É inegável que o marketing digital trouxe diversos novos modelos de negócio, por exemplo as formas de se disponibilizar os seus produtos e estabelecer uma nova forma de se conectar com o público. Um exemplo é o Hotmart. É justamente sobre isso que vamos falar hoje. Saiba de uma vez por todas como funciona esta plataforma brasileira.

O que é a Hotmart?

O Hotmart é uma plataforma de distribuição de conteúdo digital. Ou seja, o usuário se cadastra, cria e distribui o seu conteúdo para quem quiser consumi-lo. Podem ser criados eBooks, vídeo aulas, audiobooks e cursos completos. Além disso, uma funcionalidade que é um diferencial da plataforma é o sistema de afiliados. Por exemplo, um produtor pode criar um curso super interessante que é disponibilizado dentro da plataforma. Este conteúdo sempre será seu.

Porém, outros usuários podem perceber a qualidade do produto e se tornar afiliados do mesmo, compartilhando links e ganhando comissões a cada venda. Está é uma forma bem simples e eficiente de estimular o crescimento da comunidade, pois, além da comissão, você acaba se conectando com outros produtores e usuários.

Como funciona a plataforma?

Os usuários podem ser produtores e/ou afiliados. Para o produtor, evidentemente, existe um conjunto maior de benefícios, mas existe a estipulação de ter um produto digital dentro da plataforma. Por isso, existe um apoio em forma de relatórios e a participação da Hotmart no pagamento das comissões.

Já os afiliados não precisam ter um produto na plataforma, o que significa que é não é necessário ter contato com os clientes. Mas existe a garantia das comissões, pois é a própria Hotmart que faz este processo.

Uma vez que você se cadastre e comece a explorar a ferramenta, fica bem claro que ela é bem fácil de usar e bem intuitiva. Logo na tela inicial, você pode ver o quanto ganhou nos últimos dias, além de ter acesso às principais funcionalidades.

Por exemplo, o menu “mercado” funciona como uma vitrine de loja, em que você pode verificar todos os produtos disponíveis. Para ajudar a encontrar os melhores, a Hotmart trabalha com uma escala de temperatura, que reflete o volume de vendas do produto.

É importante ter um certo contexto ao avaliar o volume de vendas “quentes”. Por exemplo, existem certos produtos que sempre têm uma temperatura de 60 ou 70 graus, o que é bom. Eles mantém esta constância durante vários dias. Ou seja, é um produto que não tem um pico tão alto, mas faz vendas constantes.

Neste menu, você também pode fazer pesquisas de acordo com o tema ou com um produto específico que queira promover.

É possível ganhar dinheiro na Hotmart?

Agora que já ficou um pouco mais claro o que é a plataforma e como ela funciona, é hora de responder à pergunta mais importante: como ganhar dinheiro na Hotmart?

A dica mais óbvia é ter um conteúdo de qualidade. Atualmente, a plataforma é bem conhecida no meio do marketing digital, com diversos players do mercado que disponibilizam os seus conteúdos. Além de ser uma ótima forma de aprender a divulgação, ainda indica que existe bastante espaço para a plataforma crescer.

Então, você pode escolher o seu nicho e, se tem algum conhecimento relevante, pode compartilhá-lo na plataforma. O produto sempre precisa ter altíssimo valor agregado, de modo que o cliente se sinta satisfeito com a sua compra. Neste caso, o objetivo é muito semelhante às estratégias de marketing de conteúdo, que já discutimos bastante aqui no blog da M2BR Academy.

Entregue conteúdo de qualidade, valioso e interessante para o público, que ele certamente irá voltar para consumir mais.

Atendendo clientes

Além do conteúdo de qualidade, é preciso ter outros cuidados para ter sucesso na plataforma. Por exemplo, o suporte aos clientes é sempre algo essencial, em qualquer modelo de negócios. No Hotmart, o atendimento é igualmente importante.

Por isso, responda prontamente às solicitações em todos os contatos que receber, tirando as dúvidas de forma rápida e que mostre sua preocupação em entregar uma experiência de qualidade. Falando nisso, evite SPAM a todo custo. Ou seja, não saia enviando os links sem algum critério.

Neste ponto, é interessante aplicar as estratégias de marketing digital dentro da plataforma. Crie a sua audiência gradualmente, entregando o produto certo para a pessoa certa. O SPAM nunca deu certo na história do marketing e não é na Hotmart que vai dar.

Criando uma rede de afiliados

Os afiliados são um diferencial do Hotmart, por isso, para aproveitar melhor a plataforma é preciso saber usá-los bem. Construir a rede é essencial para tirar o máximo da plataforma. Por isso, é importante também prestar um certo suporte a eles.

Você pode fornecer um ótimo material de apoio, de modo que a divulgação seja ainda mais eficiente. Assim, eles podem vender da melhor forma possível e já tirar as dúvidas mais imediatas dos possíveis clientes. Esta arma é bem forte e uma forma de aproveitar o máximo da plataforma.

Para se afiliar a um produto, basta pedir solicitação daqueles que você julga que são interessantes e valiosos. É um processo bem menos trabalho do que a produção de um conteúdo do zero.

Vale a pena?

A Hotmart é uma plataforma que pode ser bem interessante. É uma forma de vender produtos digitais e obter uma renda extra compartilhando alguns dos seus maiores talentos com pessoas que desejam aprender. Por outro lado, também é uma ótima forma para os profissionais preencherem suas lacunas de conhecimento de maneira simples e sem sair de casa.

É uma plataforma que está sempre evoluindo, com a criação do Hotmart Club, por exemplo. Nesta plataforma, o produtor pode criar cursos completos com mais facilidade, apresentando uma forma de entregar conteúdo mais simples para os usuários.

Por unir estes dois públicos está plataforma já está fazendo um enorme sucesso e tem um potencial ainda maior. Porém, para aproveitá-la ao máximo, é preciso ter um certo cuidado e apresentar estratégias já conhecidas do marketing digital. Neste caso, o Hotmart pode ser uma ótima oportunidade.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *