Monitoramento de Mídias Sociais: conheça essa estratégia

Categorias Marketing Digital, Sem categoria

Você também acha que trabalhar com Marketing Digital resume-se a mídias sociais, anúncios, analytics, design e, mais recentemente, criação de textos? Tem muito mais.

Uma área que talvez muitos não conheçam é a de Planejamento, que falamos anteriormente em um post aqui do blog. Agora, apresentamos uma área que ainda não é comum, mas pode trazer uma nova possibilidade de carreira para você: o Monitoramento.

Ao contrário de Social Media, Web Analytics, Ads ou Conteúdo em que é preciso ter conhecimentos mais específicos, o Monitoramento é, junto ao Planejamento e Atendimento, uma área que permite profissionais com uma visão mais abrangente. Isso significa que você não precisa ser um técnico especializado em uma área única, mas precisa ter algumas habilidades essenciais para atuar no digital. Manter-se sempre atualizado sobre novas técnicas de análise e um entendimento sobre etnografia digital são uma delas

Acompanhe o post até o final para saber: o que é e o que faz o Monitoramento; perfil e habilidades da carreira; como esse departamento trabalha; ferramentas e atividades.

O que é o Monitoramento de Marketing Digital?

“O Monitoramento tem como principal função entender o que está sendo dito e classificar em sentimentos com base em técnicas específicas e na estratégia do cliente”, segundo Matheus Dias, responsável pela área na Agência M2BR.

“É analisar as ocorrências que aconteceram, classificá-las e produzir o relatório com base no escopo do cliente”, resume.

Mas, calma, que não é tão simples assim. Além de acompanhar o que foi dito sobre a marca e a análise de percepção de imagem, o Monitoramento de Marketing Digital também:

1. Ajuda na gestão de crise.

2. Integra e gera conteúdo para outras áreas dentro de uma agência, ou outros departamentos de Marketing de uma empresa.

3. Faz a percepção da marca, o social listening. Ou seja, acompanha o que falam da marca diariamente, a repercussão em um evento, campanha, atendimento, serviço,produto, como sua marca como um todo é percebida nas redes, por exemplo.

4. Gera dados, extrai desses dados a inteligência(análise), classifica os sentimentos(análise) e passa as informações para outras áreas ou no relatório do cliente, em caso de uma agência.

Como trabalhar com Monitoramento de Marketing Digital

Segundo Matheus, a rotina básica do profissional é olhar de maneira geral o que aconteceu no dia anterior e na semana em curso, por pelo menos duas horas de manhã e uma hora antes de ir embora. Este também monta os relatórios, entendendo os dados e colocando as sugestões para determinadas áreas ou clientes nesses relatórios, além de trocar muita informação com outras áreas.

Matheus explica como funcionam dentro os relatórios no dia a dia dele na M2BR, onde o semanal é mais direto e quantitativo, enquanto o mensal é, preferencialmente, qualitativo.

Como assim?

O relatório da semana na agência cobre um espaço menor de tempo e, para ser mais objetivo, deve ser focado em destaques do período, como uma ocorrência negativa, e fazer uma análise de sentimento geral.

No relatório mensal, por exemplo, há a entrega de toda a nuvem de palavras, análise de concorrência, influenciadores e ocorrências, com uma análise completa de percepção da marca no período.

É fundamental  destacar que esse é um departamento que trabalha em conjunto, principalmente, com as áreas de Planejamento e de Mídias Sociais, fornecendo dados e sugerindo ações que podem entrar na estratégia.

Por exemplo, em uma (possível) crise, é responsabilidade do Monitoramento, com auxílio das ferramentas, verificar a possibilidade de repercussão de tal ocorrência e, também, identificar em qual rede o assunto se encontra mais quente. A partir disso, cabe sugerir se a marca deverá ou não se posicionar. 

Com dados e evidências, o Monitoramento entrega essa análise para que os responsáveis pela marca tomem uma decisão mais assertiva.

Métricas e KPIs que você deve conhecer

Perfil do profissional de Monitoramento de Marketing

Mateus Dias explica que, para trabalhar nessa área, é preciso entender sobre  comportamento de consumidor, ser muito analítico e constante entendimento sobre o universo etnográfico.

Não por acaso essas são características que todo profissional de Marketing Digital deve ter, não importa a área. Deve entender seu público e o que ele quer, além de conseguir analisar as métricas para desempenhar um trabalho direcionado por dados.

Mesmo utilizando ferramentas de monitoramento, que usam machine learning, é preciso configurá-la corretamente, informar os termos/palavras-chave que devem ser acompanhados e verificar se o relatório faz sentido, principalmente da análise de sentimento.

O que seria fazer uma análise de sentimento?

A análise de sentimento é verificar o que alguém realmente quis dizer com uma publicação em redes sociais. Pode ser um post ou comentário negativo, positivo ou neutro. 

Com isso, outra habilidade fundamental para quem quer trabalhar nessa área é saber analisar gráficos e criar um entendimento, para relatar o impacto sobre a marca ou produto do que falaram.

Algumas ferramentas para Monitoramento em Marketing

Existem softwares específicos para esse trabalho, que fornecem inclusive análise de sentimento. Porém, se a sua ideia não é investir em um deles agora, outras ferramentas, inclusive na versão gratuita, podem ajudar.

Para analisar mídias sociais, algumas comuns são:

⇒ Hootsuite e Mlabs não são apenas ferramentas de agendamento de post, mas fazem uma análise geral dos seus perfis e os destaques de um determinado período.

⇒ Buzzsumo faz uma pesquisa de publicações feitas em mídias sociais, indicando os posts mais compartilhados por determinado assunto e analisando conteúdo, principalmente. Indica tendências por assunto.

⇒ Sprout Social também é uma ferramenta paga, que faz gestão de redes sociais, marketing e mídias.

⇒ Alerta Google e Google Trends são duas ferramentas totalmente gratuitas que podem ajudar no dia a dia. A primeira envia alertas para seu e-mail, com a frequência determinada por você, sobre conteúdos publicados para a palavra-chave que você escolheu. A segunda mostra a tendência sobre um determinado termo, períodos de baixa e de alta, local onde é mais pesquisado…

⇒ Analytics das próprias mídias sociais fazem uma análise completa do seu perfil, melhores horários, usuários que seguem em destaque e, algumas, dá até para comparar com o concorrente.

Em resumo, o Monitoramento…

Entender a marca e a estratégia, para analisar os dados e entregar inteligência. 

Precisa dar insights e não apenas entregar um relatório cheio de gráficos e números.

Olha para uma crise ou uma reclamação e sugere se deve haver posicionamento ou não.

Olhar não apenas o passado do que foi dito, mas prevê um pouco do que podem falar no futuro e antecipar uma crise. Consegue localizar o foco da crise.

Não pode apenas se apoiar em ferramentas, mas saber fazer o levantamento e delimitar um tempo, por exemplo, para que a análise fique mais assertiva.

Ajuda muito na tomada de decisões sobre o lançamento de um produto ou em uma crise.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *