tendencias_de_marketing_digital_para_2019

Preparados para aprender tudo das principais tendências de Marketing Digital para 2019? Esse não é só um post com “X novidades” que podem dar certo. Falaremos de grandes mudanças que ocorreram em 2018 e que você pode ainda surfar em 2019. E, claro, como fazer isso.

Teve mudança no algoritmo do Google? SIM! E quando não tem? O maior e mais acessado buscador do mundo inteiro vive aperfeiçoando seu sistema de buscas e de seus produtos.

Para a parte das buscas, melhorias constantes, principalmente no que diz respeito às regrinhas de SEO, são feitas para entregar melhores resultados e que tenham mais a ver com a intenção de busca do usuário.

Não vamos deixar de fora as mídias sociais. Depois de muito anúncio, e alguns escândalos em 2018, o Facebook está investindo na sua área de vídeos. A rede social de Mark Zuckerberg criou uma área dedicada a vídeos e com novas funcionalidades, o Facebook Watch, com programas originais e vídeos populares.

Em 2018, o Watch foi lançado em todos os países, passou a receber vídeos de todas as páginas e criou as produções originais. O Facebook anunciou também mais expansões para 2019, inclusive para produtores monetizarem na plataforma.

Falando em vídeos, não podemos esquecer das gravações verticais cada vez mais em alta. Depois do sucesso dos Stories do Instagram, que passaram para o Facebook, serão adotados pelo YouTube e dizem que até pelo LinkedIn, surgiu a máxima dos vídeos verticais: o IGTV.

Com uma proposta de vídeos mais longos que os 15 segundos do Stories e que não somem em 24 horas, o IGTV surgiu como um canal dentro do Instagram, para conteúdos mais aprofundados, criados por marcas ou perfis pessoais.

Vamos então ao que era novidade e poderá ser tendência em 2019. E o que você pode fazer para adequar sua comunicação e não ficar “atrasado”.

Tendências 2019 com base nas mudanças do Google

O que mudou no algoritmo do Google em 2018 e servirá como base para 2019 diz muito com a intenção de busca do usuário. Para ranquear melhor e ter seu conteúdo mais exposto no topo, não precisa mais fixar-se em palavras-chave exatas.

O Google alterou seu algoritmo para que o conteúdo apareça ao usuário mesmo que a palavra-chave não seja exatamente a mesma digitada por ele na busca.

Porém, esse conteúdo precisa ser extremamente relevante, original (cópias podem ser penalizadas pelo sistema) e atender à intenção de busca do usuário.

Aqui vai a LIÇÃO 1 de Marketing Digital para 2019: conheça o seu usuário. Não é balela quando você lê ou ouve algo sobre estratégia de Marketing Digital que diz que o primeiro passo de um plano correto deve ser o estudo da persona.

Conhecendo a fundo sua persona, você conseguirá ter mais chances de vender um produto ou serviço que realmente atenda às necessidades daquela pessoa; conseguirá entregar um conteúdo mais relevante e aparecer mais nos resultados de pesquisa no Google; e ainda vai conseguir otimizar melhor suas campanhas.

Outra mudança feita foi para diminuir a exibição de sites do estilo YMYL (Your Money or Your Life). São sites de informações financeiras, médicas (como dietas, nutrição), informações legais, entre outras.

Em resumo, são páginas que “podem impactar a futura felicidade, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários”. Essa mudança foi feita para exibir nos resultados páginas que realmente tenham muita autoridade e relevância.

Outra grande mudança feita esse ano e que continuará uma tendência, certamente, é a velocidade do seu site como um fator crucial de ranqueamento. Com relação aos resultados de busca em dispositivos móveis, contará um grande número de pontos no ranking a velocidade do seu site móvel.

Tendências 2019 no Marketing Digital e em Social

Falamos do Google, já que é a maior plataforma e mais utilizada para Marketing Digital. Acreditamos também que você deve estar de acordo com as boas práticas, ou todas as suas demais ações podem ser prejudicadas se não estiverem alinhadas com o Google.

De nada vai adiantar trabalhar conteúdo e não aparecer; ou criar anúncios que só vão gastar muito do orçamento e não vai ter a conversão esperada, para citar alguns exemplos. Além disso, seu site precisa ser mobile friendly.

A pesquisa “UK Communications Market Report 2018” mostra que do tempo gasto online, 62% é em um smartphone e 13% em um tablet, somando 75% gastos em um dispositivo móvel contra 25% em um desktop ou laptop. Por isso a grande preocupação com o mobile.

Mas, vamos a outras ações que você pode preparar para seu negócio em 2019.

1.  Instagram

Enquanto o Facebook mantém-se estável, o Instagram está crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Além de popularizar cada vez mais os vídeos verticais – com o grande consumo dos Stories e o lançamento do IGTV -, a plataforma não para de lançar novidades.

instagram

Os Stories agora podem ser segmentados por “melhores amigos” e as marcas passaram a investir ainda mais na divulgação de produtos e a possibilidade de comprar a partir do feed. Aliás, as marcas foram beneficiadas com mais opções de compra na plataforma além desta.

Outra medida, anunciada em novembro, foi que a plataforma começaria a reduzir curtidas, comentários e seguidores de quem usou plataformas de terceiros para “ganhar interação”. Ressaltando que o que vale são as experiências reais dos usuários, reduzindo as inautênticas.

2. Chatbot

Ainda na pesquisa do Ofcom, regulador dos serviços de comunicação no Reino Unido, mostra que cada vez mais as pessoas com smartphone estão trocando as ligações e envio de mensagens de texto por serviços de mensagem na internet, como WhatsApp e Facebook Messenger.

chatbot

Como os chatbots podem ser implantados no site ou, principalmente, através desses serviços de mensagem em mídias sociais, a tendência é que realmente cresça e ajude no atendimento ao consumidor.

3. Vídeos verticais

Os vídeos verticais surgiram com a popularização dos Stories no Instagram. Ganharam o Facebook e ajudaram a lançar o IGTV. Além disso, LinkedIn e YouTube já testam seus próprios Stories.

video_vertical

Para facilitar a forma como as pessoas consomem vídeo nos smartphones, já que passam a maior parte do tempo neste dispositivo, muitas marcas têm investido no formato. Sem falar nas plataformas, o que por si só indica a forte tendência desse tipo de conteúdo.

4. Dados

Você ainda tem dúvidas de que a sua empresa e sua estratégia de Marketing não deve ser baseada em dados? Ainda tem dúvidas também de que se o seu negócio não está no meio digital você também está perdendo dinheiro?

Uma forte tendência, que não está morrendo, é o Marketing Data Driven. E isso vale principalmente para o que falamos logo no começo do texto, sobre conhecer o seu público. Os dados que vão ajudar a identificar esse perfil de consumidor e em como você pode guiar seus negócios.

data_driven

Ainda não está convencido da importância dos dados? Um estudo realizado pelo Google e o Boston Consulting Group, para avaliar a maturidade em marketing data driven das empresas no Brasil, revelou alguns pontos interessantes.

Um deles é: orientar-se por dados pode aumentar seus lucros em até 20%.

As empresas no país ainda gastam pouco com Marketing Digital. As companhias do Brasil investem cerca de 25% no digital, enquanto as dos Estados Unidos 44%, e as do Reino Unido, 61% (Fonte: eMarketer 2017).

O principal motivo do pouco investimento no país é a falta de maturidade das empresas, que não estão totalmente preparadas para isso. Segundo o estudo, as empresas que conseguem atingir o nível mais evoluído de maturidade digital, conseguem até 20% a mais de lucro e 30% a menos de gastos.

Porém, no país, apenas 2% das empresas na pesquisa estão no nível mais evoluído, enquanto 61% encontram-se no estágio mais inicial. O que, em resumo, mostra que tem muito trabalho a ser feito nesse quesito.

5. Automação e personalização

Outra tendência que pode ajudar os negócios em 2019 é investir mais em personalização através de automação. Segundo o estudo do Google e o BCG, as empresas do país usam ainda muitos processos manuais tanto de compra de mídia como de entrega de mensagens personalizadas.

automacao_e_personalizacao

Do total de empresas entrevistadas, 67% não personalizam seu canal online, e só 9% usam técnicas avançadas de personalização. Isso significa que não existe quase nenhuma automação para mensagens personalizadas, seja em mídia, vídeo, e-mail e até redes sociais. Mais um ponto para a sua estratégia de 2019.

6. Conteúdo e Marketing de Influência

Investir em conteúdo de valor para atrair sua audiência e tentar convertê-la em clientes fiéis (Inbound Marketing) não é mais novidade. Investir nesse conteúdo com influenciadores pode ainda estar pouco explorado.

marketing_de_Influencia

Pense que as pessoas costumam querer recomendações antes de adquirir um produto ou serviço. Como o trabalho dos influenciadores é também criar uma relação com seu público, investir em parcerias para divulgação da marca pode ser saudável para os seus negócios.

E agora, como acompanhar essas tendências em 2019?

Comece a colocar em prática o quanto antes. Vai aproveitar os últimos dias do ano para fazer seu planejamento estratégico de 2019? Leve este post para a reunião e veja o que a empresa ainda não está fazendo. Aproveite para incluir algumas tendências citadas e colocá-las em prática o quanto antes.

Não sabe por onde começar? Fácil. Analise seus dados. Conheça seu público antes de tudo. Saiba o que está dando o resultado esperado e o que precisa mudar.

Pronto, agora que você tem essas informações em mãos, pode planejar o que precisa ser feito. E lembre-se, se você não está no meio digital, pode estar perdendo dinheiro. Não deixe que isso aconteça no próximo ano.

 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

3 comentários em “Tendências de Marketing Digital para 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *