode ser um desafio. Uma etapa do processo, que pode auxiliá-lo na escolha dos temas é a pesquisa de tendências e palavras-chave relacionadas.

04 – Faça referências te promoverem

Contar com influenciadores para divulgar seus conteúdos pode dar ótimos resultados. Para quem sabe disso e não pode investir nas parcerias, existem formas de driblar o ônus.

05 – Co-marketing

Uma ótima dica de marketing digital é a colaboração. Empresas que dividem a mesma audiência podem trabalhar juntas para melhorar seus conteúdos. Um exemplo foi a união entre a Resultados Digitais e a Endeavor em alguns e-Books publicados. Artigos produzidos em colaboração entre as duas empresas tiveram sucesso no alcance, número de acessos e conversões.

A M2BR já produziu alguns materiais em co-marketing com outras empresas como, por exemplo, o e-book de Crise em Redes Sociais e o Guia Definitivo de Métricas e Indicadores de Performance no E-mail Marketing.

Não sabe quais empresas poderiam fazer parceria com a sua e produzir aquele conteúdo interessante? Acesse o “Facebook Audience Insights”. Através da plataforma, você localiza negócios afins através do público, interesse, etc.

Outra plataforma que auxilia nesse cruzamento de afinidades é o “Similar sites”, um plugin para o Google Chrome. A partir da base de pessoas que acessaram seu site, o plugin entrega uma sugestão de empresas relevantes para parcerias. O “Similar Web” é outro que entrega o mesmo resultado. Vale a pena.

Busca avançada no LinkedIn – A maior rede social para profissionais não pode ficar de fora do seu levantamento. Pesquise e encontre profissionais, empresas e aumente seu networking. Trocas ampliam suas chances de conseguir indicações e parceiros. Importante lembrar: não seja um chato digital. Profissionais muito qualificados podem não ter todo o tempo que você gostaria para dar sugestões e entrevistas. Tenha paciência nos retornos. Diversifique seu networking.

Quando chegar a hora de convidar um parceiro, seja ele empresa ou um profissional, chegue afiado e seguro. Tenha um bom texto já preparado, ensaie sua apresentação, seja interessante e mostre de forma clara como a parceria beneficiará ambos. Evite se estender demais, lembre que o tempo de vocês dois é valioso, e mostre que você domina o assunto. Faça-o sentir-se a cereja do bolo – “só falta você”. Dessa forma, encantar o parceiro e fechar negócio é muito mais fácil.

06 – Use notificações para criar um novo canal de distribuição

As notificações Push avisam seu leitor sempre que pintarem novidades no seu blog ou site. Mas ele precisa aceitar receber esses avisos e uma das formas é através do plugin “Pushcrew”, do Google Chrome.

Você também pode notificar seus leitores através do Facebook. O “Leadszapp” permite interagir e aumentar suas conversões através da criação de botões que direcionam a audiência.

07 – Evite enviar apenas e-mails, nutra outros canais

Seja consciente sobre a quantidade de e-mails que sua empresa envia. Caso você produza grande volume de conteúdos, segmente sua base, mantenha-a organizada e dispare apenas para os interessados naquele tema. Dessa forma, você evita virar spam e sua entrega é mais assertiva, assim como a conversão. Reflita antes de enviar: se eu recebesse esse e-mail, ficaria satisfeito/interessado ou passaria direto?

Não compre listas de e-mails. Nada garante que as pessoas daquele banco sejam realmente o seu público ou que estejam realmente interessadas em ler o que você produz.

Mostre para o público que ler seus e-mails têm vantagens. Crie promoções exclusivas para os clientes cadastrados e comunique isso em outros canais para captar mais leads.

Além dos e-mails marketing, outra ótima estratégia para impactar seu público são campanhas de Google Adwords. Remarketing, por exemplo, é uma forma de exibir anúncios para um público filtrado e realmente interessado no produto. Sua base de e-mails também serve para criação de campanhas de Adwords. Assim, você evita ter que impactar seus leitores apenas pela caixa de entrada do e-mail. Encontre-os pela navegação na web.

O mesmo raciocínio de anúncios criados para uma base específica pode ser desenvolvido para Facebook, Twitter, LinkedIn e outras redes sociais. Aplique essas dicas de marketing digital e veja resultados em pouco tempo. O Google tem poder!

Resumindo: conte com o Google e as redes para impactar seu leitor além dos e-mails. Entregue o que eles realmente precisam e aumente suas conversões.

08 – Vá onde seu cliente já foi

É muito importante ter os passos dos seus concorrentes sempre no radar. O que estão produzindo, como se comunicam com o público e onde aparecem.

O Gmail Ads, por exemplo, sabe como é importante rastrear esses passos. Caso seu leitor esteja cadastrado no banco de e-mails do concorrente, receberá um anúncio seu na caixa de entrada. Aproveite a sua inteligência de mercado para ampliar o contato com públicos relevantes através dessa ferramenta. Além dos concorrentes, o Gmail Ads também permite localizar por palavras-chave. Se a pessoa fez uma pesquisa com termos relacionados ao seu trabalho, você também pode impactá-la com o seu anúncio.

A ferramenta “Export Twitter Followers” da BirdSong Analytics, como o próprio nome já diz, permite exportar a lista de seguidores do Twitter de qualquer conta pública. Detalhe, você receberá a lista no formato “csv” (comma-separated values), um formato de lista com os e-mails separados por vírgula. Muito útil e rico, caso seu público siga perfis específicos no Twitter.

Já falamos, mas não custa relembrar: não atire para todos os lados. Ter acesso a um monte de e-mails não é garantia de qualidade. Depois de limpar e segmentar a base, dispare conteúdos relevantes, explore anúncios e outros formatos criativos para atingir seus objetivos.

Ainda sobre o Google, você conhece o “Custom affinity”? No Google Display você consegue escolher o público-alvo e inserir listas de remarketing para segmentar de acordo com diferentes filtros. Descreva com detalhes o público que você procura, local, websites relacionados, informações demográficas e mais. Desta forma, a publicidade criada tem muito mais chances de entregar a mensagem para as pessoas certas e seu investimento terá um final feliz.

09 – Use seu blog para converter

É comum acharem que blogs servem apenas para informar, para gerar tráfego. Vamos te contar um segredinho: posts de blog podem (e devem) gerar conversão.

Ao longo da leitura, mostre mais opções de publicações do seu site. Caso a leitura atual esteja desinteressante, você não perde o leitor imediatamente, apenas guie-o para a próxima leitura e mantenha-o no seu site. Essa sugestão pode vir como um banner + título, que chamamos de content upgrade.

Guarde parte da surpresa para conteúdos exclusivos. Caso o leitor tenha mostrado interesse acessando seu conteúdo sobre “Receitas de bolos”, por exemplo, uma aba pop-up surge durante a leitura oferecendo para ele, gratuitamente, um e-book completo sobre o assunto. Em troca, ele cadastra o e-mail na própria janela e você amplia sua base qualificada para aquele assunto. Cuidado para não oferecer materiais que não tenham a ver com a leitura atual apenas para capturar o lead. Seja relevante para manter a boa impressão da página.

Como falamos acima, a dica é: quanto mais relevante for o conteúdo que você oferecer, mais visibilidade ele ganha e mais conversão você conquista.

10 – Personalização

Quem não gosta de receber mensagens e presentes com seu nome? Na comunicação online isso também é muito importante. Quanto mais personalizada for a comunicação, mais eficiente ela é.

Incluir o nome do cliente no corpo do e-mail, por exemplo, é uma programação simples e dá bons resultados. Fazer parecer que a mensagem foi redigida especificamente para o leitor, e não um disparo em massa, é uma forma de mostrar atenção e interesse. Pode parecer bobo, mas o cliente adora.

Outro exemplo são e-mails de texto. Muitas vezes o resultado deles é melhor do que e-mails gif ou 100% imagem. Por mais bonitos e coloridos que sejam, nem sempre parecem tão personalizados quanto um texto corrido. Dica: e-mails gostam de mais texto e menos imagens.

11 – Promova sua postagem primeiro para quem é muito fã

Quando os seguidores das redes sociais veem que uma publicação é relevante, ou seja, teve muito cliques e interações, vai dar uma ajudinha para que ela impacte ainda mais gente. Por isso, primeiro promova seu conteúdo para quem você sabe que vai gostar, seus fãs. Assim, a rede social vê relevância e você vai ter que investir muito menos para exibir o material para um público novo. Além disso, quem não conhece seu perfil vai dar uma chance pro material vendo a grande quantidade de likes e shares que o link já tem.

12 – Use e abuse dos Emojis

Usar as famosas figurinhas em publicações dá um tom informal e aproximador, além de mais cor. Cria um destaque visual. Vale lembrar que nada em excesso dá bons resultados. Selecione os que melhor se relacionam com o conteúdo e dispare sem medo.

13 – Retargeting é barato e funciona

Sabe quando você pesquisa um tênis novo e o anúncio com o mesmo produto te persegue por dias, em qualquer site ou rede social que você navegue? O nome disso é retargeting.

Seus passos na web são mapeados e viram dados para a criação de anúncios. Se você mostrou interesse por aquele modelo de produto e não fechou a compra, o site vai te lembrar depois para reduzir suas chances de esquecer ou desistir da compra. Esse tipo de anúncio é um ótimo investimento, pois o público impactado já demonstrou interesse no produto que você oferece.

Há também o “retargeting inteligente”. Reconhecendo a relevância do consumidor, a empresa gera uma promoção personalizada para instigar a compra imediata. Ela pode também oferecer produtos relacionados que estão indo bem nas vendas. Economize investindo em quem realmente pode te dar resultado.

14 – Lead Ads

Como o próprio nome diz, são anúncios para captação de leads. É um formato do Facebook que é exibido para usuários segmentados e o produto que você recebe é a lista de e-mails de todos que se cadastraram para receber o conteúdo do anúncio que você publicou.

Exemplo: “Baixe gratuitamente o novo e-book da M2BR Academy e aprenda detalhes sobre campanhas de Lead Ads.”

O botão de download abre a guia que coleta o e-mail e envia o material prometido.

Esse não é o formato mais econômico de anúncio, mas, dependendo do seu negócio, pode ser exatamente o que você procura.

15 – O hack mais importante

Você se comunica com pessoas.

Não hesite em se colocar no lugar delas na hora de produzir e disparar um conteúdo. Assim você evita ser conhecido como portal/negócio chato e sem relevância. Seja um portal de confiança, que as pessoas compartilham e buscam conteúdo sem titubear.

Entenda, pesquise, saiba as dores e os objetivos do seu público. O que ele gosta? O que ele precisa? Trace as estratégias para entregar exatamente o que buscam. Quando você chegar nesse estágio, o sucesso virá à galope.

Curtiu as dicas de marketing digital do André? Aqui você encontra outros artigos e aqui pode deixar sugestões e pedidos de conteúdos futuros. Até a próxima!

Sair da versão mobile