Spark AR Studio: como criar filtros de realidade aumentada

Categorias Marketing Digital

Todo mundo que utiliza redes sociais já fez alguma foto ou vídeo utilizando os filtros. Se não fez, é provável que ainda vai fazer. Os efeitos tornam os conteúdos mais bonitos, divertidos e personalizados, com diversas opções, inclusive a realidade aumentada. O melhor de tudo é que não é necessário trabalhar ou ser um especialista em tecnologia para criar filtros de realidade aumentada, uma vez que a plataforma Spark Ar oferece essa possibilidade.

O Spark AR Studio é uma plataforma do Facebook, de realidade aumentada para Mac e Windows, que permite criar efeitos AR para câmeras móveis com certa facilidade. As marcas podem aproveitar a ferramenta de diversas maneiras em suas estratégias de marketing digital. No artigo de hoje, vamos discutir como fazer isso.

O que é o Spark Air

O Instagram possui 500 milhões de usuários ativos por dia. Esse volume de indivíduos sente a necessidade de compartilhar experiências e se expressar, especialmente os millenials e a geração Z, fazendo com que em 2021, no decorrer do ano, 1 bilhão de pessoas tenham experimentado alguma experiência com os filtros AR.

Agora, mais do que utilizar os filtros, a plataforma permite que qualquer um crie suas próprias experiências.  Esta é uma ótima oportunidade para influenciadores, artistas e empresas exercerem sua criatividade e desenvolverem filtros que representem a identidade de sua marca.

Para as empresas, por exemplo, é possível aproveitar o recurso e criar filtros para divulgar novos produtos, atrair público para eventos promovidos pela marca, datas comemorativas, etc. Os benefícios são muitos e vão desde o custo baixo até o aumento considerável do engajamento. A seguir, vamos discutir detalhadamente alguns deles.

Ícone "Verificada pela comunidade"

Benefícios para marcas

Filtros são um investimento acessível e de baixo custo

A estratégia de marketing de uma marca pode ser uma proposta cara. Os orçamentos para compra de anúncios, produção de vídeo, produção de áudio e animação podem realmente pesar no financeiro da empresa.

Com filtros AR, há muito menos risco financeiro em dedicar recursos para sua criação, uma vez que eles tendem a ser projetos mais simples do que outras experiências de realidade aumentada.

Eles também capitalizam muito o compartilhamento de usuários, em vez de as marcas terem que pagar muito para divulgar um anúncio. Isso acontece porque as pessoas sentem o desejo de utilizar os filtros e assim esse compartilhamento acontece de forma orgânica.

Sua acessibilidade também oferece às marcas menores as mesmas oportunidades e benefícios que as marcas maiores.

Aumento do engajamento com os usuários

Você sabia que cerca de 80% dos usuários de mídia social seguem pelo menos uma página da empresa? Isso significa que as pessoas geralmente gostam de seguir as marcas que admiram em aplicativos de redes sociais.

Esse desenvolvimento é encorajador para as marcas aumentarem seus seguidores e anunciarem diretamente para os clientes. Afinal, se esses usuários não quisessem, não seguiriam a página da empresa.

Para realmente capitalizar isso, as marcas podem usar o Web AR para direcionar os usuários para suas mídias sociais de qualquer lugar (não apenas do Facebook e Instagram, como o Spark AR). Qualquer experiência de filtro Web AR pode direcionar para o perfil da marca e ter um botão “Compartilhar” para os usuários compartilharem em qualquer plataforma.

Por exemplo, um cartão postal impresso de realidade aumentada, enviado como brinde nas compras dos clientes, pode levar conectar o usuário com uma experiência de realidade aumentada e direcionar para o perfil de uma marca nas redes sociais, oferecendo a ele a oportunidade de compartilhar sua experiência de realidade aumentada com seus amigos.

Existem muitas razões pelas quais a realidade aumentada pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para as empresas, mas uma das maiores tem a ver com a liberdade de criatividade.

Alcance ou amplie seu público-alvo

Para as marcas que estão no início ou fazendo uma repaginação de produtos e serviços, as experiências de realidade aumentada podem ser utilizadas para alcançar o público-alvo. Os filtros AR atingem diretamente aqueles que já seguem essa empresa.

Se sua marca tem um novo produto para promover, há um alcance direto. Quem já segue a empresa pode engajar o novo filtro que os educa sobre seus produtos. Estes usuários, por sua vez, vão compartilhar de forma orgânica, alcançando assim outras pessoas que podem vir a se interessar pelo perfil e pelos produtos. 

Marcas de moda podem anunciar uma nova linha de roupas ou maquiagem. Os clientes que já seguem a marca serão agora informados desta forma memorável e imersiva.

Sua empresa também pode usar um filtro AR para expressar um determinado tom. Se o tom da sua marca for divertido e aventureiro, isso pode se refletir na experiência do filtro.

As pessoas que ainda não seguem a marca também podem encontrar o filtro AR pesquisando. Há uma Galeria de Efeitos no Instagram onde qualquer pessoa pode descobri-la rolando os filtros disponíveis.

Por exemplo, aqueles que estão pensando trocar de óculos ou a cor do cabelo podem querer testar o modelo e tonalidade. Então, pesquisam por filtros de realidade aumentada que ofereçam essa percepção.

Mesmo que nunca tenham ouvido falar da marca antes, experimentam o filtro no conforto de casa. Essa pessoa pode clicar no perfil e conhecer a página, tornando-se um cliente em potencial como resultado dessa busca.

Como aproveitar o Spark AR na prática

Para as lojas

Um dos grandes exemplos de cases de sucesso do uso do Spark AR está a marca Kylie Cosmetic, da Kylie Jenner. Eles criaram um efeito com diferentes batons da marca dos kits de lábios da Kylie (como Candy K e Glitz) para que os usuários pudessem ver qual opção melhor se adaptava ao seu tom de pele, antes de fazer uma compra.

Por mais bem-sucedido que o Instagram tenha sido na criação de um ambiente de compras no Instagram (incluindo alguns novos recursos de compras em 2019), alguns produtos simplesmente não podem ser descritos adequadamente com fotos ou vídeos. Então, para lojas de maquiagem, roupas, acessórios, entre outras opções de produtos, os filtros AR funcionam como um provador online.

Para influenciadores

Assim como as lojas online, os influenciadores podem aproveitar o Spark AR, seja criando filtros com frases usadas por eles com frequência, com acessórios ou até sobre momentos engraçados dos seus conteúdos, que tenham viralizado ou virado meme.

Um exemplo é o canal de comida Buzzfeed Tasty, que criou o seu próprio efeito AR para os Stories. Quando você seleciona o filtro, o slogan do canal “Oh sim!” flutua e gira em sua tela.

Para campanhas e causas

O Spark AR pode ser bastante aproveitado por campanhas e causas sociais, especialmente em datas comemorativas, por meio dos filtros com frases ou informações sobre determinado problema social.

Por exemplo, uma marca de calcinhas absorventes podem criar filtros para problemas relacionados às mulheres cisgêneras e pessoas trans que menstruam, em datas variadas, com o objetivo de conscientizar sobre problemas que essas minorias enfrentam.

Um mundo de possibilidades

Como você pode perceber, a realidade aumentada já faz parte dos mais diversos segmentos comerciais. Com o Spark AR, as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, podem aproveitar para divulgar seus produtos e alcançar novas audiências, gastando pouco.

Gostou do artigo? Você já utiliza o Spark AR na sua marca? Conte sua experiência nos comentários.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *