WhatsApp

9 aplicativos para editar fotos com qualidade profissional

aplicativos de edição

Imagens em boa qualidade não são apenas um capricho, mas um fator primordial para quem deseja vender on-line. No mercado, há diversos aplicativos para editar fotos e destacar produtos e serviços na internet. 

Uma situação que ocorre bastante na internet é as pessoas se interessarem por um produto ou serviço, mas por falta de fotos suficientes ou em boa qualidade, acabam desistindo de comprar. Ou ainda um produto bonito e de qualidade passar despercebido no feed pelo fato da imagem não chamar instantaneamente a atenção. 

Com o avanço das câmeras dos smartphones, tirar boas fotos se tornou mais acessível. Porém, mesmo com um ring light na mão ou uma super luz natural, na maioria das vezes, tratar a imagem faz toda a diferença. “Mas, eu não sei mexer no Photoshop, e agora?”. Não é preciso ser um expert em edições profissionais para melhorar a qualidade das suas fotos. 

Alguns aplicativos, disponíveis para smartphone e desktop, são intuitivos e tornam a edição de fotos fácil e prática até para quem nunca nem melhorou o contraste de uma imagem. Selecionamos alguns deles e suas principais funcionalidades. 

1 – VSCO

O VSCO é o QUERIDINHO das influenciadoras. Este é um aplicativo gratuito, mas que possui alguns itens pagos, disponível para Android e IOS. Nele, é possível fazer várias correções, como a orientação, o brilho, o contraste, a cor, entre outras. 

Um dos destaques do aplicativo são os filtros vintage e com visual de câmera analógica, dando um resultado super descolado para as fotos. Empresas de moda, beleza, turismo e até restaurantes podem se beneficiar muito do Vsco, deixando todo o conteúdo com carinha de Pinterest. 

Além de salvar as edições na galeria do celular e compartilhar no Instagram, Facebook e outras plataformas, o próprio Vsco é uma rede social, portanto, você pode seguir outros perfis e publicar as fotos na sua conta também.  Além do feed, onde o usuário pode visualizar fotos das contas que segue, existe uma aba ‘Descobrir’, em que o aplicativo mostra publicações de acordo com o seu nicho de atuação. 

2 – Adobe Lightroom

O Adobe Lightroom está disponível tanto para desktop quanto para celular (Android e IOS). Ele é um pouco mais avançado do que o Vsco, mas possui funcionalidades que podem ser exploradas à primeira vista por quem não tem experiência, como cortar, girar, melhorar sombras e realces, etc. 

O aplicativo reúne uma série de ferramentas avançadas do Lightroom, incluindo curvas de cor e ajustes de exposição. Nele, o usuário pode criar predefinições de edição e salvar, mas também há a opção de baixar ou comprar filtros prontos, feitos por outros usuários, disponíveis na internet. 

3 – YouCam Makeup

O YouCam Makeup é indicado especialmente para fotos de pessoas, pois permite que o rosto seja tratado, reduzindo manchas e disfarçando imperfeições. 

E como o nome do aplicativo já diz,  é possível fazer uma maquiagem completa, mudar a cor do cabelo e dos olhos, utilizar base e blush, alterar os cílios e sobrancelhas, bem como clarear os dentes.  

4 – Adobe Photoshop Express

Você sabia que existe uma versão mobile do Photoshop, mais leve e fácil de utilizar? Trata-se do Adobe Photoshop Express. Disponível para Android e IOS, o aplicativo possui recursos pagos e gratuitos, e mesmo na versão free traz ferramentas necessárias para a edição de imagens de forma profissional.

Um dos recursos oferecidos pelo Photoshop Express é a aplicação de filtros instantâneos chamados “Visuais”. Você pode escolher entre diversas opções e controlar a intensidade do efeito, de acordo com sua preferência e características da foto. 

Além dos filtros, o aplicativo oferece possibilidades de correções básicas, como cortar e girar, até remover manchas e olhos vermelhos. É possível também acrescentar textos e adesivos.  

5 – PicsArt Photo Studio

Este aplicativo oferece a possibilidade de criar à vontade, permitindo que o usuário não apenas edite imagens, como também utilize filtros variados, faça desenhos e até colagens.  Assim como outros citados anteriormente, o PicsArt está disponível para Android e IOS e possui opções gratuitas e pagas. 

6 – Snapseed

Este é um editor de fotos, desenvolvido pelo Google para Android e IOS, com muitas funcionalidades que podem ser utilizadas tanto por quem não tem familiaridade com edição de fotos quanto por quem é profissional. 

No primeiro, “Aparências”, há diversas opções de filtros para utilizar, assim como no Instagram, bastando escolher um para ser aplicado à imagem.

Já na parte de ‘Ferramentas’, são mostrados diversos recursos que o aplicativo possui. Por exemplo, no ícone ‘Ajustar imagem’, você pode controlar as cores e fazer um ajuste fino delas. Há ainda recursos como cortar, girar, ajustar as curvas e o balanço de branco, definir o contraste de tons, acrescentar granulado, etc. 

7 – PhotoScape

O Photoscape está no mercado há bastante tempo, com download gratuito disponível para praticamente todas as versões do Windows. Trata-se de um editor básico, mas bastante prático, principalmente para correções simples, especialmente para quem é iniciante. 

Com o programa, é possível cortar, girar, redimensionar, editar brilho, contraste, saturação, balanço de branco e até desfocar determinadas partes da imagem, como o fundo. Há também a possibilidade de fazer colagens com várias fotos. 

8. Canva 

O Canva tem sido bastante utilizado por profissionais e pequenas empresas para a criação de peças gráficas diversas. O que talvez muitos não saibam é que a plataforma também possui um editor de fotos, com recursos gratuitos e pagos. 

Entre as funcionalidades, podemos citar os ajustes de brilho, contraste e saturação; além dos filtros diversos para escolher. Outro destaque do editor é mudar as dimensões das fotos, incluindo inverter sua imagem nos sentidos vertical e horizontal, girar para a esquerda e para a direita, aproveitar 5 tipos pré-definidos de proporção e até usar o corte livre.

Ao terminar de editar a imagem, você pode exportá-la em jpg ou png. Contudo, se quiser inserir a foto em um design, dentro do próprio Canva, você pode criar à vontade. Dá para fazer montagens, cartões, posts para redes sociais e muito mais, com designs prontos ou até criar tudo do zero, de acordo com a sua criatividade. A plataforma possui uma grande quantidade de quadros, adesivos e elementos gráficos gratuitos para criar um resultado marcante.

9. Pixlr 

O Pixlr é um dos editores de imagens gratuitos mais completos da atualidade, com recursos semelhantes aos do Photoshop, como a possibilidade de criação de camadas. O editor está disponível online, em um site, e para download em dispositivos Android e IOS. 

A plataforma conta com duas versões: o Pixlr X, que é uma opção mais simples e com menos funcionalidades, e o Pixlr E, que é mais completo e voltado para profissionais. Mesmo na opção mais enxuta, é possível acessar cerca de 12 ferramentas, que incluem desde cortar fotos até desenhar em camadas. 

Já na alternativa avançada, o usuário pode experimentar 24 ferramentas, incluindo varinha mágica, laço para seleção de objetos ou pessoas, borracha para apagar partes indesejadas e muito mais. 

Mais destaque para sua marca 

Uma imagem com uma boa edição vai chamar mais atenção dos usuários. Além disso, com boas fotografias, você poderá mostrar todos os diferenciais que os seus produtos e serviços têm a oferecer. 

Como consequência, mais usuários irão curtir, comentar e até compartilhar informações sobre os seus produtos, fazendo com que sua empresa atraia novos seguidores e potenciais clientes. 

Agora que você já conhece os melhores editores de imagens disponíveis no mercado, basta escolher qual deles atende às suas necessidades e começar a deixar as fotos da sua marca totalmente profissionais. 

Você já utilizou algum desses editores? Conta pra gente nos comentários. 

Compartilhe essa postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *