TikTok: Como usar essa rede na sua estratégia de marketing?

Categorias Mídias Sociais

Você certamente já ouviu falar no TikTok. Afinal, a rede criada em 2016 tem uma base estimada de mais de 1 bilhão de usuários por todo o mundo, sendo uma das preferidas do público mais jovem, como os millennials e principalmente a geração Z. Outra prova desse sucesso está na Byte Dance, que é dona do TikTok, e foi avaliada em mais de U$ 300 bilhões. 

Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre essa rede e por que pode valer a pena investir nela como um canal de marketing. 

Vamos lá! 

O que é o TikTok e por que ele faz tanto sucesso? 

O TikTok é uma rede social focada em vídeos curtos, com recursos de edição disponíveis pelo próprio app, como a possibilidade de inserir músicas, sons e filtros diversos. Como qualquer rede social, seu maior propósito é possibilitar o compartilhamento desses conteúdos com outras pessoas. 

A partir dessas características, já dá para começar a entender por que a rede faz tanto sucesso. Primeiramente, o conteúdo em vídeo é mais simples de consumir e compartilhar, e por ser curto, se encaixa muito bem no ambiente mais dinâmico da geração Z. 

É um entretenimento instantâneo e contínuo, já que o feed é repleto de vídeos que viralizaram. Muitas vezes, os conteúdos até saem da própria plataforma, indo parar no Twitter, Instagram ou YouTube. 

Por conta disso, os conteúdos no TikTok são muito fáceis de viralizar também fora da plataforma. Ou seja, são compartilhados facilmente e alcançam um número muito grande de pessoas. Grande parte desses conteúdos tem um tom humorístico, mas isso não é uma regra. A melhor forma de usar a rede é deixar a criatividade fluir e aproveitar as suas funcionalidades. 

O público mais jovem

É impossível falar sobre as características do TikTok sem mencionar seu público. De acordo com dados publicados pela própria rede e pesquisas feitas por agentes externos, 41% do público está na faixa etária dos 16 aos 24 anos. É uma história que se repete com todas as redes, como o Facebook, Instagram e Twitter. Quando o público mais velho chega, os mais jovens saem para outra alternativa. 

A idade do público também está muito bem alinhada com a proposta do app. As redes sociais em geral, e principalmente para o público mais jovem, mudaram um pouco a proposta. O objetivo, que era manter o contato com amigos ou publicar updates da vida pessoal, passou a ser a busca por entretenimento. É por isso que o TikTok faz tanto sucesso, já que é possível ver a criatividade de outras pessoas em ação, em pedaços super rápidos e simples de consumir. 

Também alinhado com o comportamento do público mais jovem, criar conteúdo explorando a própria criatividade também é um enorme apelo dessa rede. O usuário não é apenas um consumidor de conteúdo, mas também um produtor. 

Como as marcas podem aproveitar o TikTok?

Se o público mais jovem é importante para a sua marca, o TikTok pode ser uma ótima forma de se conectar com ele. Além disso, é uma rede social jovem, o que significa que existe uma grande oportunidade de se destacar diante da competição. Confira algumas funcionalidades, vantagens e características da rede que as marcas podem aproveitar. 

Anúncios

Assim como outras redes sociais, o TikTok Ads e a plataforma TikTok for Business existem para que as empresas possam divulgar as suas marcas ou os produtos na plataforma. 

Challenges

Além das campanhas pagas, a rede social é famosa por seus desafios. Os Hashtag Challenges são ações em que os usuários cumprem o desafio proposto de acordo com o que é divulgado pelas hashtags. Por exemplo, um dos mais legais é quando as pessoas chamam os companheiros ou companheiras pelo primeiro nome. Esse é o #firstnamechallenge.

As marcas podem usar essas hashtags para criar desafios próprios que podem atingir um público enorme, caso viralizem. É o exemplo do #inmydenim, um challenge proposto pela marca Guess, combinando campanhas pagas e a hashtag para desafiar os usuários a criar visuais estilosos usando apenas jeans. 

O resultado foi mais de 5550 vídeos dos usuários, com 10,5 milhões de visualizações e mais 12.000 seguidores para a página da marca na rede. 

Por outro lado, também é interessante ver as marcas participando desses desafios, sempre que possível. Não somente isso aproxima o público, mas também humaniza um pouco a empresa. 

Influenciadores

Já falamos aqui no blog sobre marketing de influência e o TikTok é um terreno bem fértil para esse tipo de atividade. Existem influenciadores de todos os tamanhos, desde os maiores até os menores. Nesse caso, o mais importante é encontrar pessoas cujo público e cujo conteúdo estejam bem alinhadas com a sua marca. 

Stickers

Os stickers, ou adesivos, são uma forma bem simples de impulsionar a marca dentro de cada conteúdo. É um recurso famoso também no Instagram, para facilitar o branding. 

Página

É claro que assim como qualquer outra rede, as marcas podem ter suas próprias páginas no TikTok. Ao invés de criar conteúdo ou colaborar diretamente com os influenciadores, essas páginas podem ser usadas para interagir diretamente com as pessoas, e garantir que a marca participe das conversas e dos desafios mais comuns mais rapidamente. 

Custo

Uma enorme vantagem do TikTok é que o custo para produzir os vídeos é muito baixo. A proposta da rede é fazer algo simples e não super produzido. O conteúdo normalmente é gravado diretamente no smartphone e com apenas os recursos da plataforma. Por conta disso, é uma rede que coloca todos no mesmo plano, sendo que a criatividade é o maior diferencial. 

Outra vantagem nesse sentido é que o alcance orgânico do TikTok é muito grande, o que é diferente de outras redes, como o Facebook. Mas, é claro que não adianta apenas colocar anúncios de produtos ou conteúdos institucionais. É preciso reconhecer o tom da rede e o tipo de conteúdo que o público quer ver. 

O TikTok é, sem dúvida, uma rede social com enorme potencial. Porém, assim como qualquer outro canal, precisa ser usado de forma estratégica. Você deve entender se essa plataforma tem apelo para o seu público, caso contrário, pode valer mais a pena focar em outra. Como é um canal muito novo, o mercado ainda está engatinhando. Não existe uma fórmula para ter sucesso, o que significa que é preciso experimentar. 

O que você acha do TikTok como canal de marketing? Quer conhecer como usar essa rede social na sua empresa? Então, conheça o novo curso da M2BR, Formação em mídias sociais PLUS e aprenda tudo sobre TikTok e todas as outras principais redes de forma simples e prática! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *