10 ferramentas de gestão de equipes para o trabalho remoto

Categorias Marketing Digital

As ferramentas de gestão de equipes se tornaram praticamente essenciais, desde que começou o isolamento social. Querendo ou não, a pandemia do coronavírus fez com que grande parte dos profissionais tivessem que trabalhar em home office. Este modelo tem suas vantagens em relação ao mais tradicional, mas também tem certos desafios.

Problemas como a falta de comunicação, distrações dentro de casa, especialmente com os filhos sem aula, tornam o processo ainda mais complexo. Felizmente, existem ferramentas de gestão de equipes que podem ajudar.

Então, confira as 10 melhores ferramentas de gestão de equipes durante a quarentena.

1 – Asana 

O Asana é uma ferramenta bem interessante para a gestão de equipes e tarefas. Primeiramente, seu grande objetivo é evitar a troca excessiva de e-mails. Afinal, quando a equipe está treinada para olhar a ferramenta com uma certa frequência, todas as tarefas já são divididas e esclarecidas.

Então, o Asana traz a divisão das atividades, prazos, níveis de prioridade e qualquer outra informação que permita que a equipe se organize. Outra vantagem é que existe uma versão gratuita, com alguns recursos premium que você pode contratar depois. Vale a pena testar.

2 – Trello 

Outra das ferramentas de gestão de equipes mais populares é o Trello. Seu objetivo é semelhante ao do Asana, organizando tarefas tanto individualmente como para a equipe. Na prática, ele funciona como um grande quadro em que são incluídos cartões, organizados em colunas.

Imagine a parede do escritório, com diversos post-its colados, em cores diferentes. Cada cor tem um significado, assim como as colunas ajudam a organizar as tarefas. Então, o Trello é uma forma de fazer isso virtualmente.

Além disso, é uma ferramenta que tem a vantagem de ser bem adaptável. Em outras palavras, você pode organizar as colunas como quiser. Um exemplo é organizar pelas etapas e prazos de um projeto e todas as tarefas que precisam estar prontas. É uma ferramenta gratuita.

3 – Operand 

A Operand é uma ferramenta para otimizar e simplificar a gestão de projetos. Nesse sentido, também permite organizar as tarefas em cartões e colunas, divididos por cada membro da equipe ou de alguma outra forma. Com esta ferramenta, você consegue criar e controlar tarefas, adicionar sub tarefas e discutir os detalhes com a própria equipe. É uma ferramenta que oferece 7 dias gratuitos.

4 – Teams 

O Microsoft Teams não é apenas uma ferramenta de chat. Na verdade, ele é um “hub” de colaboração, como a própria Microsoft o coloca. Mas, o que isso quer dizer? 

Em outras palavras, o Teams é uma ferramenta para fazer reuniões, conversar, ligar e se comunicar com a equipe. Em um momento como esse, manter a comunicação direta e eficiente é uma das maiores preocupações.

5 – When I Work 

Controlar a jornada de trabalho no home office pode ser bem difícil. Por isso, o When I Work é uma ferramenta bem interessante. Afinal, ele também permite agendar e organizar tarefas, mas sua maior vantagem é fazer o controle de horas trabalhadas. Ou seja, o gestor pode dividir os turnos mais facilmente e sem deixar dúvidas. 

Por outro lado, a equipe pode usar a versão móvel da ferramenta para bater o ponto.

6 – IDoneThis 

Mais uma das ferramentas de gestão de equipes interessantes é o IDoneThis. Com ela, ao final da jornada de trabalho, é produzido um relatório com tudo que foi feito pela equipe ao longo do dia. 

Então, ela funciona como um gestor de atividades, mais voltado para o líder. Seu objetivo é mostrar o que foi feito ao longo do dia, de modo que seja mais fácil manter o progresso e a prestação de contas de cada um.

7 – Dropbox 

Já aconteceu de você ou algum colaborador precisar mandar algum arquivo bem grande, e não conseguir fazer isso por e-mail? O Dropbox existe exatamente para isso. Seu propósito é compartilhar arquivos através da nuvem, quando o e-mail não é mais suficiente. Além disso, como todas as pastas são sincronizadas, o trabalho pode ser acompanhado por todos em tempo real.

Enquanto a versão original é bem famosa, o Dropbox Paper ainda não é tão conhecido, apesar de bem útil. A ideia é que ele é um grande “papel” em que a equipe pode fazer rascunhos, anotar ideias de brainstorming e muito mais. Imagina aquele quadro ou parede em que todo mundo escreve no escritório? Este é o dropbox paper.

8 – Buffer

Também é importante manter a comunicação com os clientes, e as redes sociais são um caminho. Por isso, o Buffer acaba se tornando uma ferramenta essencial. 

Acima de tudo, seu objetivo é gerenciar as redes sociais da empresa de forma eficiente. Com ele, você pode agendar publicações e analisar as métricas de todas as redes. É uma ferramenta essencial para a comunicação e marketing, especialmente em um momento como esse.

9 – Slack

O objetivo do Slack é facilitar o trabalho e a comunicação entre os colaboradores. Porém, ele busca tirar um pouco da formalidade das reuniões, optando por um modelo mais descontraído. Dentro dele, podem ser feitas conversas com duas pessoas ou em grupo, através de janelas privadas.

É uma ferramenta importante por conta da interação social que é prejudicada em um momento de isolamento.

10 – LastPass

Agora, imagine que você está usando algumas das ferramentas anteriores, sem falar de todos os outros programas como o gmail e o próprio login da empresa. O colaborador, está acostumado a logar na máquina do trabalho e já deixou todas as senhas salvas. Então, ao trabalhar do home office precisa lembrar de todas, só que as esquece.

O LastPass é uma ferramenta que permite guardar todas as senhas em um único lugar. Não é só uma ideia interessante agora, mas para organizar todas as senhas e aumentar a segurança das contas mais importantes, sejam no trabalho ou pessoais.

O trabalho em home office é uma realidade no momento atual, podendo se estender até alguns meses. O mais importante, é claro, é seguir as recomendações das autoridades de saúde, para garantir a segurança de todos. E com as ferramentas de gestão de equipes acima, você pode manter o trabalho sempre produtivo. Contudo, elas não são úteis apenas no home office. Mesmo após voltar a rotina normal, estas soluções podem aumentar ainda mais a produtivdade. 

O que você acha? Se interessou por alguma das ferramentas de gestão de equipes? Enquanto existem opções pagas, a maioria tem um tempo gratuito para experimentar, então não custa nada fazer um teste. E fique de olho no blog da M2BR, para receber mais dicas de como manter a produtividade neste momento.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *