Os maiores desafios na gestão de Marketing Digital e o que fazer

Categorias Artigos, Marketing Digital
topicos_que_voce_precisa_saber_sobre_o_mercado_digital

O rápido avanço tecnológico te assusta também? Não importa se você está apenas começando a carreira em Marketing ou se ocupa uma posição sênior. A transformação digital veio para ficar. Diante disso, se manter atualizado no mercado digital é o grande desafio.

Não só para analistas, mas principalmente para gestores. Isso porque os analistas já estão sendo formados nessas novas tecnologias, enquanto quem ocupa uma posição sênior precisa acompanhar todas as novidades. Afinal, não é saudável para um negócio que a empresa fique parada no tempo e não siga as mudanças digitais.

Você, como um gestor, gerente ou coordenador, também concorda que um de seus maiores desafios é a transformação (e adaptação) para o digital? É claro que uma posição dessas traz outras preocupações, como receita, gastos, produto, pessoas…

As soluções digitais podem contribuir positivamente para o negócio. E é seu papel, como líder, entender como esses processos funcionam e até mesmo conduzir o time nesse sentido. A questão não é ser tecnológico ou não, mas entender como o novo consumidor se comporta e como chegar a ele.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Spencer Stuart, a média de tempo que alguém permanece no cargo de Chief Marketing Officer (CMO) é de 44 meses. Esse cargo pode ser o equivalente a um gestor, gerente ou diretor. Esse tempo não chega a quatro anos de trabalho no cargo.

Para corrigir isso, e aumentar esse tempo de permanência na função, é importante conhecer bem os objetivos de Marketing e saber como atuar na direção de trazer os melhores resultados para o negócio.

Maiores desafios do gestor de marketing

maiores_desafios_do_gestor_de_marketing

A posição de gestão por si só já é um grande desafio. Tem a gestão de pessoas. Você precisa manter o time motivado e ao mesmo tempo saber cobrar os resultados. Precisa inspirar e ensinar, saber ouvir e estar preparado para críticas também. E tem a gestão do negócio. ROI, KPIs e tudo o que envolve a receita, lucro e gastos.

Para o líder da área de Marketing, ainda tem essa gestão. Um gestor de Marketing deve conhecer as possibilidades no digital. Precisa acompanhar as tendências e conhecer a fundo a jornada de compra e sua persona.

Falando em persona, o gestor de Marketing Digital deve sempre colocar esse consumidor no centro de todas as ações. Todas as estratégias de campanha e de produto devem ser guiadas pelas dores e necessidades do público.

Parece muita coisa pra uma única pessoa saber. Ainda assim, não quer dizer que o gerente ou coordenador precisa dominar e ser um especialista em tudo. Mas precisa correr atrás, até porque muitos profissionais nessa posição precisam superar também a barreira das mudanças tecnológicas e na área, já que os avanços ocorrem a passos bem rápidos.

De acordo com o relatório State of Inbound, da Hubspot, o maior desafio de Marketing para as empresas é como gerar tráfego e leads. Esse é o tópico mais difícil de se alcançar para 63% dos entrevistados. Os cinco principais desafios, na ordem, são:


  1. Gerar tráfego e leads – 63%
  2. Provar o ROI das atividades de marketing – 40%
  3. Assegurar orçamento suficiente – 28%
  4. Identificar as tecnologias corretas para as necessidades da empresa – 26%
  5. Gerenciar o site – 26%

5 tópicos que você precisa saber sobre o mercado digital

big_data

Se você chegou até aqui nesse post, certamente está em busca de uma solução que não o faço entrar para a estatística mencionada lá no começo desse post e sim que o mantenha nessa posição profissional. O segredo é você se manter sempre atualizado.

Na verdade, estar por dentro das tendências e dos avanços na área de Marketing é essencial para qualquer profissional, principalmente um gestor. Por falar em tendências, selecionamos cinco tópicos que todo gestor de marketing precisa saber sobre o mercado digital.

Funil de vendas

Entender o comportamento do seu consumidor é fundamental para o bom desempenho dos negócios. Afinal, você só conseguirá ter lucro e sucesso com um produto ou serviço que atenda a um problema desse público. Não adianta criar o produto mais incrível e altamente tecnológico, que não tenha demanda nenhuma de mercado.

Entender o que o público precisa é a primeira etapa da estratégia de marketing. Depois, todo o processo de venda passa pela jornada de compra, ou seja, o “caminho percorrido” pelo consumidor até a conversão.

A jornada passa, basicamente, pelos estágios de Descoberta e Reconhecimento de que existe um problema; a Consideração das possibilidades de solução desse problema, que inclui a busca por formas de resolvê-lo; a Decisão de Compra, quando o consumidor escolhe uma opção.

A jornada pode ser representada pelo funil de vendas, que são as ações relacionadas a cada uma das etapas da jornada. Porém, o modelo de funil já está ficando ultrapassado. A Hubspot, grande defensora do modelo, já o aposentou de vez.

Em um artigo, o próprio Google afirma que o funil de marketing como uma jornada linear está ficando defasado. Isso porque as intenções de cada consumidor é que determinam a sua própria jornada. Portanto, é preciso que os gestores e times de Marketing consigam enxergar isso.

Canais

Os canais de comunicação são os meios utilizados para conduzir os consumidores por essa jornada. Alguns desses canais são as mídias sociais, excelentes fontes de tráfego para seu site ou produto. Mas precisa saber como trabalhar em cada uma delas, entender dos algoritmos e como o conteúdo deve ser produzido em cada plataforma.

O mesmo vale para os anúncios, seja nas mídias sociais ou Google Ads. Em cada mídia o anúncio é de um formato e com uma característica diferente. O gestor deve conhecer os melhores canais para seu negócio, que são aqueles que seu público está presente.

De nada adianta investir em anúncios no Google se seu público passa mais tempo navegando no Instagram. Esse conhecimento vai ajudar a trazer mais conversões e a otimizar a verba de marketing, já que deixará de investir em canais que dão baixo retorno.

Content e Inbound Marketing

Esses são alguns dos conceitos mais comentados e usados da atualidade. O Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo, é a produção de conteúdo relevante para atrair o público e conduzi-lo à jornada. Pode ser desenvolvido através de posts em um blog, criação de e-books, whitepapers, infográficos, entre outros formatos.

Já o Inbound é o Marketing focado na geração de leads e conversão de vendas, com o conteúdo tendo um papel fundamental nessa estratégia. Em vez de impactar o consumidor com anúncios persuasivos que o façam comprar algo, o Inbound trabalha com conteúdo que possa fazê-lo ter esse desejo.

Outbound Marketing

Enquanto no Inbound você cria conteúdos e estratégias para atrair o consumidor até sua empresa, no Outbound a empresa vai até esse consumidor. São as formas mais “agressivas” de conquistar clientes, com propagandas.

Exemplos de Outbound são os anúncios no Google e nas mídias sociais, outdoors, mídias de Display, propagandas em meios de comunicação como rádio e TV, entre outros formatos. Enquanto o time de Inbound pode usar mais um produtor de conteúdo, o time de Outbound vai precisar de bons vendedores.

Big data

O conceito é fundamental para trabalhar no mercado digital. Esse conceito significa analisar grandes quantidades de dados para ter soluções mais assertivas e informações mais rápidas. Embora o Big Data seja um conceito e um trabalho maiores, a análise de dados é algo que já faz parte da rotina de profissionais de Marketing.

Se ainda não faz, deveria começar para ontem! O analista de métricas e Web Analytics é aquele que vai indicar se as campanhas estão convertendo corretamente; onde é possível ajustar; além de informações sobre o público através da análise em ferramentas.

Esse é o profissional que vai ajudar no controle da verba e no ganho de receita. Isso porque, ao analisar as ações de Marketing e produto, em todos os momentos, ajuda na redução de custos e na maior efetividade do resultado.

Ao analisar antes, vai indicar em que canais as campanhas devem ser mais efetivas. A análise durante é para confirmar os dados e possibilitar os ajustes antes que seja tarde demais. Por fim, a análise ao final é um balanço completo de tudo o que foi feito.

Como se manter atualizado no mercado digital

como_se_manter_atualizado_no_mercado_digital

Para se manter atualizado, só estudando sempre. Pode ser por conta própria, buscando certificações online e conteúdos em blogs especializados e redes sociais. Outra forma de se informar é acompanhando especialistas nas áreas, que costumam fazer estudos e compartilhar muitos insights valiosíssimos para o trabalho.

Um dos lugares para acompanhar esse conteúdo, ainda mais com foco em negócios, é no Linkedin. Falando na rede, é importante trabalhar a sua imagem lá. O Linkedin não é uma rede mais particular, já que seu foco é trabalho. Aqui na M2BR Academy temos o workshop destinado a ensinar como construir a sua imagem e aproveitar as conexões nessa rede.

Outra forma de se manter atualizado são os cursos, principalmente os rápidos que costumam ser mais focados no conteúdo e até na prática. Com todos os exemplos acima, saber estratégias de Marketing Digital é mais do que essencial para gestores na área. Assim como conhecer a fundo a maior ferramenta que possibilita esse trabalho, o Google.

 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

2 ideias sobre “Os maiores desafios na gestão de Marketing Digital e o que fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *