Como divulgar um serviço ou produto no Instagram?

Categorias Mídias Sociais

O Instagram não é apenas uma rede para divulgar fotos bonitas e vídeos. A mídia social também gera muitos negócios e pode ser usada para esse propósito, sabia?

Como, então, divulgar um serviço ou produto no Instagram? O primeiro passo é ter um perfil comercial. Além de ser mais profissional, o perfil comercial tem métricas de seguidores, de acessos e alcance que em um perfil pessoal você não conseguiria.

Com o perfil comercial também é possível ter uma conta Business e fazer anúncios ou impulsionar posts, mais ou menos como funciona no Facebook.

No seu perfil, você pode visualizar as seguintes informações na guia Informações:

  • Atividade: essa seção permite que você veja informações importantes sobre o seu perfil, inclusive interações (como as visitas ao perfil e os cliques no site) e descoberta (quantas pessoas veem seu conteúdo e onde elas o encontram).

  • Conteúdo: permite que você veja informações sobre as suas publicações, stories e promoções.

  • Público: essa seção revela mais detalhes sobre os seus seguidores e o público.

Agora, quer atrair mais seguidores no Instagram? Nem tente usar ferramentas que prometem alto número de seguidores, curtidas ou compra dessas “pessoas”. Seu perfil pode acabar penalizado por isso.

Quer aumentar seu número real e atrair mais seguidores? Dá só uma olhada nesse artigo aqui do blog da M2BR Academy.

Uma das formas de aproveitar o Marketing no Instagram é divulgando outros conteúdos externos. Lembre-se que perfis com mais de 10 mil seguidores já podem usar o recurso do “swip” (arraste para cima) nos Stories.

E aí está uma chance de fazer negócio. É uma ótima ferramenta para divulgar seu site, blog, produtos e até vídeos que fez fora da plataforma.

E se você ainda não usa o Instagram, considere que a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários ativos todo mês e 500 milhões de Stories assistidos todos os dias.

Mudanças no Instagram em 2019

No último dia 1º de maio, durante a conferência F8, foram anunciadas uma série de novidades não só para o Facebook, como para o Instagram. Entre elas, a mais polêmica foi o fim das curtidas.

Uma das grandes novidades para negócios na rede social é a possibilidade de comprar produtos através dos próprios influenciadores. Quando um perfil divulgar um look, por exemplo, será possível saber mais sobre as peças e comprá-las apenas clicando na tela.

Um novo modo de câmera também será lançado para compartilhar efeitos como stickers, além das fotos e vídeos.

Quanto às curtidas, segundo divulgado pela CNN, o objetivo Instagram ao esconder os likes é para que os usuários foquem nas fotos e vídeos e não em quantos corações aquele post recebe. Porém, o mesmo ainda está em fase de testes e somente alguns usuários estão com o feed dessa forma.

Isso reforça a ideia de que para vender um produto ou serviço no Instagram não basta colocar o link em uma bela foto.

É preciso criar bons conteúdos, que engajam e atraiam seu público.

Como vender produtos no Instagram?

Uma das formas de vender produtos, como vimos, é através dos influenciadores digitais.

A plataforma também já funciona como o botão de “Checkout”, ou seja, é possível comprar produtos ali mesmo no Instagram, sem sair. A ferramenta ainda está em fase beta, apenas para alguns perfis.

Ela funcionará assim: ao clicar, será possível escolher tamanho, cor e outras opções. Na primeira compra, ainda é preciso informar dados de pagamento e entrega. As notificações de frete e entrega serão enviadas dentro do próprio Instagram.

Ainda que essa ferramenta esteja em teste, uma que já funciona é a opção de Compras no Instagram. O que já funciona é marcar produtos em fotos, vídeos e stories e habilitar a opção de venda no post.

Com um clique, o cliente verá descrições, outras imagens e itens relacionados. As publicações também podem ser compartilhadas na guia Explorar, acessada por milhões de pessoas todos os dias.

Por enquanto, a finalização da compra é direcionada para o site da marca, fora da plataforma. Um recurso desses posts é também salvar para comprar mais tarde.

Como criar anúncios no Instagram?

É possível explorar diversos formatos de anúncio no Instagram:

1. Nos Stories: os anúncios podem ser fotos ou vídeos. Uma boa aqui é o recurso de incluir um link ao arrastar para cima. Assim, esse tipo de anúncio pode ser de branding, levando para seu site; para audiência, levando para um conteúdo específico como um post ou vídeo; para vendas, levando para a página de um produto.

2. Foto: a dica é aproveitar para trabalhar com fotos de alta qualidade e chamativas. Afinal, o objetivo é gerar cliques, mas, antes, chamar atenção suficiente para alguém que está rolando o feed parar e ver do que se trata.

3. Vídeos: devem ter até 60 segundos, no formato retrato ou paisagem. É o mesmo conceito das fotos, devendo ser atrativos o suficiente para alguém parar e assistir. Quando for alguém falando, uma dica é incluir legendas, já que o áudio não é ativado automaticamente.

4. Carrossel: que pode misturar fotos ou vídeos. Ideal para marcas querendo divulgar uma nova coleção ou uma programação, por exemplo.

5. Coleções: são várias imagens ou vídeos (não é sequência como em um carrossel), com objetivo de vender produtos.

6. Promover: assim como no Facebook Ads, é possível promover uma publicação que você acabou de fazer organicamente.

Como criar públicos no Instagram?

Como qualquer anúncio, uma parte muito importante da criação é selecionar o público. Selecionar o público certo é um dos fatores que determinará o bom desempenho da campanha. É claro que a copy e visual do anúncio importam também.

Mas de nada adianta criar um excelente anúncio e exibi-lo para um público que não é o seu, gastando toda a verba sem ter conversões e o ROI desejado.

As segmentações podem ser criadas da seguinte maneira:

– Por localização, com base em locais, municípios, estados ou países, por exemplo.

– Por dados demográficos, segmentando por idade, sexo ou idioma.

– Por interesse: com base em perfis que o público segue, aplicativos ou anúncios que interage.

– Por comportamento: por atividades que realiza dentro e fora do Facebook e do Instagram.

– Públicos personalizados: anúncios para sua base de e-mails ou de números de telefones.

– Público semelhante (lookalike): perfis semelhantes aos que já são clientes.

– Direcionamento automatizado: para criar um público que possivelmente está interessado, combinando localização, dados demográficos e interesses, por exemplo.

Se você quer aprender como fazer mais anúncios no Instagram, confira a próxima turma de Instagram Ads da M2BR Academy.

Como anunciar serviços no Instagram?

Criar anúncios é apenas uma parte do trabalho para vender produtos no Instagram. Também serve para anunciar serviços, como cursos e consultoria, por exemplo.

Mas, o trabalho no orgânico não deve ser desprezado.

Enquanto uma marca que vende produtos investe mais em publicações desses produtos, quem vende um serviço deve pensar em conteúdos relacionados e que ajudem na construção de autoridade.

Fazer apenas campanhas de Ads não é suficiente. É preciso ser uma autoridade no seu nicho. E só conquista essa autoridade quem cria conteúdos relevantes no orgânico.

– Podem ser posts com pequenas lições, imagem e texto ou vídeo e texto;

– Lives para interagir com o público e responder a perguntas;

– Usar o recurso de perguntas e respostas nos Stories;

– Postar vídeos com lições nos Stories;

– Compartilhar conteúdo do seu blog ou canal nos Stories ou transformar o conteúdo original em posts para o feed (técnica do repurposing content);

– Compartilhar vídeos de eventos ou de aulas no feed;

– Fazer enquetes para conhecer melhor seu público.

Poderíamos listar aqui mais opções de como construir autoridade no Instagram e atrair mais seguidores. Cada caso é um e cada perfil deve trabalhar de acordo com o que sua persona busca.

Ah, importantíssimo: para saber o que funciona ou não para seu público e que tipos de conteúdo investir, acompanhe sempre as métricas de alcance e engajamento. Para isso, só com um perfil comercial, como falamos logo no comecinho deste artigo.

Aqui na M2BR Academy, você tem a visão completa de como fazer Marketing nas principais redes sociais com a Formação em Mídias Sociais completa.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *