Dicas práticas para escolher palavras-chave para seu texto

Categorias Conteúdo, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, SEO

Você sabe como escolher palavras-chave certas para seu texto? Listamos 4 dicas de como selecionar os melhores termos para seu conteúdo.

Você já deve ter ouvido sobre a importância de escolher palavras-chave certas para seu texto. Se não ouviu, a gente te conta. Na verdade, os termos de uma busca farão com que seu conteúdo apareça nos resultados das pesquisas dos usuários.

A palavra-chave certas devem ser consideradas em dois momentos na divulgação do seu site na rede de pesquisa do Google: dentro do seu conteúdo para rankear nos resultados orgânicos, através das técnicas de SEO, e para a promoção do site nas campanhas pagas do Google Ads.

Porém, escolher o termo correto não vai garantir que um post fique em primeiro lugar no resultado de uma busca. As regras para aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa são muitas e precisam ser seguidas em um conjunto. Mas ter a palavra-chave certa é fundamental para o índice de qualidade do anúncio.

Nesse guia rápido de SEO você confere algumas dicas infalíveis.

As palavras-chave podem ser trabalhadas de duas formas:

Amplas, que são aquelas com alta concorrência por serem mais abrangentes. É o caso das palavras “tênis” ou “mochila”. Essas palavras, tanto para SEO como para um anúncio, terão uma concorrência altíssima.

E vamos combinar que, ao buscar um produto no Google, é mais provável que você não digite apenas um termo isolado, sem especificá-lo. É aí que entram as palavras de cauda longa. Procure lembrar da última busca que você fez.

Usando o exemplo acima, é mais provável que você busque apenas por “tênis” ou “tênis para corrida”? Busque por “mochila” ou “mochila para laptop”? As palavras-chave cauda longa são os termos mais completos e específicos buscados por um usuário.

Essa é a grande diferença entre os tipos de palavras-chave. A seguir, saiba como usar e como escolher palavras-chave certas para seu texto ou sua campanha no Ads.

1 – Palavras-chave para SEO

Usar as palavras-chave certas e em determinadas partes do texto vai ajudar no posicionamento do texto em um resultado de busca. Isso é um dos fatores considerados no SEO.

Mas, anote isso: é um erro pegar esse termo e repeti-lo inúmeras vezes ao longo do texto. Essa prática, inclusive, pode ser penalizada.

Sabia também que textos não são o único tipo de conteúdo em que você deve usar palavras-chave. Nos vídeos e imagens também é possível.

Como assim se o Google (ainda) não entende o conteúdo do vídeo e nem o de uma imagem? E se te dissermos que é possível, ainda assim usar palavras-chave nesses conteúdos?

Para colocar palavras-chave no YouTube você deve otimizar: o título do vídeo; o texto da descrição – explore com um texto bem descritivo e atrativo e não apenas uma legenda curta; e as tags.

Assim como na construção de um texto, é importante pesquisar termos comuns que as pessoas usam direto no YouTube. Não necessariamente são os mesmos usados em uma busca no Google.

Mas, por que estamos falando de YouTube? A rede de vídeos é o segundo maior buscador e site acessado do mundo, perdendo apenas para o próprio Google. Em breve, pode até mesmo ultrapassar. Por isso você não deve esperar para ter sua estratégia de SEO lá.

No caso das imagens, a palavra-chave pode constar na legenda desta imagem, no nome do arquivo e no texto alternativo (alt text).

2 – Palavras-chave no Google Ads

A criação de anúncios funciona um pouco diferente da produção de um texto. É claro que o texto do anúncio deve ter a palavra principal.

Mas a palavra-chave é essencial para o Google saber em quais resultados de busca incluir seu anúncio. No Google Ads, existem quatro tipos de correspondência de palavras-chave. São eles:

– Correspondência ampla;

– Modificador de correspondência ampla;

– Correspondência de frase;

– Correspondência exata.

Mas o foco desse post é ajudar você a encontrar a palavra-chave certa. Agora que você já entende o que são e como funcionam, saiba como encontrar os melhores termos.

3 – Como escolher as melhores palavras-chave

Para escolher as melhores palavras-chaves, existem algumas ferramentas de apoio, disponíveis na internet. Mas lembre-se que, sempre que uma pesquisa é feita no Google, a ferramenta rastreia todos os textos na rede e rankeia eles de acordo com a relevância.

Dessa forma, procure por palavras-chaves relevantes e que tenham conexão com o conteúdo ou site que você está anunciando.

Além disso, não há necessidade de repetir o mesmo termo diversas vezes no texto (lembra que falamos disso logo acima?). Você pode e deve usar ao longo do texto sinônimos.

Vamos agora ao que interessa, que é a parte prática de escolher palavras-chave. Veja abaixo uma lista com as principais ferramentas para pesquisa de palavras-chaves:

1. Autocomplete

Uma das formas mais úteis de encontrar palavras-chave é usando a própria barra de busca do Google ou do YouTube. Quando você digitar qualquer palavra na barra de pesquisa, a própria ferramenta já vai dar algumas sugestões de termos. Elas nada mais são do que os termos mais pesquisados com aquelas palavras-chaves.

Dica: o ideal é fazer esse processo em uma janela anônima do navegador, para o resultado não ser influenciado pelo seu histórico de buscas anteriores.

Por que é importante olhar no YouTube também? Se você quer seus vídeos nas primeiras posições deve usar os termos que as pessoas realmente buscam na plataforma de vídeos.

Esse termo deve ser incluído no título do vídeo e pode ser inserido na descrição e também nas tags.

Como fazer? Preferencialmente em uma janela anônima, acesse o Google ou o YouTube e digite a primeira palavra do termo. Ao dar espaço antes de digitar a segunda palavra, os buscadores irão imediatamente sugerir termos para completar aquele digitado por você.

Com essas sugestões, você terá ideia do que as pessoas estão buscando, e como essas buscas são feitas nas ferramentas. E são esses os termos que você deve usar em seu conteúdo.

2. Termos relacionados

Ao concluir uma busca no Google, você pode reparar que ao final da página aparecerão termos que têm relação com o principal. É a parte de “Pesquisas relacionadas”. Ali você encontra variações que podem ser usadas em seu conteúdo.

Outra área com termos relacionados é no meio dos resultados de buscas. É o box chamado de “As pessoas também perguntam” e contém perguntas relacionadas ao termo principal da busca.

Essas perguntas, se respondidas em seu texto, podem ajudar até no rankeamento, uma vez que são palavras-chave e, principalmente, conteúdo relevante que é buscado pelas pessoas.

3. Answer the Public

É uma ferramenta gratuita, que funciona quase como um grande mapa de palavras-chave. Ao entrar, você deve selecionar o idioma (nosso caso  PT) e então digitar a palavra-chave. E aí a mágica acontece.

São inúmeros termos relacionados separados em Perguntas, Preposições, entre outras seções. O material ali é rico tanto para o planejamento da estrutura do conteúdo como para escolher quais termos usar em seu conteúdo.

4. Ubbersuggest

Essa é a ferramenta de um dos maiores gurus do Marketing Digital e SEO, Neil Patel. A plataforma é gratuita e você tem uma visão um pouco mais completa da palavra, como volume de busca e nível de dificuldade de rankear um artigo para aquele termo.

Além disso, você consegue ver quais são as páginas que já aparecem no topo para aquele termo. E também outras palavras relacionadas a essa pesquisa. A ferramenta pode ser acessada em Português do Brasil.

Outra funcionalidade da ferramenta é o “analisador de tráfego”, que apresenta um panorama de determinada url, inclusive palavras-chave.

É uma excelente ferramenta, e também gratuita, para comparar termos. Se você está em dúvida entre duas ou três palavras-chave, pode comparar todas no Google Trends.

Uma desvantagem é que se o volume de buscas for baixo, às vezes não há dados suficientes para mostrar qual termo é mais comum. Na ferramenta, também é possível ver termos relacionados.

E ainda tem um bônus lá: a lista de assuntos mais buscados naquele momento, o que pode ser uma ótima fonte de pauta para criar seu conteúdo. E, de quebra, saber as tendências de conteúdos.  

Falando em tendências, você sabe quais são as tendências do Marketing Digital?

6 . Keywordtool.io

Essa é uma ferramenta com funcionalidades gratuitas e também pagas. Na versão gratuita é só digitar a palavra no campo de busca e selecionar o país / idioma e você, ainda assim, terá um caminhão de informações.

Ao fazer essa pesquisa na ferramenta, fique atento também para qual plataforma você gostaria de saber mais informações. Você pode buscar, especificamente, os termos relacionados usados no Google, no YouTube, no Bing, no Instagram, entre outras.

Na versão paga é possível ver volume de busca, tendência… Mas na versão gratuita já é possível ter uma infinidade de ideias de termos e perguntas relacionados para usar em seu conteúdo.

7. Semrush

Essa é uma das mais potentes ferramentas do mercado para pesquisa de palavras chaves. Assim como a keywordtool, ela fornece o volume de busca, tendências, custos e muito mais. Porém, na sua versão gratuita ela permite fazer somente algumas tentativas de buscas antes de pedir para você de cadastrar.

Na versão paga, você consegue ir muito mais além. Além das palavras chaves ele também faz uma auditoria de todo o conteúdo do seu site, dando insights sobre como melhorar o SEO e ideias para ganhar mais tráfego.

8. Comentários dos leitores

Os comentários dos leitores em posts do blog e até das mídias sociais são uma ótima fonte de inspiração, e não apenas para a criação de outros conteúdos.

Pelos comentários você pode verificar quais são as maiores perguntas feitas pelo público e saber quais termos são mais usados. Além disso, as perguntas servem como material para a produção de conteúdos que respondam a essas questões.

Dos comentários você pode selecionar termos e usar nas ferramentas citadas acima – que são apenas algumas do mercado -, para saber como escolher palavras-chave certas para seu texto.

4 – Devo me preocupar com as palavras-chave que não são as certas?

Estar atento aos termos de pesquisa que seu público pesquisa é muito importante para selecionar as melhores palavras-chaves para seu anúncio. Porém, muitas vezes, essas palavras chaves podem ter relação com outros produtos que não são o seu. Como fazer para não aparecer nessas pesquisas?

A solução é: negativar as palavras que não se relacionam com o seu público e negócio. Dessa forma, você não vai aparecer vai mais aparecer para esses termos de pesquisa e não vai mais desperdiçar dinheiro pagando por cliques que não são do seu público.

Se ficar atento a todos os detalhes citados no texto, seus anúncios e conteúdos irão rankear cada vez melhor.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *