WhatsApp

WhatsApp Marketing: 5 estratégias para ter sucesso em 2020

Você provavelmente já sabe que o WhatsApp tem feito diferença para muitas empresas. Afinal, é muito vantajoso fazer negócios em um app que 98% das pessoas usam diariamente. Fica aqui com a gente que vamos te contar as 5 estratégias que podem te ajudar a usar melhor esta ferramenta em 2020.

1 – Ofereça atendimento automatizado

Como um aplicativo tão usado pelos usuários, o WhatsApp tem diversas vantagens. Primeiramente, ele pode ser uma ferramenta incrível para fazer o atendimento ao cliente, praticamente em tempo real.

O público atual está impaciente e quer usar a tecnologia ao seu favor, para ter as respostas para todas as dúvidas. Com isso, você pode, por exemplo, tratar de assuntos mais delicados pelos clientes com este app.

É natural e muito recomendado que a empresa faça um monitoramento das redes sociais e dos sites de reclamação. Caso aconteça algum problema, você pode conversar com cliente pelo aplicativo. Não somente isso faz com que ele sinta que sua empresa está totalmente dedicada ao seu problema, mas traz a conversa e a reclamação, para um ambiente privado e controlado.

E se você quiser realmente inovar, uma estratégia que deve se tornar ainda mais popular no atendimento em 2020 são os chatbots. Você pode incorporá-los ao perfil do seu negócio para automatizar os atendimentos mais básicos pelo app.

Assim, você consegue responder às dúvidas mais comuns sobre o seu negócio e fazer um atendimento 24 horas por dia, não importa o número de clientes que tenham dúvidas. É uma forma de facilitar o seu trabalho de atendimento, além de garantir que nenhuma pergunta ficará sem resposta.

2 – Crie promoções cada vez mais contextualizadas

O WhatsApp é, certamente, um ótimo canal para fazer o envio de promoções. Mas, você pode combinar as vantagens do smartphone e trazer promoções cada vez mais contextualizadas. O maior benefício destes aparelhos é que eles permitem trazer um contexto enorme do que o usuário está fazendo, de modo a trazer promoções que complementam o seu momento.

Por exemplo, imagine que você tenha uma rede de restaurantes. Você pode usar a geolocalização para enviar mensagens para aqueles que estão próximos das suas unidades, perto da hora do almoço, com alguma promoção para atrair o público para a loja.

O varejo físico, mais tradicional, tem uma dificuldade em usar o marketing digital. Um ótimo objetivo, pode ser atrair os clientes para a sua loja, através de promoções feitas no momento certo. 

Também é importante combinar este recurso de envio de cupons e promoções com algum histórico do cliente. Assim, você sabe bem o tipo de produto pelo qual ele se interessa e pode enviar alguma promoção irresistível ou sempre avisar quando sair um lançamento semelhante.

Então, se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode enviar promoções de vestidos semelhantes ao que uma cliente específica comprou. O WhatsApp permite este contato mais direto e pessoal, podendo ser uma forma de trazer promoções cada vez mais irresistíveis.

3 – Importe o seu catálogo de produtos para o WhatsApp

Muita gente ainda não começou a usar, mas o WhatsApp tem uma funcionalidade nova de permitir que você importe todo o seu catálogo de produtos para o aplicativo. Assim, sempre que conversar com um cliente, pode mostrar para ele todo o seu catálogo, de modo a aumentar as vendas.

É claro que isso é muito vantajoso. É uma forma de aumentar a conversão do app, pois muitos clientes deixam de visitar a loja para ver o catálogo, por diversos motivos. Eliminar este passo é muito vantajoso para aumentar consideravelmente o número de vendas.

É possível fazer isso pelo WhatsApp Business, em um processo simples e rápido. Ainda não existe um recurso para vender diretamente pelo aplicativo, por conta da dificuldade de pagamento, mas já começam a existir as primeiras contas dentro do app. O Facebook busca esta funcionalidade em todos os seus produtos, então se prepare para isso acontecer mais cedo do que se imagina.

4 – Divulgue os seus conteúdos pelo WhatsApp

O aplicativo não é apenas uma forma de divulgar produtos e promoções, mas também o conteúdo. Dependendo do seu nicho, divulgar conteúdos pelo WhatsApp pode ser uma ótima forma de trazer mais valor para o seu usuário.

Então, pense na seguinte situação, você pode enviar notícias diárias ou semanais, com dicas para o seu usuário. Isso é um ótimo complemento a forma como o usuário usa o celular.

O Google e o Facebook já perceberam que a interação com o smartphone é recheada de micro momentos. Ou seja, pequenas situações em que o usuário está entediado, e pega o celular por alguns minutos. As empresas podem aproveitar estas pequenas interações para enviar “pílulas” de conteúdo para o usuário, que podem ser consumidas nestes exatos momentos.

Outra forma de divulgar o seu conteúdo é lembrar que o WhatsApp é uma rede social. Então, você pode apostar o marketing viral para criar vídeos, imagens, usar os memes, para atrair, emocionar, divertir e cativar o público. Como é muito fácil fazer o compartilhamento, é uma forma de aumentar o seu alcance de maneira orgânica.

5 – Combine estratégias para atrair o público para fora do WhatsApp

O WhatsApp, por mais maravilhoso que seja, não é uma ferramenta final. Ou seja, ele é um instrumento que permite interação com o público, e é ótimo para isso, mas não permite vendas diretamente na plataforma. Portanto, é preciso ter em mente que o maior objetivo do WhatsApp é gerar tráfego em um site, ou fazer uma alta conversão de leads, para que a venda ocorra por outro processo.

Então, é preciso entender que este é o objetivo e combinar as estratégias de modo a usar essa ferramenta como “gancho”, para o usuário sair do app e acessar sua página. Se você quiser vender, em algum momento vai precisar fazer isso.

A maior forma de fazer alcançar este objetivo é propondo valor. Ofereça um eBook, um webinar, um podcast ou qualquer material muito rico que irá fazer com que ele visite a sua mídia proprietária. Assim, você também consegue gerar mais vendas e prestar um serviço mais completo.

Você também pode criar listas ou grupos e enviar as mensagens para um volume maior de clientes. Enfim, as estratégias que podem ser usadas dentro do WhatsApp são praticamente infinitas.

Porém, é preciso finalizar o post com um alerta. O que o Facebook mais teme para os seus produtos é que eles se tornem máquinas de spam. Isso é péssimo para a reputação das plataformas, e com outras opções no mercado, os usuários podem “abandonar o barco” sem pensar duas vezes.

Por isso, tenha bastante cuidado na forma como usa as mensagens. É preciso se atentar a frequência do envio, quem irá receber e o próprio conteúdo, para garantir que as mensagens sempre são valiosas para o usuário. Como o Facebook fica muito de olho no spam, o perfil da sua empresa pode ser punido.

Quer conhecer mais sobre como usar o WhatsApp Marketing? Então confira os cursos da M2BR Academy e fique sempre ligado no nosso blog para saber de todas as novidades!

Compartilhe essa postagem:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *