Social Media: qual é a importância e o que faz esse profissional?

Categorias Marketing de Conteúdo
O que faz o social media

O dia 30 de Junho marca o Social Media Day, uma data não somente para celebrar o impacto que as redes sociais têm na vida de todos, mas também uma lembrança desse profissional tão importante para as organizações. Afinal, o analista de mídias sociais faz a ligação direta entre as marcas e o público. Mas, como é exatamente o trabalho desse profissional? 

Se você tem interesse em ser social media, ou simplesmente quer conhecer mais sobre essa fatia do mercado, não deixe de ler este post. Entenda os desafios do social media, o que ele faz e quais são as habilidades necessárias

E se gostar do post, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy e para conhecer melhor todas as possíveis carreiras dentro do marketing digital! 

O que faz um social media? 

O analista de redes sociais é o responsável pela gestão das redes sociais da organização. Ele pode trabalhar com apenas uma delas, ou lidar com todas da empresa, focando naquelas que são mais impactantes. 

É uma carreira interessante pois combina dois perfis que são considerados antagônicos: o analítico e o sociável. Ou seja, o dia a dia gira em torno de postagens nas redes sociais e de interações diretas com o usuário, mas também é uma profissão que envolve muita estratégia. 

É preciso fazer pesquisas profundas de tendências, tipos de posts mais efetivos, horários em que o alcance das publicações é maior e até mesmo a linguagem que o público usa. 

Quais são as principais habilidades de um social media?

Por conta disso, a carreira do social media é bem mais complexa do que parece. É claro que é ótimo ter afinidade com as redes e gostar de interagir com pessoas. Porém, também é preciso um olhar bem analítico e focado no planejamento. Confira quais são as principais atividades e habilidades. 

Planejamento e organização

Grande parte do tempo do trabalho do social media é gasto aqui. O profissional reúne todas as informações sobre o cliente, ou a empresa para a qual trabalha, de modo a criar um guia de produção, garantindo que a identidade visual e a linguagem da marca sejam sempre refletidas. 

Normalmente, o trabalho demanda um cronograma bem preciso de postagens. Afinal, as redes sociais representam um dilema. Postar demais traz a sensação de SPAM, enquanto postar de menos faz com que a marca seja facilmente esquecida. Por isso, o social media está sempre planejando o cronograma e fazendo testes. 

Produção de conteúdo

Um dos momentos mais importantes do trabalho do social media é a produção de conteúdo em si. Normalmente, é a parte mais divertida, onde o profissional pode deixar a criatividade mais solta. É claro que também é preciso respeitar a personalidade e a identidade da marca. 

O segredo para ter sucesso nas redes sociais, e em qualquer produção de conteúdo, é entregar valor. Na prática, isso pode acontecer de diversas formas. Um conteúdo educativo, com bastante informação, é naturalmente muito valioso. Porém, um meme criativo que diverte o público ou uma postagem que o emociona também são. 

Proatividade e jogo de cintura

Por mais que o trabalho do social media envolva muito planejamento e um foco enorme no analítico, esse profissional precisa ter muito jogo de cintura e proatividade. Afinal, as redes sociais são um ambiente totalmente dinâmico, em que a agilidade nas respostas é tudo. 

Pense nas marcas que você conhece que são sucesso nas redes sociais, como a Netflix. Por exemplo, a série House of Cards é um dos maiores sucessos da empresa, uma série de ficção sobre a política americana. Aproveitando as notícias da loucura que é a política brasileira, a página da série enviou um tweet lendário com apenas três palavras: 

“Tá difícil competir.”

É claro que de fora é impossível saber como é o dia a dia da empresa. Mas, será que essa piada genial precisou passar por um ciclo de aprovações? O mais provável é que o social media teve a ideia e foi empoderado pela empresa a fazer isso. Atrasos de um único dia podem mudar tudo nas redes sociais e perder quase que totalmente o impacto de uma piada como essa. 

Aprendizado

Além disso, o social media também precisa estar constantemente aprendendo. Primeiramente, sobre o próprio negócio. Esse profissional precisa conhecer profundamente o negócio sobre o qual está falando. Como ele é um canal direto, pode responder algumas dúvidas dos clientes mais rapidamente, contatando um especialista da empresa apenas quando necessário. 

Além disso, bem ou mal, o trabalho do social media é gerar vendas, direta ou indiretamente. É preciso que ele conheça o perfil do consumidor e faça a sua parte para que o público entre no ciclo. 

Elaboração de relatórios

A outra ponta do trabalho do social media também é extremamente analítica. Como já falamos por aqui no blog, uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de avaliar os resultados de praticamente qualquer ação. 

O social media precisa avaliar cada campanha individualmente, de modo a tirar insights baseados nos dados. Por exemplo, ele pode comparar duas postagens para entender qual teve a melhor performance e por que motivo. 

Além disso, o profissional acompanha a evolução da marca nas redes, como o crescimento no volume de seguidores, o engajamento e muito mais. Normalmente, as métricas de engajamento são as preferidas das marcas, mais do que as métricas como volume de seguidores ou likes nas páginas. 

Se o público segue a sua página, mas não interage, é provável que o algoritmo do facebook entenda que o interesse não é tão grande e suas publicações perdem evidência. 

Fazer ou ajudar nos posts patrocinados

Essa tarefa pode ou não fazer parte do trabalho do social media. Na prática, muitas empresas têm profissionais focados exclusivamente em gerir posts patrocinados, já que eles envolvem custos para promovê-los. Mesmo quando esse for o caso, o analista de social media pode ter um papel importante em ajudar a preparar o post e na interação uma vez que seja publicado. 

Para quem gosta de redes sociais, o trabalho é naturalmente divertidíssimo. Mas, ele não é nem um pouco fácil. Mesmo que uma pessoa siga a sua página, lembre-se de que você está competindo não somente com inúmeras outras marcas, mas também amigos, notícias de esportes ou do mundo em geral, páginas de memes e tudo que mais interessa ao público. Se destacar no seu feed é um grande desafio

Gostou do post? Quer conhecer mais sobre as outras carreiras dentro do marketing digital? Então assine a newsletter da M2BR Academy e não perca nenhuma novidade! 

Feliz dia do social media! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *