O que faz um profissional de Planejamento de Marketing Digital?

Categorias Marketing Digital

Em uma Agência de Marketing Digital, o Departamento de Planejamento é responsável por traçar estratégias das áreas de Marketing Digital, Mídias Sociais, Mídia de Performance, e outras que precisarem.

Na verdade, o setor de Planejamento auxilia todos as outras áreas a montarem suas estratégias e na criação de um plano em comum. 

A parte específica de cada área, ou seja, as táticas que serão aplicadas por cada setor, cabe a cada departamento específico planejar. Mas sempre em sinergia com os demais. 

Essa comunicação e colaboração entre departamentos é facilitada pelo Planejamento, que deverá ter uma visão geral do todo e auxiliar cada um.

Na Agência M2BR, por exemplo, o Planejamento pode atuar ajudando todos os outros setores, que são: Social Media, Mídia Online, Inbound Marketing, Planejamento, Criação e Monitoramento.

A seguir, confira responsabilidades do profissional de Planejamento em uma Agência de Marketing Digital.

1- Funciona como um facilitador

O Departamento de Planejamento trabalha com várias áreas dentro de uma Agência de Marketing Digital. É um facilitador de estratégias, que fornece informações e uma visão de fora para essas áreas.

Por isso, o profissional de Planejamento precisa muito de dados, pesquisar sobre o mercado e sobre as tendências do consumidor que virá. 

É um pouco um trabalho de “futurologia”, de tentar explicar e entender o porquê o mercado está vindo por tal caminho.

O departamento também funciona como um mediador ou incentivador de parcerias entre os departamentos, como Inbound e Mídia, principalmente quando a proposta de campanha do cliente envolve mais de uma área.

2 – Pesquisa e dados

Para que esse trabalho de facilitar funcione, é essencial que a área faça muita pesquisa. Algumas das atribuições dos profissionais da área são:

  • Estudar o cliente e o mercado. 
  • Fornecer dados para ajudar no trabalho de outros setores.
  • Ajudar na Comunicação entre as áreas da agência. 
  • Fazer a análise SWOT.
  • Fazer benchmarking, procurando ver o que os concorrentes fazem e não fazem, e o que outras empresas do segmento fazem, por exemplo.
  • Produzir relatórios analíticos gerais.

Para isso, uma dica de Bruno, responsável pelo setor de Planejamento da Agência M2BR, é legal olhar diariamente sites e blogs especializados; cadastrar-se em newsletters de sites de pesquisa; olhar o Think with Google, que costuma fornecer dados e insights diários em diversos segmentos do mercado.

Outra tarefa que o Planejamento deve fazer é registrar os períodos do ano, prevendo as sazonalidades do mercado na construção da estratégia. 

Por exemplo, feriados e datas comemorativas que podem afetar as vendas ou que podem virar gancho para uma comunicação ou campanha específica.

Em algumas agências, o Planejamento pode atuar junto ao Monitoramento, como uma única área, ou separados. Mas ambos são complementares.

O Monitoramento é para ouvir melhor os clientes, o que envolve a maioria dos setores direta ou indiretamente. Essa percepção vem muito das mídias sociais, do que estão falando, das novidades de mercado, entre outras fontes.

3 – Principal função do Planejamento

A principal atribuição do profissional de Planejamento é realizar um diagnóstico. Isso funciona com o entendimento dos problemas e dos objetivos do cliente, para então traçar as estratégias. 

Para isso, só com a ajuda de dados e pesquisas para ajudar os departamentos na construção da campanha. A parte tática fica por conta das equipes específicas, mas todas devem pensar juntas. 

O processo do diagnóstico envolve: encontrar os problemas, trazer dados, traçar estratégias, traçar as táticas e depois de mais ou menos seis meses (podendo ser menos ou mais tempo), analisar o resultado final.

Bruno destaca que Planejamento não é uma ciência exata. Logo, mesmo que existam clientes da mesma área de atuação, a estratégia deve ser diferente para cada um. 

Cada empresa terá suas dores, necessidades e objetivos de Marketing.

4 – Perfil profissional

Para atuar na área de Planejamento, não é preciso ser um especialista técnico em determinada área, como SEO, Ads ou Social. Nessa área vale muito mais ter a visão geral para, assim, conseguir ajudar com as estratégias conjuntas de todos os departamentos.

Profissionais que já atuaram em algumas das áreas de Marketing Digital terão essa visão mais facilmente, por experiência própria. Mas, iniciantes também têm sua vez.

→ Você sabe como começar na área de Marketing Digital?

Um assistente ou estagiário, por exemplo, pode ajudar com a parte operacional, como a construção de planilhas, realização das pesquisas e montagem das apresentações. 

Outra atividade que pode ser desempenhada é, com esses dados, ajudar na construção da persona que irá direcionar o trabalho de todas as áreas.

O profissional de Planejamento precisa ser versátil e estar ligado nas tendências. Além disso, precisa entender de tecnologia, experiência de usuário, experiência do consumidor, e também do cliente, suas dores e objetivos.

5 – Visão analítica

Falamos muito que esse profissional precisa fornecer os insumos para as outras áreas trabalharem, que nada mais são que dados.

Assim como na função do Analista de Mídia de Performance, o Planejamento também precisa ter uma visão analítica.

Já que só conseguirá ter certeza dos resultados a partir dos relatórios. Logo, precisará saber ler e fazer essas análises para saber qual estratégia seguir.

O coordenador de Planejamento da M2BR cita um exemplo. Ao postar um post de blog no Facebook, por exemplo, o número de curtidas pode ter sido baixo.

Mas, se a quantidade de cliques foi alta, a publicação cumpriu sua função que era a de levar tráfego ao blog.

Resumo do papel do Planejamento em uma agência

O profissional de Planejamento precisa realizar o diagnóstico do cliente, pensando nas dores, nas causas desses problemas e buscar uma solução para eles.

O Planejamento é uma área fundamental para entregar inteligência. Não é só montar um relatório, fazer uma estratégia ou um criativo. 

É preciso entregar uma análise com informações relevantes. Por isso, trabalhar com dados é fundamental para fazer o planejamento com inteligência.

Na M2BR Academy, você pode ter uma visão geral para trabalhar com Planejamento com o curso de Estratégias de Marketing Digital, passando pela parte de Planejamento, Social, Ads, E-mail, Conteúdo e, claro, Dados e Métricas.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *