Marketing de Conteúdo – Ofereça de graça e ganhe em dobro
Categorias Artigos, Conteúdo, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital
Não daria para imaginar, há alguns anos atrás, que uma das estratégias de marketing mais eficazes seria compartilhar gratuitamente “segredos” de sua empresa. Na era analógica, a proteção ao know-how era conhecimento básico e comum para qualquer gerente recém-contratado.
Com a internet veio a facilidade de se informar sobre tudo e, com ela, o conceito de conteúdo livre. As pessoas começaram a compartilhar o que sabiam na internet, muitas vezes, em troca somente de reconhecimento ou graças ao amor que sentem pelo que fazem.
Com isso, as empresas passaram a não ter mais nenhum diferencial e declararam falência, certo? Claro que não!
O mecânico que entendia de Marketing…
Eu estava procurando bons cases para uma palestra relacionada ao setor automobilístico, quando conheci a oficina High Torque pelo Youtube
De cara me chamou a atenção um canal com mais de 100.000 assinantes e que não parecia lá muito profissional. Depois de alguns vídeos assistidos, eu entendi o quanto aquele mecânico tinha sido genial! A sua oficina ia mal das pernas, quando ele teve a “brilhante” ideia de oferecer de graça, pela internet, dicas e macetes do trabalho que ele fazia no dia a dia.
Vocês percebem o quanto isso vai de encontro ao que conhecíamos de modelos de negócio? Oferecer gratuitamente um tipo de conhecimento que pode ser usado pelo seus clientes se tornarem independentes e não precisarem mais da sua empresa!
Esmiuçando a estratégia de marketing de conteúdo.
Se conseguirmos romper a barreira inicial para analisarmos alguns pontos mais profundamente, podemos chegar à algumas conclusões:
- Os vídeos humanizam a oficina e a figura do dono. Muitos deles tem uma alta dose de humor (inclusive com besteiras como uma caveira de plástico falante), tornando o conteúdo bem leve e de fácil absorção.
- Confiança é algo fundamental para o negócio, principalmente com a fama de “espertos” que os mecânicos e oficinas costumam ter.
- Ensinar algo de graça desperta o goodwill das pessoas em geral, favorecendo indicações e mindshare no seu público-alvo.
- Não é porque você sabe fazer algo (ou aprendeu), que necessariamente vai fazer por sua conta. Em alguns momentos, os vídeos servem para mostrar que reparar um carro dá muito trabalho e até desencorajam, de uma maneira saudável, que o cliente tente fazer por conta própria.
- Economizar o dinheiro de um potencial cliente em um reparo simples (que muitas vezes não é lucrativo para a oficina), deixa a oficina em uma posição privilegiada, quando este mesmo consumidor precisar de um serviço mecânico mais complexo.
Para quem quiser se aprofundar mais no case, sugiro a leitura desta reportagem.
É isso ai! Até a próxima e deixem seus comentários!