Por que investir em Marketing Digital sendo um gestor?

Categorias Artigos, Marketing Digital
por_que_investir_em_marketing_digital

O papel do gestor de marketing mudou. Na verdade, a função de um gerente, hoje, já é outra. Essa pessoa ainda é responsável pelo negócio e por trazer receita. Por que investir em Marketing Digital então, como um gestor? É isso que vamos explicar nesse post.

O papel da administração, desempenhado por um gestor, que pode ser um gerente ou diretor, sempre foi baseado em cinco pilares: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Esses pilares foram desenvolvidos pelo teórico Henri Fayol, responsável pela teoria clássica da administração.

Como bem colocou os autores Joseph Pistrui e Dimo Dimov em um artigo na Harvard Business Review, eles acreditam que “o problema da maioria das empresas não é simplesmente uma administração ineficiente, mas o papel e objetivo do gestor não acompanhou o que é necessário”.

No artigo os autores falam mais de skills que não são técnicas e sobre como os líderes de hoje têm um grande desafio muito além de gerenciar problemas. Os gestores precisam pensar em formas inovadoras, e ensinar isso ao time, para crescer o negócio. Além, claro, de entender as tecnologias atuais.

E aí é o nosso ponto: quais habilidades básicas relacionadas ao Marketing Digital um gestor precisa entender. Básicas porque nem estamos falando aqui das tecnologias chamadas disruptivas, como Inteligência Artificial.

Falaremos de conhecimentos que são inerentes ao bom desenvolvimento de um negócio hoje em dia. E que você, como um gestor, deveria sim ter algum conhecimento sobre para poder traçar as melhores estratégias, delegar e supervisionar as ações.

Por que investir em Marketing Digital?

Você deve aprender Marketing Digital por alguns motivos. O primeiro ponto é que hoje as empresas devem ter todas as suas ações, seja de Marketing, Vendas ou mesmo de Produto, voltadas ao que o consumidor quer.

O maior crescimento nas categorias de consumo diz respeito a empresas focadas em uma relação direta com o consumidor, segundo um estudo do IAB. Como fazer isso? Mudando, principalmente, suas estratégias de comunicação, o que acontece através do time de Marketing.

No que diz respeito ao negócio/ consumidor, o estudo do IAB diz que a internet banda larga possibilitou a comunicação direta entre empresa e consumidores, sem precisar passar pela agência de propaganda, publicações e vendedores.

Por isso, listamos sete motivos para investir em Marketing Digital, como gestor de um negócio. Confira a seguir:

1. É papel do gerente traçar as estratégias.

Por isso, mesmo que não execute as ações, o gerente precisa saber delegar e também saber traçar as estratégias. Afinal, o gerente é responsável pelo negócio e precisa entender o que está sendo feito, para determinar o que precisa mudar.

Essas estratégias envolvem toda a comunicação da marca, seja com objetivo de branding seja para venda. Por exemplo, você pode usar SEO em seu site e chegar ao público criando conteúdo. Esse conteúdo, por sua vez, vai aparecer no Google e gerar tráfego para o site.

Ou você pode criar uma campanha de anúncios para rodar apenas na rede social que seus consumidores mais acessam, convidando para baixar um material. Com esse material você estará criando uma lista de leads, que depois poderá relacionar-se por e-mail.

E, caso a venda não se converta aí, existe o remarketing para “lembrar” o consumidor de fechar a compra e não perder a oportunidade. Esses são só alguns exemplos de estratégias que podem ser criadas para objetivos específicos.

2. É papel do gerente tomar decisões do negócio.

E para isso ele precisa saber avaliar o que foi feito. Depois de traçar o que deve ser feito, provavelmente o gerente delegou as tarefas ao time de Marketing. E agora? Como líder, o gestor deve orientar os melhores caminhos a serem tomados.

Para isso, precisa entender o que está sendo feito e pensar em alternativas para o negócio. É claro que a equipe também é responsável por sugerir, mas a decisão final costuma ser do gerente.

3. Para delegar ao time, o gerente precisa saber do que está falando.

O gestor não precisa ser especialista em tudo sobre Marketing Digital. Mas há conhecimentos básicos que ele precisa entender para avaliar o que está sendo feito. Os anúncios de links patrocinados estão com o retorno baixo?

Talvez a segmentação não esteja correta ou a escolha de palavras-chave não seja a mais adequada. Como anda seu índice de qualidade? E sua copy, será que está de acordo com o produto e o público?

Seu site não aparece de jeito nenhum no Google. Nesse caso, existem uma série de problemas que algum conhecimento em SEO ajudam a identificar e você não precisa ser um especialista em códigos HTML para entender.

4. Sua empresa está perdendo negócio se não está no meio online.

Isso mesmo. Mesmo que o negócio seja offline, dificilmente uma empresa ou startup vai sobreviver sem estar no meio digital. Por isso, investir em Marketing Digital ajuda a trazer receita até mesmo pequenos negócios locais, que podem aproveitar o Google para vender mais. Como?

Você pode não vender online, mas as pessoas procurarão pelo seu serviço na internet. E se você não aparecer no resultado de busca e, em vez disso aparecer seu concorrente, estará perdendo negócio.

As estratégias online ainda ajudam a reforçar sua marca com presença nas redes sociais, através de ações com influenciadores, entre diversas outras ações que podem gerar mais receita.

5. O meio digital proporciona muito mais oportunidades de negócio.

E como responsável pelo negócio, o gestor precisa identificar e não perder essas chances. Por esse motivo investir em Marketing Digital é necessidade para empresas. As estratégias digitais servem para impulsionar a imagem da empresa na internet e, consequentemente, têm relação direta com as vendas.

Usando o exemplo do negócio offline acima. É possível segmentar uma campanha para que o site da empresa apareça apenas para quem buscou por tal serviço, em uma determinada região. Assim, quem buscou por seu serviço e está perto, fica mais propenso a utilizá-lo.

6. Saber ter soluções para as novas exigências do mercado.

Com a nova demanda de uma comunicação direta por parte dos consumidores, as empresa precisam investir nisso. Não é a toa que muitos clientes preferem entrar em contato via redes sociais ou chat em vez do clássico 0800 do SAC.

Por isso, as estratégias de comunicação, principalmente nesses canais, devem ser mais alinhadas com as demandas do seu público. E para saber como criar essa imagem, não só nas redes, mas em campanhas e em site/ blog, é importante conhecer as ferramentas de Web Analytics, Social Media, SEO, Performance e Conteúdo, por exemplo.

7. Saber outras formas de vender que não sigam o tradicional funil.

Um funil tradicional não se aplica a todos os casos. Mas, é certo que todas essas etapas são essenciais.

  • Atração (de novos consumidores);
  • Conversão (em leads);
  • Fechamento (a venda em si);
  • Retenção (manter o cliente leal).

Como aprender Marketing Digital?

aprender_marketing_digital

O gestor de uma empresa não precisa dominar absolutamente todas as áreas de Marketing Digital. Até porque terá um especialista ou uma agência especializada prestando esse serviço específico.

Mas, para delegar, acompanhar e analisar, é preciso ter o conhecimento sim, mesmo que básico. Como o Google é a maior e mais importante ferramenta para todo o negócio digital, saber suas particularidades é o mais importante.

A Formação em Google Marketing do Academy passa por todos os principais tópicos na prática. Ou, caso você já domine algum, pode investir em um curso específico da área. Outra forma de aprender é buscando certificações gratuitas de cada ferramenta e seguindo os maiores especialistas e seus blogs para aprender Marketing Digital grátis na internet.

Dicas para aprender Marketing Digital

SEO é importante para sempre manter o site no topo e garantir tráfego orgânico, ou seja, gratuito, para sua página, seja um site ou uma landing. Para aprender SEO, o gestor pode investir em um curso prático, em que vai aprender em algumas aulas os pontos mais relevantes para colocar imediatamente em ação as técnicas de Search Engine Optimization.

A vantagem do curso presencial é conhecer outros profissionais e especialistas e perguntar todas as suas dúvidas naquele momento. Mas há certificações gratuitas, como as da SEM Rush. Além disso, blogs da Moz, Neil Patel, Ahrefs e SEM Rush são só alguns que você pode acompanhar para saber das últimas novidades e mudanças no algoritmo do Google.

Performance é toda a parte de mídia digital, ou seja, as campanhas e anúncios, principalmente os do Google Ads. Para saber analisar se determinada campanha ou grupo de anúncios está performando corretamente e alcançando o ROI desejado, saber segmentação, bid, leilão e remarketing são alguns dos temas mais importantes aqui.

Para dominar Google Ads, além da formação, você pode investir na certificação do Google, que é gratuita. Na maratona de certificação, você aprende na prática e focado no que de mais importante a ferramenta tem e exige.

De nada adianta investir em Marketing Digital e não saber analisar o desempenho e resultado das ações. Por isso, outro conhecimento essencial é em Web Analytics. Analisar o tráfego, as campanhas, as pesquisas internas e funis, por exemplo, são fundamentais para distribuir adequadamente a verba e manter o ROI alto.

Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato pelo chat, nas redes sociais, e-mail (academy@m2br.com) ou telefone (+55 21 2225.7180 . +55 21 97236.1245) que estaremos prontos para ajudar.

 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *