Quais são as tendências de Marketing para 2021?

Categorias Conteúdo, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Para um profissional de marketing, o Natal já passou. Ou seja, já foi o tempo de conversar sobre essa data, planejar e pensar nas ações de uma das datas mais importantes do ano. Agora, é o momento de falar sobre o próximo evento no calendário: 2021. Mais especificamente, quais são as tendências de marketing para 2021

Esse é um exercício interessante para fazer todos os anos, de modo a estar à frente da competição, mas 2020 apresentou um enorme desafio. Como as incertezas da pandemia do coronavírus afetarão os mercados e o comportamento do público? 

É isso que veremos neste post. Continue a leitura e confira 7 das principais tendências de marketing para 2021

Se gostar do post, assine a newsletter da M2BR Academy para ficar por dentro de todas as novidades! 

Quais são as tendências de marketing para 2021?

Essas tendências foram encontradas pela Deloitte, em seu estudo global 2021 Global Marketing Trends: Find your focus. A pesquisa foi feita com uma mescla entre opiniões de consumidores e de mais de 400 executivos ao redor do planeta. As conclusões foram extremamente interessantes. 

Marcas com propósito

Ao longo dos últimos meses temos batido em uma tecla repetidamente no blog: o coronavírus é um acelerador de tendências e o propósito das marcas foi um dos mais impactados. Segundo a pesquisa, 25% dos consumidores que perceberam marcas usando o contexto da pandemia para ganho próprio parar de consumir produtos da organização. 

Por outro lado, 79% dos consumidores foram capazes de citar pelo menos uma marca que agiu de forma positiva e ajudou a comunidade em um momento tão difícil. Ou seja, ter um propósito ajuda a fixar a marca na mente dos consumidores

O valor da agilidade

Outra tendência que cresceu em 2020 e durante o contexto da pandemia foi a agilidade. O e-commerce, por exemplo, cresceu mais de 40% no primeiro semestre de 2020, com 7,3 milhões de pessoas comprando pela primeira vez online. Esse fluxo inesperado de consumidores foi muito bem aproveitado por empresas ágeis. 

Se você ainda não conhece as metodologias ágeis e sua aplicação no marketing, essa é uma tendência que deve ser muito bem estudada. Cada vez mais as empresas estão competindo em um mercado acirrado e com consumidores extremamente exigentes. 

O apelo da experiência humana

Mais uma tendência que é acelerada pela pandemia. É inegável o apelo e as vantagens que a tecnologia traz, mas por outro lado, ela também acaba levando a um maior distanciamento humano. Soma-se isso ao isolamento social provocado pela pandemia e as pessoas realmente sentem muita falta de uma experiência humana. 

Para as marcas, isso significa ser visto como uma entidade humana, trabalhando muito bem a brand persona e talvez até mesmo adotar um mascote, como falamos no post do mês passado. Também é importante oferecer experiências mais humanizadas, apostando no phygital para trazer o melhor resultado possível. 

Construindo uma relação de confiança

Por conta dos pontos acima a relação de confiança entre consumidores e marcas nunca precisou ser tão forte. É crucial, sempre, que a marca tenha competência para entregar 100% do que foi prometido no produto. Como vimos acima, isso também é importante do ponto de vista do posicionamento, não somente no aspecto técnico ou do produto. 

Participação e colaborador com consumidores e entre marcas

As tragédias e grandes dificuldades sempre têm o impacto de fazer as pessoas se unirem. Afinal, é preciso que todo mundo se ajude para que o problema seja resolvido da melhor forma possível. No marketing, isso é refletido em uma tendência bem interessante. São duas tendências que já existiam, mas que estão pegando ainda mais embalo. 

A primeira é a colaboração com os próprios consumidores. Desde a popularização das redes sociais, esse canal tem sido usado para que as interações entre público e marca sejam ainda mais completas. Os clientes se tornam embaixadores, inovadores, colaboradores e co-criadores. 

Essa tendência também se estende a outras marcas. Empresas podem, e devem, se ajudar, trocar experiências e trabalhar juntas para inovar. Colaborações dentro do próprio mercado e também fora dele são extremamente valiosas. 

A evolução do talento

A última tendência é bem interessante, especialmente para os profissionais de marketing. Esta também é uma tendência que já vem ocorrendo nos últimos anos, já que 25% dos CEOs do mercado têm um background de marketing. Segundo o estudo da Deloitte, esse número pode aumentar e a liderança olha o marketing com cada vez mais atenção

Uma das pesquisas feitas pelos executivos foi qual setor das empresas é o que mais merece investimento em 2021 e nos anos seguintes. Marketing e vendas foi o segundo mais citado, perdendo apenas para tecnologia e digital. Como é praticamente impossível separar tecnologia e marketing, é seguro dizer que estamos em uma boa posição. 

O motivo é simples de entender. Praticamente todas as tendências anteriores têm o cliente em comum e em primeiro lugar. O objetivo é manter as promessas com o cliente, colaborar com o cliente, ter um propósito e valores que se alinham com os dos clientes e por aí vai. Como o profissional de marketing é aquele que conhece o cliente melhor do que ninguém, é natural que ele mereça uma posição de muito destaque. 

O que essas tendências significam para os profissionais de marketing? 

Sem dúvida, as tendências acima são muito interessantes. Por outro lado, elas não necessariamente apresentam nenhuma novidade. A pandemia do coronavírus não trouxe nada de absolutamente novo. Apenas tendências que já existiam foram mais reforçadas. Os achados acima são mais gerais, mas também são muito valiosos. 

No final das contas, não existe nenhum grande segredo para ter sucesso em um mundo pós-coronavírus. É claro que você precisa ficar sempre atento às novidades e acompanhar o mercado. Afinal, as mudanças são rápidas e constantes. Porém, no seu âmago, ter uma abordagem humana, pensando no próximo e em gerar valor real para os clientes já é um grande passo rumo ao sucesso. 

O que você acha das tendências de marketing para 2021? Quer saber mais sobre o mercado e ficar por dentro de todas as novidades? Então, assine o blog da M2BR Academy para saber tudo que está acontecendo!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *