Descubra quais são as tendências das redes sociais para 2021

Categorias Conteúdo, Marketing Digital, Mídias Sociais

Você já começou a pensar nas tendências das redes sociais para 2021? Afinal, 2020 ainda não acabou, e tem muita coisa para rolar, mas já podemos ter um olhar voltado para 2021. Estar na frente das tendências é uma forma de aproveitar melhor todas as vantagens das redes. Especialmente em um mercado como o marketing digital, em que quem chega na frente geralmente se dá melhor. 

As redes sociais são um dos canais mais completos que as empresas têm para interagir com os clientes, desde para atendimento, interações com a marca e até mesmo vendas. Então, continue lendo o post e entenda quais são as maiores tendências da rede para o final de 2020 e 2021.

Se gostar do post, lembre-se de assinar o blog da M2BR Academy para ficar por dentro de todas as tendências do marketing digital.

Stories estão dominando

Stories do Instagram fazem um enorme sucesso. Por conta disso, diversas outras redes já entraram na onda. Atualmente, existem stories no Instagram, no Facebook, YouTube, WhatsApp e até no LinkedIn. Mas, porque essa tendência é tão forte?

É um tipo de conteúdo ótimo para os usuários, pois eles conseguem ver bastante conteúdo com muita facilidade. Já para as empresas, é uma forma de trazer um conteúdo visual e simples, além de muito eficaz. Além disso, ainda explora o gatilho do FOMO, ou Fear of Missing Out, ou Medo de Ficar de Fora, já que o conteúdo é temporário. Portanto, se você ainda não usa esse recurso, vale a pena explorá-lo.

Nichos em grandes redes e redes totalmente nichadas

Cada vez mais, o público e as redes estão voltando para seus nichos. Não é a toa que o próprio Facebook coloca tanta ênfase nos grupos, algo que era considerado ultrapassado. Agora, são uma forma de escapar um pouco dos problemas da rede, como as discussões políticas e as fake news.

Além disso, existem as redes que são totalmente nichadas. O LinkedIn é um exemplo, pois foca no aspecto profissional, mas a imersão do Tik Tok foi bem surpreendente. Existem outras plataformas como o Twitch, muito voltada para o público gamer.

Empresas podem aproveitar essa tendência para entrar nos nichos em que seu público está, ou melhor ainda, construir uma comunidade em torno da sua marca.

Micro influenciadores são mais eficientes

Assim como os nichos afetam as redes, também afetam os influenciadores. A ideia é semelhante, já que os grandes influenciadores têm um grande alcance e chegam em muitas pessoas, mas a interação com eles não é tão expressiva. Por isso, marcas apostam em anúncios com micro influenciadores. Eles conversam mais diretamente com o público, o que significa que sua opinião é mais impactante.

Essa mudança significa que os grandes influenciadores vão morrer? Claro que não. O novo normal é que aconteça uma mescla entre os grandes influenciadores e os menores, dependendo do tipo de público e produto que você venda.

Vendas direto nas redes

O pagamento diretamente pelo WhatsApp está sofrendo um impasse legal. O BC autorizou os testes, mas o pagamento ainda não está totalmente liberado. Porém, a tendência vem se tornando cada vez mais forte. O Facebook, e todas as suas redes, estão se transformando em verdadeiros mercados. Um exemplo é o Instagram Shopping.

Para as marcas, é mais uma oportunidade que surge. Saber usar essas ferramentas é uma forma de garantir mais vendas, com menos esforço tanto para quem vende como para quem compra.

O peso cada vez menor dos likes

Essa é uma tendência interessante. Os profissionais de marketing digital mais antenados já sabem que os likes já não são mais o que foram. Essa é uma métrica de vaidade, que acrescenta muito pouco valor a uma estratégia. É uma tendência que vem desde 2019, quando o Instagram escondeu o número de curtidas em uma foto.

Então, se os likes não são mais tão importantes, o que é? Em uma palavra: engajamento. Oferecer um conteúdo de qualidade, gerar uma conversa com os usuários, ter compartilhamentos é mais precioso do que um simples like.

O poder do conteúdo gerado pelo usuário

Essa é uma das tendências mais fortes e mais valiosas para 2021, pois ela lida com dois problemas simultaneamente. Primeiro, o público é meio cético de ouvir o que as marcas têm a dizer sobre o seu produto. É óbvio que uma marca vai falar muito bem do seu próprio produto. Porém, quando é uma review de uma pessoa independente, o elogio passa a ter mais peso. Logo, cada vez mais existe a procura por resenhas e conteúdos desse tipo.

Por outro lado, também é uma forma de gerar engajamento. Se um cliente gosta tanto do seu produto a ponto de fazer um conteúdo o elogiando ou recomendando para outras pessoas, isso é um ótimo sinal de que ele defende a marca. Também é uma forma de aumentar seu alcance, já que a rede do usuário também é impactada.

A era das lives

Uma tendência forte acelerada pela pandemia do coronavírus. Fazer live sempre foi uma ótima ideia, pois é um tipo de conteúdo que tem um engajamento bem alto. Afinal, por ser ao vivo, permite que os usuários façam perguntas sobre o assunto tratado. Durante a pandemia várias lives fizeram sucesso, desde as Lives do Átila até os shows live.

Em 2021 e no final de 2020 essa tendência deve apenas crescer. É um tipo de conteúdo que atrai muito o usuário, já que é mais íntimo, não tem nenhum filtro e permite conhecer a marca como ela realmente é. Se você não faz lives nas redes, é uma opção a estudar.

A mudança de paradigma dos anúncios

Vamos finalizar com uma mudança de paradigma. Durante muitos anos, anúncios na internet tiveram uma má reputação. Eles eram muito intrusivos e não tinham nenhuma ligação com os interesses dos usuários. Porém, a parcela mais jovem do público parece até gostar dos anúncios como são feitos atualmente.

As redes sociais têm um poder de reconhecer seus padrões de comportamento, interesses e pesquisas para trazer anúncios cada vez mais segmentados para você. Por exemplo, se uma pessoa mostra um grande interesse em moda e a rede traz um anúncio com uma peça de roupa ou acessório interessante isso é uma forma de se tornar um mordomo. É bem diferente de anúncios aleatórios que ficam “perseguindo” o público.

Gostou do post? Essas são algumas tendências das redes sociais para ficar de olho em 2021. 

Se quiser receber mais dicas e ficar por dentro de tudo que acontece no marketing digital, assine o blog da M2BR Academy!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *