Saiba quais são as vantagens de trabalhar com Marketing Digital

Categorias Marketing Digital

Você já parou para pensar nas vantagens de trabalhar com Marketing Digital? Afinal, essa é uma carreira bem nova, já que o marketing passou por grandes mudanças desde que a internet surgiu e se popularizou. Durante bastante tempo, as empresas faziam tudo “errado”, por exemplo, enviando spam e achando que isso ia dar certo. Felizmente, de lá para cá o mercado amadureceu e os profissionais também. 

Nesse post, vamos conversar um pouco sobre as vantagens de trabalhar com marketing digital. Você já deve visto muitos posts com esse assunto, mas focando nas empresas e marcas. Agora, vamos focar um pouco no aspecto pessoal e entender quais são as vantagens de trabalhar com marketing digital para sua qualidade de vida

E se gostar do post, assine a newsletter da M2BR Academy. Fique por dentro desse mercado que nós tanto amamos. 

Combinando pessoas com dados 

O marketing digital é profissão que está em uma posição bem interessante. Ela acaba combinando bastante o lado pessoal com o aspecto mais analítico e focado em dados. Marketing, sempre será sobre pessoas. Afinal, o maior objetivo do marketing é se conectar com elas, de modo a trazê-las para interagir com sua marca. 

Portanto, se você gosta de interagir com pessoas, tentar entendê-las, descobrir o que elas gostam e quais são suas dores, sempre vai haver espaço para isso no marketing digital. Uma frase clássica diz que ninguém deve conhecer mais o cliente do que o profissional de marketing. Portanto, o lado pessoal tem um grande peso. 

Na outra ponta, o marketing digital é extremamente analítico. Ele é focado em dados, analisando diversos pedaços de informação para montar uma solução que faça mais sentido. É quase como um quebra-cabeças ou um jogo de detetive. Você tem informações, precisa formular hipóteses sobre o que pode dar mais certo e, finalmente, testar. É um aspecto bem desafiador, no melhor sentido, que torna o trabalho sempre bem divertido. 

A aproximação com a tecnologia e novas tendências

Se você gosta de tecnologia, o marketing digital está sempre na vanguarda desse assunto. Afinal, é preciso aproveitar as novas tecnologias e tendências do mundo. Por exemplo, um profissional de marketing já ouviu falar do Tik Tok muito antes da maioria das pessoas. É preciso marcar presença e acompanhar as tendências desde cedo. 

Em relação à tecnologia, com o marketing é possível ficar por dentro do que existe de mais novo. Existem diversos anúncios que usam a realidade aumentada, por exemplo. Já os assistentes virtuais, como a Alexa e o próprio Google, se tornam cada vez mais populares. Logo, também abrem uma avenida para novas oportunidades. O mesmo se aplica a realidade virtual, internet das coisas e diversas outras formas de tecnologia. Então, se você gosta de tecnologia, o marketing digital acaba sendo um prato cheio. 

A liberdade de ser digital

Convenhamos que o marketing digital não é das profissões mais rentáveis do mercado. Ele não paga mal, mas também não está entre as carreiras com melhor remuneração. Por outro lado, ele compensa isso com uma maior liberdade, exatamente porque o marketing é digital. 

Então, se esse é o caso, vamos tentar imaginar como será o futuro do marketing digital, e a pandemia trouxe um ótimo exemplo. Por conta do isolamento social, o home office se tornou a grande opção. E como o marketing é digital e totalmente online, trabalhar dessa forma também não é um grande problema, pelo contrário. 

As reações ao home office foram excelentes. As empresas perceberam que não precisam mais gastar rios de dinheiro com infraestrutura. Você não precisa ter um escritório para toda a equipe, pode ter apenas uma sala ou mesmo só alugar para fazer algumas reuniões estratégicas. 

Já o profissional de marketing percebeu que as vantagens também são enormes. Nada de perder tempo, possivelmente até horas, no transporte público. Imagine que você leva uma hora para chegar e uma hora para voltar do trabalho. Se você trabalha em casa, pode substituir uma hora para ir a academia e outra para fazer um custo, ou mesmo apenas para relaxar. 

Na hora do almoço, você não precisa correr com todo mundo no centro da cidade para comprar comida. Perder praticamente o tempo todo apenas para ficar nas intermináveis filas dos restaurantes cheios. Pode comer uma comida caseira, mais saudável, mais barata e mais gostosa. Quem sabe, pode até comer com a família. 

Pensando melhor, se o trabalho é totalmente online, porque morar nos grandes centros urbanos, para início de conversa? Será que não vale a pena abandonar as metrópoles e ir para uma cidade do interior? Mais tranquila e mais segura. O trabalho não precisa dominar praticamente todo o seu dia, pode apenas ser uma parte dele. 

Trabalhando para fora do país sem sair do Brasil

E se você se qualificar e aprender inglês pode ir mais longe ainda. Imagine trabalhar para uma empresa estrangeira, daqui no Brasil? Essa também é uma ação que é cada vez mais comum. Imagine a seguinte situação: uma empresa americana precisa contratar um analista de marketing digital. Se ele contratar um brasileiro, com o dólar 5 vezes mais caro do que o real, ele pode conseguir um profissional tão bom quanto o nativo, por uma fração do preço. É um negócio muito bom para ambas as partes. 

Por outro lado, o profissional brasileiro recebe em dólar, ou de uma empresa que trabalha em dólar, e pode ganhar muito bem. A distância e a tecnologia não são barreiras, só é preciso se qualificar para ser um profissional incrível de marketing e aprender inglês.

Essa é uma prática extremamente comum em mercados como o da programação, por exemplo, que contratam empresas off-shore para terceirizar os serviços. O marketing digital tem bastante em comum com esse mercado, e essa prática também começa a aparecer nesse setor. Isso não é nem um pouco fácil de conseguir. Afinal, é preciso estudar bastante, marketing e inglês, mas certamente é possível. 

Tudo isso parece uma utopia, não é? Mas a verdade é que todas as realidades acima estão muito mais próximas do que a gente imagina. O marketing digital traz todas essas vantagens. Algumas já fazem parte da rotina, outras ainda estão começando a aparecer. 

Gostou do post? Percebeu as vantagens de trabalhar com marketing digital? Então, lembre-se de assinar o blog da M2BR Academy para se preparar melhor para esse mercado. 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *