Plataformas de gerenciamento de redes sociais: quais usar?

Categorias Marketing Digital, Web Analytics

Já mencionamos muito aqui no blog sobre o potencial das redes sociais. Porém, enquanto elas são cruciais para praticamente qualquer empresa, também apresentam um desafio. Entre Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest e diversas outras, como cuidar de tudo ao mesmo tempo de forma eficiente? É aí que entram as plataformas de gerenciamento

As plataformas são softwares que ajudam a organizar o trabalho dentro das suas redes. Elas possuem diversas funcionalidades, como a possibilidade de agendar posts, controlar todas as redes em uma única plataforma e muito mais. Neste post, vamos abordar o lado mais prático do marketing nas redes sociais, falando sobre essas soluções e como elas podem ajudar. 

E se gostar do conteúdo e quiser aprender ainda mais sobre o assunto, confira o nosso curso Formação em Mídias Sociais Plus+

Quais são as principais plataformas de gerenciamento de mídias sociais e suas características?

Existem dezenas de opções no mercado. É claro que o ideal é conhecer cada uma e experimentar o que elas têm a oferecer, antes de tomar uma decisão definitiva para a sua empresa. Porém, ninguém tem tempo no dia a dia para isso. Portanto, preparamos essa lista simples e rápida com algumas das soluções mais conhecidas no mercado e suas funcionalidades. Vamos lá! 

mLabs

A mLabs é uma das opções mais completas que você encontra no mercado. Ela cobre grande parte das funcionalidades mais importantes, como o agendamento de posts, a possibilidade de responder em qualquer rede sem precisar sair da ferramenta e muito mais. 

Entre os destaques dessa opção estão um grande foco no analytics, com a produção de relatórios e uma interface bem simples. Por exemplo, é possível convidar clientes e colaboradores para fazer alterações em posts. 

Em relação aos preços, a mLabs tem planos de assinatura variáveis e você também tem 7 dias grátis para testar a plataforma. 

Etus

Outra das opções mais completas, a Etus é uma das líderes no ramo em toda a América Latina. É bem semelhante a anterior no quesito das funcionalidades. Isso significa que provavelmente não exista nenhuma escolha errada entre elas e a decisão fica mais a cargo da sua preferência pessoal. 

Um destaque da Etus é seu foco na gestão de processos, ou seja, no workflow da produção. Por conta disso, não é apenas uma ferramenta de redes sociais mas também de gerenciamento de tarefas. 

Bume

A Bume é a primeira plataforma que é um pouco diferente. Existem funcionalidades semelhantes às anteriores, mas ela também permite o gerenciamento de páginas na internet. Ela também permite a criação de landing pages. 

RD Station

Falando na criação de landing pages, a RD Station é uma das maiores, senão a maior ferramenta de automação de marketing do Brasil. Com ela, você pode automatizar praticamente todas as suas operações de marketing com uma única solução. É uma ferramenta com funcionalidades semelhantes às outras, mas com a vantagem de ter uma integração natural com todos os leads gerados no RD. 

AdEspresso

Agora vamos entrar nas ferramentas mais específicas, como o AdEspresso. Essa é uma solução do Hootsuite, que também é uma ferramenta completa, permitindo gerenciar todas as suas redes em um único ambiente. 

Já o AdEspresso é focado apenas no Facebook Ads. Seu objetivo é automatizar ações, além de ajudar você a focar em anúncios que tenham o melhor resultado, a partir do analytics, e fazer testes A/B para sempre ter as melhores opções. Esse tipo de ferramenta é ótimo para empresas pequenas que focam em uma única rede, ou para quem tem o Facebook Ads como um dos pilares do negócio. 

Postgrain

O Postgrain, como o nome indica, tem um objetivo claro: gerenciar o seu Instagram. A maior vantagem desse aplicativo é que pode aproveitar melhor todas as funcionalidades da plataforma, praticamente como se estivesse na rede. Mas, se esse é o caso, por que usá-lo? 

Além do uso praticamente nativo da rede, o Postgrain permite responder mensagens, agendar publicações e todas as funções básicas. O diferencial está nas opções mais avançadas, como reposts de conteúdos de fãs automatizados, gerenciamento do time para distribuir tarefas dentro da rede e muito mais. 

Reportei

A Reportei, como é de se esperar pelo nome, foca em relatórios. Seu objetivo é ajudar a resolver um problema comum das empresas e agências, que é a dificuldade em transformar os dados brutos em informação útil. Isso tende a ser feito manualmente, o que acaba tomando muito do tempo. Aí entra a solução.

Com o Reportei, você consegue gerar relatórios das redes sociais combinados com o Analytics em um único template. Assim, você consegue ter informações mais precisas, com menos trabalho. 

Qual ferramenta usar? 

Enquanto essas são as principais ferramentas disponíveis no mercado, resta apenas saber qual de fato usar. A resposta pode variar muito e depende quase exclusivamente de dois fatores: o que você precisa e sua afinidade

Normalmente, uma análise de ferramentas segue uma regra simples: quanto mais ela cobre, menos profunda ela é. Ou seja, uma ferramenta focada em relatórios, como a Reportei, vai se aprofundar muito mais nesse assunto do que uma opção mais generalizada. É claro que isso não quer dizer que as opções mais completas não são ótimas. 

Portanto, o primeiro passo é analisar a sua empresa e entender o que você precisa e quais são suas dores. Se você foca no Instagram e apenas marca presença nas outras redes, as demais opções podem parecer um pouco supérfluas. 

Por outro lado, se você não usa ferramenta nenhuma, mas precisa de todas as redes, a solução mais completa vai te ajudar muito. 

Caso esteja tudo certo, mas você tem dificuldades em relatórios, o ideal é escolher a última opção. Enfim, a resposta é simples: procure entender o que é mais importante para a sua empresa e escolha a ferramenta que melhor a atende. 

Também é crucial fazer testes. Praticamente todas as soluções acima, e a grande maioria no mercado, têm períodos de trial gratuito. Vale a pena gastar um tempo conhecendo cada ferramenta até encontrar aquela com a qual você mais sente afinidade. 

Gostou do post? Quer conhecer melhor essas ferramentas de forma prática e como usá-las no dia a dia da sua empresa? Então conheça o nosso curso Formação em Mídias Sociais Plus+! Não somente esse curso é especial por marcar o retorno das nossas aulas presenciais, mas você também aprenderá tudo sobre as plataformas de gerenciamento e sobre as redes sociais.  

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *