Reels: saiba explorar todas as funcionalidades da ferramenta

Categorias Mídias Sociais

Não é de hoje que o Instagram está de olho no sucesso dos vídeos curtos. Com redes sociais como o TikTok e o Kwai fazendo um sucesso imenso, a rede social do grupo Meta criou o Reels e, pelo visto, vem curtindo os resultados. Recentemente, o Instagram revelou planos de transformar todos os conteúdos em formato Reels, além de simplificar a publicação e visualização de vídeos curtos no aplicativo. Por enquanto, o recurso está em fase de testes e apenas alguns usuários podem experimentar a função. 

Mas afinal, o que o Reels tem para conquistar tanto? Esta pergunta não tem uma resposta exata. Entretanto, é possível definir o sucesso dos vídeos curtos por alguns fatores que esse tipo de plataforma disponibiliza. Dentre as vantagens estão a criação de conteúdo de forma simples, prática e descontraída, aumentando assim a possibilidade de viralizar e alcançar um grande número de pessoas nas redes sociais de forma orgânica. 

Além dos influenciadores, as marcas têm muito a ganhar com o Reels, caso utilizem o recurso de forma estratégica. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos discutir sobre o assunto, bem como compartilhar dicas para criar vídeos para o Reels relevantes e de qualidade. 

Como o Reels funciona 

Os Reels do Instagram são um formato de vídeos curtos e verticais, na resolução 1080×1920 pixels, similares aos do TikTok. Esses vídeos podem ter até 90 segundos de duração e oferecem a possibilidade de juntar mais de uma foto ou vídeo, incluir músicas de fundo, além de acrescentar textos e efeitos visuais antes de publicar na rede social. 

Esses vídeos são de grande importância para o Instagram, pois a rede social foi ultrapassada pelo TikTok em número de usuários, no ano de 2021. Por isso, para estimular a criação de conteúdo nesse formato, o Instagram vem incentivando a produção de diversas maneiras, inclusive aumentando o alcance dos vídeos. 

Na área exclusiva do Reels, os usuários consomem conteúdo de acordo com os seus interesses, especialmente dos nichos que apreciam, portanto, os vídeos podem ser vistos até por quem não segue seu perfil.  Além disso, o Instagram mostra sugestões de Reels no próprio feed de notícia, mesmo que o usuário não siga o perfil que fez as publicações.

O conteúdo só pode ser publicado a partir de um dispositivo móvel. É possível gravar um vídeo para o Reels direto no aplicativo ou na câmera do smartphone e fazer o upload em seguida.  O recurso Reels também permite fotografar em intervalos para definir um cronômetro e capturar cenas em diferentes locais, diferentes roupas ou como preferir. Mesmo se você estiver enviando um vídeo pré-gravado, pode combinar outras partes ou vídeos para formar uma única publicação. 

O que as marcas têm a ganhar com o Reels 

Produzir conteúdo para o Reels vai muito além de seguir uma ‘modinha’, mas sim de aproveitar o momento para conquistar novos seguidores e fortalecer a marca, por meio das vantagens que o recurso oferece. Vamos detalhar algumas delas. 

Aumento do engajamento 

Por serem um conteúdos curtos, criativos e exibidos até para quem não segue o perfil que publicou, os Reels oferecem um aumento no engajamento. Além disso, como geralmente são materiais engraçados ou que geram identificação, os usuários curtem, comentam e compartilham em suas  redes sociais e aplicativos de mensagem, multiplicando assim as chances de criar um conteúdo viral. 

Maior alcance

Por ser uma ferramenta nova na plataforma, os algoritmos do Instagram trabalham para que o Reels atinja ainda mais usuários do que os outros formatos, como os posts estáticos.

O Instagram sempre envia para a aba “explorar” conteúdos que o algoritmo entende ser interessante. Portanto, os Reels têm grande potencial de aparecer nessa seção por ser uma ferramenta nova favorecida pelo próprio aplicativo.

Estamos em uma era em que a conexão sincera com o público se tornou cada vez mais importante. É essencial que as marcas falem a linguagem do seu público. Com o Reels, é possível entrar nas trends do momento e criar vídeos de forma mais descontraída.

Parcerias com influenciadores

O Reels é um queridinho dos influenciadores digitais. Se a marca e/ou empresa não tem uma pessoa para aparecer e gravar os vídeos, é possível procurar influenciadores do seu nicho para realizá-los. Como eles já possuem uma desenvoltura para esse formato, certamente são uma ótima opção para se comunicar com o público final.

Dicas para criar Reels de qualidade 

Agora que você já está por dentro dos benefícios do Reels para a sua marca, é hora de aprender a utilizá-los. Por isso, vamos refletir sobre boas práticas de marcar presença na plataforma, aumentando o público , começando por ideias de conteúdo, mas também explorando dicas de uso do recurso. 

Ideias de conteúdo

Existe um universo de conteúdo a ser explorado pelas marcas nos Reels. Aqui estão alguns exemplos.  

Destaque seus funcionários

Divirta-se com seus funcionários! Além de ser bom para descontrair a rotina do trabalho, essa estratégia é excelente para conectar a marca ao público, uma vez que as pessoas amam se sentir conectadas com as empresas que consomem. Você pode, por exemplo, apresentar um funcionário a cada semana, compartilhando o que ele ama no trabalho ou até dando dicas sobre os produtos e serviços oferecidos. Esta é uma ótima oportunidade para expressar os valores essenciais da sua empresa .

Crie Momentos antes e depois

Este é um ótimo conteúdo para mostrar como os seus produtos ou serviços funcionam. Antes de começar algum trabalho, seja novo projeto ou manutenção, tire fotos. No final, faça registros também e monte o vídeo para o Reels.

Compartilhe depoimentos de clientes ou histórias de sucesso

Que tal compartilhar as histórias dos seus clientes? Peça a eles vídeos de 15 a 30 segundos sobre por que adoram seus produtos ou serviços. As resenhas sempre terão um bom desempenho nas redes sociais , especialmente em conteúdo de vídeo como o Instagram Reels. Sem contar que aumentam a confiança dos clientes, algo fundamental, especialmente para quem está decidindo a compra. 

Ofereça dicas do seu nicho 

Você pode criar vídeos curtos com uma lista de dicas sobre assuntos do nicho da empresa. Pense nas palavras-chave que você segmenta em postagens de blog, perguntas frequentes de clientes e outros vídeos que tiveram um bom desempenho. 

Dicas para criar Reels de qualidade 

Com as ideias para os seus Reels, agora é hora de colocar em prática. Por isso, na hora da criação, seguir alguns passos é importante para manter a qualidade. 

Explore o potencial dos áudios

No Instagram, há diversas músicas disponíveis na biblioteca da rede social. Em post publicado no perfil para criadores de conteúdo (https://www.instagram.com/creators/), o Instagram incentivou o uso, pois a prática favorece a descoberta do conteúdo, que ganha mais chances de aparecer na aba ‘Explorar’. Você pode tanto acrescentar músicas quanto áudios engraçados do momento. 

Capriche na captação e edição 

Por mais que o Reels seja um recurso voltado para vídeos curtos e descontraídos, não significa que esse conteúdo possa ter baixa qualidade. Por isso, capriche na captação, utilizando equipamentos de qualidade, e faça uma boa edição. 

Outra questão é a capa do vídeo, pois é a capa que vai ‘convidar’ os usuários a reproduzirem o conteúdo. É importante criar uma especialmente para o conteúdo em questão, esteticamente bonita e com um título que permita ao usuário entender do que se trata. 

Fique atento aos memes e challenges 

No TikTok toda semana aparecem novos memes, especialmente áudios virais, e challenges – como são chamados os desafios de coreografias musicais. Portanto, acompanhe, identifique o que se encaixa na proposta da sua empresa e crie versões para a sua marca. 

Legende os vídeos 

Legendar os vídeos do Reels é importante para que pessoas com deficiência auditiva possam consumir o conteúdo, e também para que usuários impossibilitados de reproduzir o áudio possam entender do que se trata. 

 

Um mundo de possibilidades em 90 segundos 

Como você pode perceber, o Reels não é apenas ‘uma modinha’, mas um recurso rico em variedades e fundamental para fortalecer a presença digital de empresas e organizações. Agora, com estas dicas, sua marca já pode explorar à vontade esse universo de possibilidades. 

Gostou do conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o Reels. 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.