Produção de conteúdo: Como encontrar boas fontes e ideias?

Categorias Marketing de Conteúdo
Produção de conteúdo

A produção de conteúdo está no coração de praticamente qualquer estratégia de marketing digital. Seja através das redes sociais, do e-mail marketing, da criação de um blog ou até mesmo de um canal no YouTube, você precisa entregar algo valioso para prender e cativar a audiência. Porém, apenas para dar uma noção, são produzidos 4,4 milhões de blogs post por dia. Como se destacar diante da concorrência? 

Existem diversos fatores que influenciam na produção de um bom conteúdo, como uma leitura simples e cativante, mas as fontes e a ideia estão na base de tudo. Afinal, se você não tem boas informações, por que as pessoas leriam o que você tem a dizer? 

Então, se você trabalha com produção de conteúdo, continue lendo este post e entenda como encontrar boas fontes e ideias

E se gostar, não esqueça de assinar a newsletter da M2BR Academy para aprender tudo sobre a produção de conteúdo. 

Seja a sua própria fonte

Antes de mais nada, vamos falar sobre a principal fonte que existe: você mesmo ou sua empresa. Uma das principais formas de se destacar na produção de conteúdo é criar o seu próprio. Você pode usar a sua expertise em determinado assunto, um estudo de caso relevante ao seu segmento, uma experiência que você teve com um cliente, alguma estatística que você descobriu, dados da sua empresa e muito mais. 

Isso é importante por diversos motivos. Primeiro, ajuda no seu SEO, pois aumenta as chances das pessoas linkarem para você. Segundo, traz algo de diferente para o seu conteúdo, ao invés de apenas reproduzir as informações que existem online. Terceiro, traz algo único e interessante para o usuário. 

Quais são as principais fontes de conteúdo e de ideias? 

Enquanto a opção acima é a ideal, ela nem sempre é possível. Além disso, mesmo quando é, você precisa de outras fontes para complementar as informações. Não importa qual seja o canal e qual conteúdo você está produzindo, as seguintes podem ajudar. 

Google

Não sei se você conhece, mas esse tal de Google veio para ficar. Brincadeiras à parte, é claro que o Google é uma das principais fontes de informação do mundo, mas o segredo para um bom produtor de conteúdo é saber como procurar. 

Por exemplo, você pode usar o Google Alerts para monitorar certas palavras-chaves e assuntos que estão bombando no momento. Essa é uma ótima forma de encontrar tópicos quentes, que podem ser usados nas redes sociais ou no blog. Ao receber um alerta sobre uma notícia, você pode repercuti-la, usando a sua expertise para comentá-la, por exemplo. 

Outra opção é o Google Acadêmico. Se você quiser trazer dados confiáveis para a sua pesquisa, essa é uma funcionalidade do buscador que reúne apenas resultados com literatura acadêmica. Ou seja, é uma ótima forma de encontrar estudos e pesquisas para citar. 

Além de ambas as anteriores, também sempre vale a pena conhecer as pesquisas avançadas do Google

Google Analytics

O Google Analytics é uma fonte de ideias importantíssimas. Com ele, você pode reconhecer quais são os assuntos que mais interessam o público, de acordo com o engajamento, seja nas redes sociais ou no próprio blog. A partir daí, você tem diversas opções. 

Primeiramente, pode expandir o conteúdo para abordar outros tópicos relevantes ao assunto. Além disso, pode pegar conteúdos que bombaram em um canal e adaptá-lo a outro. Um post nas redes sociais não pode ser transformado em um blog post? Ou um artigo no blog não pode ser transformado em um infográfico para as redes ou mesmo um vídeo para o YouTube?

Análises de comportamento

Enquanto o Google Analytics é ótimo para você reconhecer o comportamento dos seus usuários, também é possível entender o pensamento do público em geral, de modo a ter ideias novas. Existem ótimas opções para fazer isso. 

A primeira é o Answer the Public, que pode ser traduzida em portugues como Responda ao Público. Seu objetivo é exatamente o que o nome indica. Você coloca um assunto no buscador e ele retorna todas as perguntas que as pessoas estão fazendo sobre o assunto. Assim, você pode ter várias ideias de conteúdo ou recolher subtítulos para um conteúdo mais amplo. 

O Buzzsumo é outra plataforma muito interessante. Ele permite encontrar os tipos de conteúdos mais compartilhados, para gerar ideias, além de permitir análise da concorrência. 

Por fim, o Reddit também é uma plataforma interessante para analisar o comportamento do público. É possível que exista um “r/seunicho”, como esse sobre marketing. Lá, você encontra o que as pessoas estão falando sobre o assunto no momento. Também é uma ótima fonte de ideias para novos conteúdos quentes e importantes para a audiência. 

Gerenciadores de palavras-chave

Ferramentas como o Google Keyword Planner, Keyword Tools e diversas outras ajudam você a escolher as palavras-chaves ideais para produzir o seu conteúdo. Essas ferramentas são importantes pois elas ajudam a complementar a criatividade, com termos que são valiosos. 

Existe muita nuance na escolha das palavras-chave, sendo que esse é um dos elementos-chave (perdoe o trocadilho) na estratégia de produção de conteúdo. O ideal é que você observe fatores como tráfego, dificuldade de SEO, Custo por Clique, a intenção do usuário e a relevância para a sua empresa. 

Quais tipos de conteúdos produzir? 

Colocando essas ideias em prática, também existem diversos modelos de conteúdo que permitem entregar a mensagem da melhor forma possível. Confira os principais: 

  • Blog posts: é um modelo bem versátil, normalmente focado em conteúdo informativo ou noticioso. Pode ter um tamanho variável, desde os mais curtos e simples de ler, até os mais complexos;
  • Vídeos: a internet vem sendo dominada pelos vídeos. Não somente é um conteúdo simples de consumir, mas é compartilhável. Pode ser usado tanto no blog quanto nas redes; 
  • Ebooks: São conteúdos ricos, mais complexos do que os blog posts. Como são muito valiosos, tendem a ser trocados por alguma informação dos leads, como o e-mail;
  • Infográficos: Um dos formatos queridinhos da internet, combinam muito bem imagem e texto para trazer muita informação de forma eficiente;
  • Posts nas redes sociais: Praticamente qualquer coisa pode fazer sucesso nas redes sociais, desde posts informativos, passando pelos vídeos, até memes. 

A produção de conteúdo, não importa qual seja a sua empresa, parte da audiência. A única forma de ter sucesso é produzindo aquilo que o público deseja consumir, entregando algo valioso a ele. Para a sua empresa, o desafio é encontrar esse conteúdo, já que ele pode ser tanto um eBook super completo quanto um simples meme. 

Gostou do post? Então, assine a newsletter da M2BR Academy para saber tudo sobre a produção de conteúdo e muito mais!  

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *