Chegamos ao fim da nossa série sobre carreiras na Agência de Marketing Digital. Deixamos por último, mas, não menos importante, o time que é responsável por muitos projetos no digital acontecerem: tecnologia.

Se pensarmos em um site, um aplicativo ou mesmo um projeto mais simples, como um hotsite, todos vão precisar da ajuda do, também, chamado time de Desenvolvimento.

Em uma Agência de Publicidade, a equipe pode ser responsável por:

  • Desenvolver uma página ou um portal inteiro;
  • Fazer uma revisão de SEO e otimizar o código;
  • Instalar o código de monitoramento de alguma plataforma;
  • Integrar um checkout ao produto;
  • Desenvolver um aplicativo.

Para citar apenas algumas tarefas que podem ser desempenhadas pelo time de Tecnologia. Em resumo, a equipe é responsável por projetos de extrema relevância e que dizem respeito direto ao negócio e como este é percebido pelo público, através de um site.

Como um desenvolvedor atua na Agência de Marketing

No dia a dia, é preciso ter muito foco e organização. Segundo Anderson Nascimento, desenvolvedor na Agência M2BR, a equipe de Tecnologia recebe as demandas através de algumas ferramentas que ajudam nesse processo.

Ele cita, principalmente, as de gerenciamento de projetos, como Jira, Basecamp e Asana, entre outras. Além dessas ferramentas de acompanhamento das tarefas e controle de todos os projetos, o Slack e o próprio WhatsApp são usados para a comunicação.

Anderson explica que a equipe se divide em atender projetos que estão começando do zero, em fazer ajustes e também novas implementações para clientes existentes. Uma empresa pode contratar a agência para um desenvolvimento do zero, por exemplo para acompanhamento e manutenção de um projeto existente ou um que acabou de ser criado.

Quando se fala em tecnologia, as melhorias devem ser constantes, por isso é necessário ter uma equipe de desenvolvedores olhando o projeto, principalmente os maiores e que envolvem vendas, como e-commerces.

Como a equipe de Desenvolvimento trabalha

Muitas equipes de Desenvolvimento passaram a adotar a Metodologia Ágil nas tarefas diárias. Esse processo de desenvolvimento de softwares surgiu com o Agile Manifest, que trabalha com quatro princípios:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Resposta a mudanças mais que seguir um plano.

Uma forma de aplicar esses princípios de desenvolvimento é trabalhando com o Scrum, que pode ser usado em outras áreas, inclusive no Marketing. 

Em linhas gerais, o Scrum funciona com o Sprint (período para as tarefas serem desenvolvidas). Um sprint tem a etapa de planejamento; passando pelas rápidas reuniões diárias (Daily Scrum); desenvolvimento do trabalho; revisão; e retrospectiva. Porém, Anderson ressalta que nem sempre é possível aplicar ao cotidiano das agências. “Lidamos com “fura-fila” o tempo, às vezes não é tão simples a implementação de metodologia ágil”.

Essa é uma forma organizada de trabalhar, com priorização de tarefas e da comunicação na equipe de Desenvolvimento. 

→ Leia também: 7 mulheres na Tecnologia e Marketing para você conhecer

Como trabalhar como desenvolvedor

Para trabalhar como um desenvolvedor, em muitos lugares, a formação superior completa não é exigida. Essa é uma área que demanda muito mais conhecimento técnico da função. 

Falando em conhecimentos que são essenciais para a carreira, Anderson Nascimento explica que depende muito da área, do tamanho da equipe e da cultura da empresa. Por exemplo, um desenvolvedor pode atuar como Front-End, Back-End, DBA ou DevOps. Para cada área dessa, conhecimentos específicos são exigidos, já que o trabalho final será diferente.

Anderson cita como funciona na agência. Segundo ele, “as habilidades essenciais para o dia a dia são: lógica de programação, HTML, CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Git, Gulp, Bash, WordPress, CakePHP, protocolos de redes como HTTP, HTTPS, FTP, funcionamento básico de servidores e serviços como Apache, Nginx, Mysql e Docker”.

Assim como as demais carreiras em uma Agência de Publicidade, a carreira de Tecnologia também pode ser dividida em níveis júnior, pleno e sênior. “Os níveis dizem um pouco sobre a experiência e como o profissional lida com a realização das tarefas e resolução de problemas”, explica o desenvolvedor da Agência M2BR.

Em termos práticos, segundo Anderson, o colaborador nível júnior, normalmente, trabalha auxiliando na execução de demandas como ajustes e partes de implementações. Já o pleno, executa partes maiores das implementações e, dependendo de como são distribuídas as tarefas, consegue trabalhar em projetos sozinho. O colaborador em nível sênior consegue ter um campo de visão mais amplo, pela experiência já acumulada, e lida com a arquitetura e parte gerencial dos projetos.

O que precisa para ser um desenvolvedor

Assim como nas carreiras de Marketing Digital, profissionais de Tecnologia precisam se atualizar a todo o momento. Além de ter os conhecimentos técnicos, como os citados acima, nesta carreira, é necessário estar disposto a se manter atualizado. Essa é uma das principais características e essencial para quem pretende atuar nessa área.

“A área de Tecnologia muda muito rápido e precisamos acompanhar a evolução das linguagens e frameworks que surgem. Sabermos em que momento e qual projeto utilizar as ferramentas e os recursos que ajudarão na execução de cada projeto, evitar agir por impulso ou acompanhar o hype. Tendo assim visão crítica do meio que está em nossa volta”, explica Anderson Nascimento.

Para melhorar e crescer na carreira, algumas recomendações do desenvolvedor da Agência M2BR são:

  • Comece a participar de eventos;
  • Amplie o networking;
  • Faça cursos;
  • Estude lendo livros; 
  • Conheça a fundo o sistema operacional que você escolher e aprenda a extrair o máximo dele.

“Parece muito, mas flui. A computação é um universo apaixonante!”, garante o profissional. 

Carreiras de Marketing Digital em uma agência

A Tecnologia é apenas um dos setores que uma Agência de Marketing pode ter. Além dos DEVs, termo que vem de developer, desenvolvedor em inglês, uma agência tem a Criação, atuando diretamente com a equipe para encaminhar artes e layout de páginas.

Além disso, o Atendimento está junto para atuar ativamente fazendo a ponte com os clientes e a equipe interna. E, dependendo do projeto, pode ter a participação de Planejamento, Monitoramento, Inbound e Mídias Sociais também.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *