TikTok: As melhores estratégias para ter sucesso na plataforma

Categorias Marketing Digital
tiktok

No mês passado falamos um pouco sobre o TikTok, a nova rede social que vem dominando as notícias. No post anterior, falamos sobre o que é a plataforma e como ela funciona. Agora, vamos mergulhar um pouco mais a fundo e discutir algumas estratégias que podem fazer muito sucesso. 

Então, se você se interessou no post anterior ou quer usar essa rede social no seu planejamento de marketing, continue lendo este post. Confira algumas estratégias que podem dar muito certo no TikTok

E se gostar do post, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy para não perder nenhum conteúdo! 

SEO no TikTok

SEO é uma estratégia que funciona em praticamente qualquer lugar. No TikTok, isso é feito através das hashtags. São elas que permitem reunir grande parte dos usuários em um único objetivo, como os famosos desafios. Nesse sentido, é bem semelhante ao Instagram. 

A hashtag tem um grande papel estratégico, já que é necessário escolher uma que seja muito usada pelo público e com a qual ele se identifica. Logo, demanda uma boa dose de pesquisa e de entender o público alvo. 

Outra boa dica é fazer um mix entre usar hashtags que já são populares e criar novas hashtags da marca. Essa é uma das formas mais simples de viralizar. 

Conteúdo valioso

Como em qualquer estratégia de marketing, a produção de conteúdo valioso é o grande diferencial. É claro que o tipo de conteúdo tende a ser diferente, mas no final das contas o usuário de TikTok também quer conteúdo valioso. 

Nesse sentido, é preciso pensar nas características únicas do TikTok. Como vimos no post anterior, é uma rede social focada em conteúdos curtos, mais usada pelo público mais jovem. Logo, se existe uma palavra que seu conteúdo precisa refletir é dinamismo. 

É importante, como sempre, pensar na sua persona, no tipo de conteúdo que é relevante para ela. Por exemplo, os desafios do TikTok e as dublagens de música são extremamente comuns. Será que é possível fazer um envolvendo a sua empresa? 

Um ponto importante é evitar tentar replicar conteúdos produzidos em outras redes dentro desta plataforma. A chance disso dar certo é muito pequena. Portanto, o conteúdo deve ser totalmente original. Confira o que mais faz sucesso na rede: 

  • desafios: incentivam os usuários a fazer determinada ação ou criar um tipo de conteúdo com base na hashtag;
  • edições: a rede tem uma biblioteca bem interessante com sons e imagens, permitindo que a criatividade seja ainda maior;
  • músicas: na sua origem, o TikTok é um app musical e essa identidade não foi perdida;
  • duetos: um tipo de conteúdo bem legal, em que dois usuários interagem diretamente. Será que você não consegue fazer algo com o seu público? 

Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores é uma enorme tendência dentro do marketing digital, não somente no TikTok. Porém, ainda assim, essa rede está na ponta quando o assunto é relevância dessa estratégia. 

Mais uma vez, é uma característica que remete ao público mais jovem. Essa audiência tem mais facilidade e está mais aceita a se conectar com os influenciadores. Nesse caso, o maior desafio é encontrar o fit perfeito. 

O influenciador que você escolher precisa se conectar tanto com a marca como com os usuários. 

Publicações frequentes

Além de publicar bons conteúdos, você precisa fazê-lo sempre. O TikTok é uma rede dinâmica, o que significa que a frequência é relativamente alta. Porém, não adianta bombardear publicações sem nenhuma estratégia por trás. 

A maior recomendação é estudar bem o público alvo e também o ciclo de vida de uma publicação, de modo a garantir que você faça parte da conversa, engajando com o público a cada oportunidade. 

Análise de resultados

Um componente crucial de qualquer estratégia de marketing, você sempre precisa acompanhar suas métricas e a performance dos seus conteúdos. O TikTok Business não difere muito das outras redes sociais, permitindo que você consiga acompanhar bem seus resultados. 

No TikTok, e nas redes sociais em geral, as métricas chave são engajamento. O quanto o público engaja com cada conteúdo é informação crucial. 

Plataforma de anúncios

O TikTok Ads é a plataforma de anúncios dentro da plataforma. A boa notícia é que eles fazem um ótimo trabalho de trazer anúncios nativos, ou seja, que parecem com postagens naturais. Isso aumenta muito as chances do público vê-la. 

O ideal é que os anúncios não tenham cara de anúncio, mas ao mesmo tempo tenham um CTA forte e claro. Afinal, com a velocidade e agilidade da rede é fácil perder a atenção do público. 

Existem 5 tipos de anúncios pagos na rede: 

  • Top view: tem 1 minuto de duração e aparece para o usuário assim que ele entra no app;
  • Branded effect: são efeitos que você cria da sua própria marca e que podem ser oferecidos aos usuários;
  • Brand Takeover: tem 3 a 5 segundos, podendo ser estáticos ou dinâmicos;
  • Brand Hashtag: desafios patrocinados com as hashtags;
  • In-feed ads: tem até um minuto e são exibidos no feed. 

Cases interessantes no TikTok

Por fim, vamos conversar sobre três cases bem interessantes que aconteceram no TikTok, com dois envolvendo empresas brasileiras. O primeiro foi da empresa Maria Brasileira, uma franquia de serviços de limpeza. 

O público da franquia, diaristas e pessoas que as contratam, não necessariamente está na plataforma. Ainda assim, eles fizeram uma ação com uma influencer, que criou vídeos divertidos de dublagem envolvendo a marca. O ângulo era chegar no público-alvo através dos filhos. A estratégia deu certo. 

Outro case de sucesso, e uma ótima marca para seguir de inspiração é o Guaraná Antártica. A empresa tem um perfil bem ativo e muito interessante, com vídeos mais genuínos, evitando o conteúdo focado em propaganda. 

Porém, nenhuma estratégia é mais interessante do que a Starbucks. A marca em si não tem um perfil na rede, mas uma de suas atendentes é seguida por milhões de pessoas. A ideia é pegar o conceito de rede social em que “pessoas conversam com pessoas” e levar ao máximo. 

O TikTok ainda é muito novo, o que significa que as ideias estão amadurecendo. Isso é uma ótima oportunidade para deixar a criatividade fluir e se destacar na plataforma antes de todo mundo. 

Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR Academy e não perca nenhuma novidade! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.