Boas práticas de SEO para mobile

Categorias Marketing Digital, SEO

Você já ouviu falar em SEO para Mobile? Aqui no Blog do Academy, já discutimos bastante o que é o SEO e porque ele é essencial para sua estratégia de marketing. Porém, é inegável que vivemos em um mundo totalmente mobile, em que grande parte do conteúdo é consumido através do smartphone. 

Por conta desta característica de comportamento do público é preciso mudar um pouco a forma de pensar nos mecanismos de busca. Então, o SEO para mobile é uma forma de implementar esta estratégia, garantindo que seu conteúdo será encontrado por um público que usa cada vez mais os celulares.

Então, se você quiser conhecer mais sobre o assunto, confira o post e entenda as diferenças sutis do SEO mobile para o tradicional, e quais são algumas das melhores práticas. E se gostar do post, não esqueça de conferir o nosso blog para saber tudo o que precisa sobre o mercado de marketing digital! 

O que diferencia o SEO para mobile e o tradicional? 

Na prática, não existe uma diferença muito grande entre os dois conceitos. Afinal, o objetivo de ambos é facilitar que o seu conteúdo seja encontrado pelos usuários e garantir uma boa experiência de leitura. Mas, então, como fazer um bom SEO?

Antes de mais nada, é preciso entender que o algoritmo do Google é um segredo guardado a sete chaves. Evidentemente, é o maior trunfo da empresa. Porém, a partir de algumas dicas que o próprio buscador dá, e muitos testes, dá para perceber o que funciona melhor para SEO. 

Uma dica simples e que funciona é pensar no usuário. Os buscadores querem que os resultados apresentados sejam valiosos, o que significa que se você pensar no seu site, app, e conteúdo com o usuário em mente, a chance de se posicionar bem é muito grande. 

Contudo, existem algumas particularidades do SEO e da experiência do usuário no mobile. Alguns dos pontos mais importantes são: 

  • Velocidade da página: A mesma deve ser carregada o mais rápido possível;
  • Tamanho da página: Algo importante a pensar sobre o ponto de vista do consumo de dados do usuário;
  • User Experience: A experiência do usuário, mais voltada para a navegação. Por exemplo, visualização, acesso aos menus e etc; 
  • Familiaridade: É interessante também que exista uma semelhança entre a página no desktop e no mobile. 

Outro ponto crucial para o SEO é a relação dos usuários com o smartphone. Já mencionamos aqui no blog o conceito dos micromomentos. São aqueles em que o usuário está entediado e pega o celular rapidamente. Por exemplo, enquanto ele está esperando para uma reunião. Mas, o que isso tem a ver com SEO? 

A resposta é agilidade. Neste momento tudo precisa ser muito rápido. Desde o carregamento da página, até a forma como as informações aparecem na tela. Ou seja, o usuário precisa ter toda a resposta para o que ele busca naquele micromomento. 

Boas práticas de SEO para mobile

Agora que já ficou um pouco mais claro o que é o SEO para mobile e por que ele é tão importante, podemos discutir algumas formas de otimizar este processo. 

Faça uma análise técnica

Começando pelo básico. O primeiro ponto é o mais técnico, ou seja, são as características de SEO como a velocidade de carregamento, segurança, estabilidade e outras características deste tipo. Se você não conhece muito bem este ponto, vale a pena contratar um profissional especializado em SEO para uma consultoria. Ele irá avaliar o servidor, a hospedagem, o gerenciador de conteúdo, os certificados de segurança e a otimização de certos elementos, como tags, imagens e os próprios códigos. 

Dentro destes, como mencionado acima, a velocidade é o que tem maior impacto. Você mesmo pode usar o Google PageSpeed Insights para avaliar a performance do seu site neste quesito. Qualquer ação que demore mais do que 3 segundos já é considerada lenta. 

Como é a experiência de navegação na página?

Outro ponto crucial para o SEO para mobile é UX, User Experience. Em outras palavras, como é a navegação do usuário no seu site. 

Existem diversas boas práticas para UX no mobile. Por exemplo, um visual limpo é essencial para que o usuário tenha acesso à informação rapidamente e para que ele consiga navegar pelo site com mais eficiência. Isso também se aplica ao design gráfico. Procure apostar em elementos com design mais “flat” em prol dos realistas.

Outra boa dica é criar certos atalhos de usabilidade. Um exemplo, é diminuir a necessidade de digitação. Imagine que você tem uma página que precise de cadastro do usuário. Quanto mais trabalhoso for o processo, pior. O usuário não quer perder tempo e nem gosta de digitar no teclado minúsculo do celular. Portanto, uma boa solução é ter uma opção para ele se cadastrar automaticamente pelo Facebook ou Gmail. 

Facilite a leitura com as fontes adequadas

Os celulares estão passando por um momento de voltar a aumentar de tamanho. Ou seja, o usuário quer telas maiores. Mesmo assim, é importante que no SEO para mobile, você escolha as fontes adequadas para facilitar a leitura. É possível fazer isso de acordo com o dispositivo usado, mas você também pode usar certos recursos de destaque, como o negrito, as cores de fundo e certos trechos com tamanho diferenciado. 

Foco na sua região

Enquanto a internet traz acesso a informações de todo o mundo, e de todo o Brasil, o foco na pesquisa regional é muito forte. Ou seja, as pessoas procuram por soluções locais, seja para produtos ou serviços. Portanto, os resultados locais têm prioridades nas pesquisas, e para aparecer com este parâmetro, você só precisa fazer um registro no Google Meu Negócio. É algo bem simples, e que pode ajudar bastante.

Cuidado com o design

Por fim, existem diversas pequenas dicas de design que ajudam no SEO para Mobile. Um exemplo, é o design dos botões. A navegação por touch pode levar a cliques errados mais facilmente, portanto, você deve ter um design bem simples e com bastante espaço entre as opções. Da mesma forma, os pop-ups podem ser bem frustrantes. Então, evite sempre que possível. 

Otimize o espaço da tela

Como mencionado acima, o espaço da tela é extremamente valioso. Por isso, você deve ter muito cuidado com os principais elementos do seu conteúdo. Título, imagens, parágrafos, e até mesmo os que o complementam, como as URLs, e descriptions. Tudo que for escrito nas páginas precisa ser o mais conciso possível, mas é claro que sem sacrificar a informação. 

Escolhendo o modelo de criação da página

Se você ainda não tem uma página, ou está reconstruindo uma já existente, precisa se atentar ao modelo de criação. Basicamente, são duas opções, o responsivo e o específico para cada dispositivo. Neste caso, o Google prefere o modelo responsivo, em que existe uma URL única para desktop e mobile, permitindo que a plataforma otimize para cada um. Porém, este modelo tem a desvantagem de não permitir conteúdo único para cada uma. 

Quanto ao específico para cada dispositivo, é um processo um pouco mais trabalhoso do ponto de vista técnico. Além disso, são mais caros. Por outro lado, permitem um controle maior e a possibilidade de usar recursos exclusivos para mobile. 

Para a maioria dos casos, um bom site responsivo é mais que o suficiente. Mas, você pode experimentar outras opções se achar que valem mais a pena. 

E isso é o básico de SEO para Mobile. Se quiser conhecer mais sobre o assunto e sobre todo o universo de marketing digital, confira os posts do blog da M2BR Academy

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *