Tik Tok Ads: Como e porque usar?

Categorias Mídias Sociais

Recentemente demos uma introdução no blog sobre o Tik Tok, uma das redes sociais que mais vem despontando no mercado. O potencial criativo que a rede traz aos usuários é um dos seus maiores atrativos, mas não é o único. A plataforma também é uma grande possibilidade de anúncios. 

Neste post, falaremos um pouco sobre o Tik Tok Ads, a ferramenta dentro da plataforma de impulsionamento de anúncios. Entenda como e por que usá-la, em uma rede social que ainda é muito nova. 

E se gostar do post, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy, para ficar por dentro das novidades do mercado. 

O que é o Tik Tok Ads?

Se você já conhece o Google Ads e o Facebook Ads, o conceito do Tik Tok Ads não é muito diferente. Ou seja, é uma plataforma dentro da rede social, exclusiva para a criação e impulsionamento de anúncios

Existem algumas características desta plataforma que são semelhantes às outras, como a capacidade de segmentar o público de acordo com dados demográficos e com o comportamento, por exemplo. 

O Tik Tok também usa a inteligência artificial para entregar os anúncios para o público que considera mais relevante. A ideia é que isso gere mais conversão e uma plataforma mais eficiente. Bem legal! 

Quais são as características únicas do Tik Tok?

Além dessas características mais gerais, o Tik Tok tem algumas características únicas que o tornam bem atraente como plataforma de anúncios. Primeiramente, o aplicativo preenche uma lacuna no mercado, possibilitando a criação de vídeos curtos, com diversos recursos extras de edição. 

Já mencionamos que os vídeos são uma enorme tendência. É um conteúdo mais fácil de consumir, rápido e intuitivo. 

Outra característica extremamente interessante do Tik Tok é a demografia do seu usuário. A maioria dos usuários são mulheres e, em relação à idade, os jovens dominam a plataforma. Vale sempre ficar atento se esses estão entre o seu público-alvo. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o potencial de rede, confira alguns números: 

  • mais de 10 milhões de vídeos criados por mês;
  • é o app mais baixado do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários mensais;
  • o perfil dos usuários em relação a idade é 32,5% entre 10-19 anos, 29,5% entre 20-29 anos, 16,4% entre 30-39 anos. 60% dos usuários são da geração Z;
  • 65% dos usuários da rede são mulheres;
  • usuários passam uma média de 52 minutos por dia na rede, abrindo o app 8 vezes por dia. 

Como começar a usar o Tik Tok Ads?

Primeiramente, existe um grande desafio no Tik Tok que também é uma grande oportunidade. A rede social é bem nova, o que significa que as técnicas ainda não estão maduras. Ou seja, todo mundo está na fase de aprendizado, entendendo o que funciona bem ou não na plataforma. 

Plataformas de anúncios estão sempre mudando e essa fase nunca acaba. Afinal, cada público é diferente e muda constantemente. Mas é inegável que as estratégias do Tik Tok ainda estão menos maduras em comparação ao Facebook. É claro que isso é muito natural considerando quão recente é a rede. 

Por outro lado, isso é uma ENORME oportunidade. Existe espaço para exploração, para criatividade e para se estabelecer antes que a rede tenha muitos anúncios. 

Criando uma conta no Tik Tok Ads

O primeiro passo é a criação da conta. É um processo bem intuitivo, que você já deve ter feito milhões de vezes. É preciso escolher o país, o objetivo da conta e todos os dados exigidos pela rede. No caso do perfil comercial, é preciso destacar a área de atuação e o objetivo da promoção, por exemplo. 

Após a criação da conta, leva um certo tempo até que ela seja aprovada e, a partir daí, os anúncios já podem ser criados. 

Tipos de anúncios no Tik Tok

São 5 tipos de anúncios que podem ser feitos na rede: 

  1. In feed: São exibidos de forma nativa no feed de notícias dos usuários, conforme eles percorrem a “Página para você”. São anúncios que não podem ser ignorados se criados em tela inteira e sua natureza nativa os tornam mais eficientes, como o Facebook descobriu;
  2. Aquisição de marca: Acontecem assim que os usuários abrem o app, assumindo muito rapidamente o controle da tela e se transformando em um anúncio in feed. É uma ótima forma de fazer o branding na rede;
  3. Top View: São semelhantes aos anteriores, com a diferença que eles não cobrem a tela inteira. Como o nome indica, ficam apenas na parte superior. Ocupam a primeira postagem do feed após 3 segundos e mostram até 60 segundos em tela inteira;
  4. Hashtags: As hashtags são uma marca do Tik Tok e também podem ser patrocinadas. São exibidos na página de descoberta, direcionando os usuários aos desafios, normalmente envolvendo uma dança ou algo alinhado o produto;
  5. Efeitos de marca: Outra opção é clicar um filtro personalizado da marca no aplicativo. 

Inspirações no Tik Tok Ads

Para começar e tirar o maior proveito desta rede social, existem três ótimos pontos a observar: 

  • O que as grandes marcas fazem: Já existem grandes empresas, como a Coca-Cola e o Starbucks que já tem uma presença bem forte e bem interessante na rede. Por isso, são ótimas fontes de inspiração;
  • O que os concorrentes fazem: Seus próprios concorrentes também são uma fonte interessante de inspiração. Existem certas ações que podem dar mais ou menos certo dependendo das características do seu público, e a única forma de entendê-lo é experimentando;
  • O que sua persona faz: É claro que a sua persona é sua maior fonte de inspiração. É preciso entender o que o público faz, com o que ele interage mais na plataforma, e quais são as formas que isso pode ser transformado em uma interação com a sua empresa. 

O Tik Tok Ads é repleto de potencial. É uma rede social com um crescimento astronômico, mas que ainda tem potencial para crescer mais. Como está nos primeiros passos, é preciso equilibrar bem a oportunidade que a rede traz com o desafio de inovar. 
Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR e fique por dentro de todas as novidades!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *