O que é Marketing Educacional e como criar estratégias de sucesso

Categorias Marketing Digital

Como o nome já sugere, o Marketing Educacional diz respeito às estratégias adotadas por instituições de ensino para conquistar novos alunos e retê-los. Por isso, à medida que novas instituições vão surgindo, fica cada vez mais necessário se destacar, especialmente  no período de volta às aulas. 

Segundo a pesquisa EduTrends 2016, feita pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, 66,5% das IES investem em marketing offline e 81,3% em Marketing Digital. O estudo também revelou que 69,3% das instituições consideram o retorno sobre investimento (ROI) muito ou moderadamente positivo com o marketing offline. Com o marketing digital, o percentual subiu para 82,4%.

O marketing digital quando bem executado tem uma alta eficácia para as escolas, faculdades ou plataformas de cursos que desejam aumentar seus lucros. Por isso, no artigo de hoje, você vai conferir conhecimentos e dicas para as suas estratégias nesse segmento. 

O que é o Marketing Educacional 

O Marketing Educacional envolve diversos tipos de ações em variados formatos, no online ou digital. Tudo de forma direcionada e adaptada ao público-alvo. O propósito deve ser criar uma comunicação holística, ou seja, que englobe todos os lugares onde sua persona está, com mais estratégica, para maior eficiência. 

Apesar de envolver campanhas offline, como outdoors, televisão e rádio, é no digital que o marketing educacional tem mais alcance e melhor  custo-benefício. Isso porque é possível segmentar seu público pelas preferências e atingir realmente quem estará interessado nos serviços oferecidos. 

Por exemplo, se você tem uma plataforma de cursos preparatórios para concursos públicos, em uma campanha nas redes sociais pode selecionar uma faixa etária e grupo de pessoas que estão se preparando para passar em um concurso que está com inscrições abertas. Já se você tem uma escola de ensino infantil, pode criar uma campanha mostrando o diferencial e escolher exibi-la para pessoas que provavelmente são pais de crianças pequenas e que estão buscando uma escolinha confiável.

Benefícios do Marketing Educacional 

O principal benefício do Marketing Educacional é a captação de novos alunos, porém, as vantagens não param por aí. A instituição de ensino terá sua presença digital fortalecida e, com isso, o fortalecimento da marca no setor de atuação. Assim, quando alguém pensar em determinado curso, a sua empresa será reconhecida como autoridade confiável. 

Tendências para o Marketing Educacional

Omnichannel 

O prefixo ‘omni’ significa tudo ou todo, omnichannel, portanto, é a estratégia que engloba o digital e o offline, um completando o outro. Para funcionar bem, é importante que as equipes on e off trabalhem de forma integrada, buscando desenvolver uma linguagem e identidade coerentes. 

Assim, a comunicação chegará ao público de forma mais completa, em todos os cantos. 

Google e SEO 

De acordo com a  StatCounter GlobalStats, no mercado de mecanismos de busca, o Google representa uma fatia de mercado de 92.51%. O segundo da lista é o Bing, com 2.45%. Qualquer pessoa que tenha acesso à internet costuma utilizar o buscador para se informar.

Conforme dados da Moz, 84% dos usuários Google realizam 3 ou mais pesquisas diárias. (Fonte: Moz, 2019). Já a Search Engine Land, constatou que 90% dos usuários Google acessam apenas os links das primeiras posições. Portanto, fazer com que o seu site apareça nos primeiros resultados de busca do Google é fundamental para ser visto e encontrado, mas como fazer isso? A resposta é o SEO, que significa Search Engine Optimization (em tradução livre, otimização para mecanismos de busca). 

O SEO se trata de uma série de ações feitas em um site para que os mecanismos de busca entendam que aquele site é relevante. Com isso, sempre que alguém pesquisar algo sobre um serviço que seu negócio oferece, irá aparecer logo no início, gerando mais chances das pessoas abrirem a página. 

É importante manter atualizada uma página no Google Meu Negócio. Essa funcionalidade ajuda na categorização dos resultados de busca, além de mostrar ao usuário endereço, fotos e até avaliações. 

Um checklist básico do que observar em uma página com relação ao SEO: 

  • Palavra-chave: como você quer que as pessoas encontrem sua página? (exemplo: cursos no Rio de Janeiro). Esta palavra-chave deve estar no título, no primeiro parágrafo e na meta-descrição (que é basicamente um resumo sobre o site). 
  • Subtítulos em H2 e H3; 
  • Imagens com os atributos preenchidos com a palavra-chave, principalmente o alt;
  • Ter hiperlinks que levem tanto para páginas internas, dentro do seu site, quanto páginas de saída; 
  • Site otimizado. 

Experiência

Outra tendência que faz parte do setor educacional é o marketing de experiência, ou seja, mostrar o quanto o seu serviço funciona na prática, despertando mais confiança no cliente. Apesar de ser comumente utilizado no marketing de produtos tangíveis, no setor educacional pode ser utilizado de diversas maneiras. 

Uma delas é um tour presencial para conhecer as instalações do local ou, no caso de plataformas online, tour virtual e aulas experimentais. 

Várias estratégias podem ser aplicadas, como tour presencial, aulas experimentais e até mesmo um tour virtual pela instituição. O ideal é oferecer essas possibilidades para os interessados, mostrando as principais qualidades e diferenciais da instituição. 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido por Marketing de Atração, consiste em criar ações para que os clientes possam ir até uma marca e não o contrário. A principal forma de fazer isso é através do conteúdo estratégico e de qualidade.

Explicando resumidamente o caminho do Inbound, vamos imaginar que um usuário pesquisou no Google  “O que é SEO”. Nos primeiros resultados, ele encontra um artigo de um blog que explica, dá exemplos e no final mostra a importância de saber mais sobre isso. O usuário percebe que tem uma necessidade: aprender. Aos poucos, ele vai sendo levado até a decisão que, nesse caso, é comprar um curso sobre SEO. 

Entre os benefícios do Inbound Marketing, estão manter um bom relacionamento com os clientes, redução de custos – uma vez que a comunicação é estratégica e digital, mensuração diária – você poderá acompanhar diariamente acessos, cliques, leads e outras métricas que mostrarão se aquela estratégia está funcionando. 

Feedback e avaliações 

Que tal pedir a algum aluno ou responsável para compartilhar uma experiência positiva sobre como a instituição de ensino transformou a vida dele? Uma boa reputação online exerce grande peso na hora da escolha. 

Dicas para um Marketing Educacional eficiente

Tenha um site otimizado

O Google leva em conta a velocidade de um site e se é responsivo, ou seja, se está adaptado aos dispositivos móveis, na hora de ranquear. Sites lentos, com ‘bugs’ e que não são adaptáveis para ler no celular ou tablet, ficam atrás nesta corrida dos resultados. 

Capriche no atendimento

Pouco adianta fazer uma campanha incrível de Marketing Educacional, se na hora que o interessado tentar um atendimento, ser mal atendido ou sequer alguém responder. Por isso, é importante ficar de olho no atendimento, oferecendo canais que funcionem, contando até com ajuda de chatbots, caso seja necessário. 

Invista em mídia paga

Além do SEO e estratégias nas redes sociais para aparecer de forma orgânica, criar campanhas de mídia paga ajuda a aumentar o seu alcance, atraindo pessoas que sequer saberiam da existência da sua marca. 

Sem contar que, como falamos anteriormente, é possível segmentar bem o público que deseja atingir – por gênero, idade, localização, etc. Com isso, irá alcançar quem é o seu verdadeiro alvo, aqueles usuários que precisam da solução que sua instituição de ensino oferece. 

Conte com influenciadores

Os influenciadores possuem forte presença digital e influenciam os consumidores nos nichos em que atuam. Por isso, o marketing de influenciadores tem feito tanto sucesso. Uma dica é optar pelos influenciadores menores, mas com alto engajamento entre o público que você deseja atingir. 

Criatividade no conteúdo 

Todas essas estratégias citadas acima dependem de um bom conteúdo, pois ele é o carro-chefe. Dessa forma, a equipe precisa discutir ideias, pesquisar referências e colocar toda a criatividade em jogo para criar conteúdos atrativos. 

Destacando-se no mercado educacional 

As instituições de ensino que investem em Marketing Educacional e o fazem com qualidade se destacam entre a concorrência, tornando-se referência no assunto. 

Agora, como você já sabe as principais formas de atuação do Marketing Educacional, é o momento de planejar e executar suas estratégias. 

Gostou do artigo? Compartilhe com sua equipe para que eles fiquem por dentro. 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *