Conheça tudo sobre a Rede de Display do Adwords

Categorias Artigos, Conteúdo, Links Patrocinados, Marketing Digital
Conheça tudo sobre a Rede de Display do Adwords - Blog da M2BR - Thumb

Conheça tudo sobre a Rede de Display do Adwords - Blog da M2BR

Se você se interessa por Marketing Digital, certamente em algum momento já ouviu falar na Rede de Display do Adwords. Ela é, como o próprio nome sugere, uma rede imensa de websites, vídeos e aplicativos onde os anúncios do Google podem ser exibidos.

Na prática, a rede é formada por sites que fazem parte do próprio Google (YouTube, Blogger etc.) e outros que firmam uma parceria com ele cedendo espaços para que anúncios sejam exibidos ao seu público-alvo. E estes anúncios são exibidos conforme uma série de critérios parametrizados, dentre eles as palavras-chave pesquisadas. Um anunciante pode definir, por exemplo, em quais sites, em que tópicos, para quais regiões seus anúncios devem ser exibidos.

Formatos de anúncios na Rede de Display do Adwords

Formatos de anúncios na Rede de Display do Adwords - Blog da M2BR

Existem vários formatos de anúncios que podem ser exibidos na Rede de Display do Adwords. Eles podem ser de texto, gráficos, rich media e em vídeo. Entenda cada um:

Anúncios de texto

São anúncios 100% textuais. Incluem um título duas linhas de texto (35 caracteres cada uma) e uma URL.

Anúncios gráficos

Neste formato, é possível incluir cores de fundo e layouts personalizados.

Anúncios Rich Media

Estes são anúncios gráficos com elementos interativos, animações ou outros aspectos que podem ser alterados conforme o público-alvo ou conforme a forma com que os usuários interagem com eles. Na prática, são aqueles anúncios que se movem quando o cursor é levado sobre eles ou que surgem durante a leitura de um post por um determinado período de tempo e podem ser interrompidos pelo usuário ao clicar no botão de fechar.

Tipos de segmentações de anúncios na Rede de Display do Adwords

Tipos de segmentações de anúncios na Rede de Display do Adwords - Blog da M2BR

Além dos tipos de anúncios possíveis de serem programados na Rede de Display, é importante também saber que é possível segmentar os anúncios de várias maneiras. Basicamente, é possível dizer ao Google onde e para quem seus anúncios devem ser exibidos.

Segmentação contextual

Direciona anúncios para páginas que tratem de assuntos relacionados ao produto/serviço oferecido pelo anunciante. Isso é feito de forma automatizada, com o Google escaneando as páginas, captando palavras-chave e as transformando em temas. Em seguida, os dados são cruzados (o conteúdo da página com o conteúdo do anúncio).

Segmentação por tópicos

O anunciante escolhe em quais tópicos (categorias) quer que seus anúncios sejam exibidos e o Google faz o direcionamento às páginas que correspondem àquele tópico.

Segmentação manual

Como o próprio nome sugere, é a segmentação na qual o anunciante escolhe canais específicos (sites, blogs, aplicativos) onde os anúncios devem ser exibidos.

Segmentação por Remarketing

Remarketing é um recurso criado pelo Google para trazer de volta às páginas de conversões aqueles usuários que só passaram pelo site e não fizeram uma compra, por exemplo. Consiste na exibição de anúncios da página visitada em outros locais da web onde o usuário está navegando para lembrá-lo e aumentar as chances dele voltar ao site e converter.

Isso é feito por meio dos cookies, que são arquivos que armazenam temporariamente o que o internauta está visitando na web.

Segmentação por categorias de interesse (ICM)

Neste tipo de segmentação, os usuários são alcançados de acordo com seus interesses, e seu perfil de consumo na web através de seu histórico de navegação.

Segmentação Demográfica

Esta segmentação categoriza os usuários por sexo, idade e status parental. Essa segmentação combinada com outras (de interesse, por exemplo) pode ser muito útil para sermos muito assertivos com o target.

Benefícios da Rede de Display do Adwords para anunciantes

Benefícios da Rede de Display do Adwords para anunciantes - Blog da M2BR

Entre as vantagens de fazer anúncios na Rede de Display do Adwords, destacam-se:

  • Mensuração: acompanhamento de desempenho e resultados em tempo real;
  • Controle: liberdade para pausar, modificar e parar suas campanhas;
  • Segmentação: impactar as pessoas que de fato sejam relevantes ou estejam interessadas no que você vende;
  • Relatórios gerenciais: dados sobre a performance das campanhas, que possibilitam melhorias em tempo real;
  • Assertividade: anúncios inseridos em sites verdadeiramente relevantes.

Quer saber mais sobre a Rede de Display do Adwords? Ouça agora o podcast com Ricardo Marsili, Luis Paulo, Igor Balbino e Igor Krau!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *