
Você provavelmente já conhece, ou já ouviu falar, do TikTok. Afinal, o app foi o mais baixado em 2020 nos EUA, superando o próprio Facebook e todos os outros que fazem parte do guarda-chuva da empresa do Zuckerberg. Com o sucesso, os profissionais de marketing ficam com uma pergunta na cabeça: será que vale a pena usar o app como plataforma de publicidade?
É essa pergunta que responderemos neste post. Continue lendo até o fim e conheça um pouco sobre o TikTok, além dos principais motivos pelos quais você deve prestar muita atenção no app.
E se gostar do post e quiser saber mais sobre o TikTok, confira o nosso curso Formação em Mídias Sociais Plus +!
O que é o TikTok?
Se você ainda não conhece, vamos a uma apresentação rápida do app. O TikTok é uma rede social com foco em vídeos curtos. Ele é propriedade da ByteDance, uma empresa chinesa. Estima-se que o aplicativo tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo, com mais de 100 milhões apenas nos Estados Unidos.
Você provavelmente já ouviu falar do TikTok por conta das notícias envolvendo o presidente Trump, que chegou a banir o aplicativo por preocupações com a segurança nacional, já que o app é chinês.
Como um aplicativo de vídeos curtos, grande parte do seu conteúdo é divertido ou focado no entretenimento, como os desafios que dominam a plataforma. Mas, por que um profissional de marketing deve se preocupar com esse app?
Por que os profissionais de marketing precisam ficar de olho no TikTok?
Qualquer aplicativo que começa a fazer muito sucesso gera uma certa curiosidade nos profissionais de marketing: será que ele veio para ficar ou é só modinha? Pelo que vimos até agora com o TikTok, a primeira opção parece mais provável. Confira por que.
Uma máquina de downloads
Mencionamos o altíssimo número de downloads do app, que por si só já chama muita atenção. Quanto mais pessoas estão no app, maior é o seu alcance. Isso é importante para os profissionais de marketing em duas frentes. Primeiro, para fazer anúncios. Mais usuários engajados na plataforma significa que são feitos mais anúncios, o que já é uma forma de ganhar dinheiro.
Para a maioria dos profissionais de marketing essa é uma forma de se conectar com o público e divulgar a própria marca.
Um público altamente segmentado
Um dos maiores desafios para o profissional de marketing moderno é conversar com o público mais jovem. A faixa etária dos 16 a 24 e 25 a 30 não vê muita televisão, não lê jornais e revistas. Mais do que qualquer outro segmento, eles passam o tempo inteiro na internet. O problema é que a internet é um lugar bem grande.
Existem plataformas muito nichadas, como o Twitch. Existem plataformas que sofrem um abandono do público mais jovem, por diversos motivos. Durante muito tempo isso foi um grande problema para o Facebook, até que os grupos ajudaram a revitalizar um pouco o interesse do grupo jovem.
A boa notícia é que essa faixa etária domina o TikTok. A estimativa é que 42% dos usuários ativos da rede têm de 18 a 24 anos. Então, se a sua empresa tem qualquer interesse nesses grupos, já é um motivo para ficar de olho.
Além do mais, mesmo se o seu interesse no público não for imediato, essa faixa etária é criadora e ampliadora de tendências. É uma ótima forma de ver para onde caminha o mercado.
Uma plataforma testada e aprovada
Apesar do TikTok ter explodido como assunto recentemente, ele não é exatamente novo. Na verdade, o app é uma evolução do Music.ly. Além disso, o app já foi amplamente testado no mercado oriental, além de países como os Estados Unidos.
Primeiramente, isso significa que o app é “maduro”. Já passou por testes e atualizações de segurança, chegando por aqui com diversas configurações de privacidade. Existe muita proteção para evitar assédios, por exemplo.
Complementando a segurança, o público já demonstrou que a rede tem uma ótima ideia e um gancho que fisga o público por todo o mundo.
Potencial de viralização
Outro enorme objetivo de qualquer marca é criar o próximo grande conteúdo viral. Porém, isso não é tão fácil. O público é completamente imprevisível, o que significa que é impossível formular o que viraliza. Por conta disso, empresas podem gastar muito dinheiro e tempo tentando produzir a próxima peça viral sem ter sucesso.
O TikTok ajuda nesse sentido. Qualquer conteúdo que você fizer no TikTok é garantia de viralizar? Claro que não. Mas existem elementos naturais da rede que ajudam:
- vídeos são conteúdos muito fáceis de consumir e compartilhar;
- vídeos curtos têm ainda mais potencial;
- como é um aplicativo de celular, não existe a expectativa de algo super produzido;
- o fato de já ser uma rede social permite viralizar no próprio app;
- também é simples sair do TikTok e ir para outras plataformas, como o YouTube e até o Facebook;
- o tipo de conteúdo do app, como os challenges e os conteúdos de humor, também tendem a viralizar mais fácil.
Uma forma de fazer marketing de influenciadores
Outra estratégia muito querida dos profissionais de marketing é usar influenciadores para conversar com o público. Essas pessoas são usuários, como eles, o que significa que a conexão é muito mais forte. Você provavelmente conhece, e segue, diversos deles.
Também é provável que grande parte deles estejam no TikTok. Se você quer explorar o marketing de influenciadores, o TikTok é uma boa opção. É claro que essa não é a única rede que os influenciadores usam, o YouTube ainda é o preferido, mas pode ser uma opção mais barata, mais segmentada e com maior engajamento.
O TikTok é um dos aplicativos mais interessantes do mercado. Como ele ainda é relativamente novo e está conquistando a audiência, agora é um ótimo momento para marcar presença nele e se estabelecer como uma marca forte nesse meio. Por enquanto seu público é bem segmentado, mas é natural que ele também siga o ciclo que toda rede segue, de atrair o público mais mainstream. Por isso, certamente vale a pena ficar de olho.
Gostou do post? Quer conhecer mais sobre o TikTok? Então confira o nosso curso Formação em Mídias Sociais Plus+ para aprender mais sobre essa e outras redes de forma totalmente prática!