Hashtag no Facebook: funciona ou não funciona?

Categorias Artigos, Conteúdo, Mídias Sociais
Hashtag no Facebook funciona ou não funciona - M2BR Blog

Depois de 4 meses integradas aos posts no Facebook, as hashtags não surtiram o efeito esperado. A funcionalidade, “inspirada” em um dos principais recursos do Twitter, mudou pouquíssima coisa na rede social de Zuckerberg, já que os usuários não a utilizam tanto.

O motivo? Muito provavelmente porque o alcance e o engajamento com as # é quase nulo. Um infográfico feito pela Iinterativa mostrou que o uso de hashtags não representa melhora nenhuma na performance de uma publicação. Ou seja, seria melhor postar sem elas. #ficadica

Mas funciona no Twitter…

Sim, funciona. Mas lá o ambiente é muito mais aberto do que no Facebook. As contas da grande maioria dos usuários são públicas, visíveis a qualquer um, e por isso as publicações conseguem percorrer a rede. Já no Facebook é o contrário, a maioria dos usuários optam por deixar suas contas privadas, limitando a visualização dos posts somente aos seus amigos. Só nisso o uso já perde bastante o sentido.

É importante lembrar também que existe um certo preconceito com o # no Facebook, talvez por que as pessoas tenham medo de parecerem ridículas fazendo um uso excessivo da ferramenta, como brincaram Justin Timberlake e Jummy Fallon no vídeo abaixo, que foi ao ar no Saturday Night Live.

Outro ponto, é que no Twitter as hashtags funcionam como um complemento da publicação, que é sempre bastante curta (no máximo 140 caracteres, lembra?). No Facebook temos o costume de detalhar mais o texto, e as hashtags passam a ser apenas um resumo (desnecessário) do que já foi dito.

Essa situação, da não justificativa para o uso das hashtags no Facebook, tem ainda uma luz no fim do túnel. Os Trending Topics (olá de novo, Twitter!) devem chegar em breve à rede social, o que poderá fazer com que os usuários comecem a incorporar a # nos seus posts para comentar os assuntos mais quentes. #aguardemos

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *