Por que o e-mail marketing é um ótimo canal para sua estratégia

Categorias Conteúdo, E-mail Marketing, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Você já ouviu falar que o e-mail marketing não é uma estratégia tão eficaz? Esse é um mito comum no mercado atual, mesmo sem ter nenhum fundamento. Se você tem alguma dúvida de que isso é verdade, confira esse compilado de estatísticas sobre o poder do e-mail marketing. Além disso, basta olhar para os líderes de mercado e como todos eles ainda usam essa ferramenta. A verdade é que se eles usam, é porque funciona. 

Neste post, você vai acabar com essa dúvida e enterrar esse mito de uma vez por todas. Continue lendo até o fim e descubra por que o e-mail-marketing ainda vale a pena

E se gostar do post, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy para ficar por dentro das estratégias mais eficientes. 

O que é e-mail marketing?

Basicamente, o e-mail marketing é uma forma de promover produtos e serviços usando esse canal específico de comunicação. Como o e-mail é uma ferramenta mais pessoal e direta, é uma das melhores formas para construir um relacionamento com o cliente. 

Por outro lado, também é importante falar sobre o que não é e-mail marketing, como o transacional. Esse é um tipo de e-mail enviado para o cliente em resposta a uma ação. Por exemplo, se ele compra um produto, é natural que ele receba um e-mail confirmando o pedido. Isso não é e-mail marketing, apesar de poder ser usado para construir o relacionamento com o público. 

Por que usar o e-mail marketing?

As estatísticas acima já são uma boa pista do por que vale a pena investir no e-mail marketing. Praticamente todo mundo tem um e-mail e o comportamento do público é olhar sempre que recebe uma notificação, por exemplo. Por isso, é um canal que tem uma ótima taxa de engajamento. O e-mail é uma das principais atividades da internet e você mesmo provavelmente passa um bom tempo lendo e respondendo. 

Segmentação

Mais uma ótima vantagem do e-mail marketing é que você pode segmentar muito bem quem recebe a mensagem. Um dos conceitos básicos para sucesso no marketing é o contexto, entregando a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo. Por isso, você pode segmentar sua mensagem para ter os melhores resultados. 

Personalização

Ao segmentar o público, você também pode ter um contato mais pessoal. Pode usar o nome do cliente, mencionar produtos que ele já usou e muito mais. Por outro lado, quem envia também pode assinar com o próprio nome, por exemplo. Cada vez mais o público quer um contato pessoal e o e-mail é uma ótima ferramenta de personalização. 

Flexibilidade

Outra vantagem do e-mail marketing é sua flexibilidade. Ele pode ser usado de diversas formas, como: 

  • aumento das vendas;
  • fidelização;
  • divulgação de conteúdos;
  • atendimento. 

Ou seja, dificilmente existe uma estratégia em que o e-mail marketing não se encaixe bem. 

Análise de resultados

Uma das maiores vantagens do marketing digital em geral, também se aplica no e-mail marketing. As ferramentas permitem que você meça todos os resultados, como taxa de entrega, de abertura e conversão. Esses números são essenciais para você otimizar as próximas ações. 

Praticidade

O e-mail é inerentemente algo simples. Você não precisa de uma arte espetacular ou um nível de produção altíssimo, pelo contrário. Um copy muito bem escrito, combinado com bons critérios para envio, já é uma ótima forma de começar a usar a estratégia. 

Testes

Combinando as vantagens anteriores, você pode fazer testes em relação às ações. Eles permitem encontrar os dias da semana em que o público está mais ativo, os assuntos que mais chamam a atenção e diversas outras características do seu e-mail. 

Automação

Por fim, a automação permite otimizar todas essas vantagens. Imagine ter que enviar e-mails para cada pessoa da sua base de clientes? Seria algo impensável. Com a automação, é possível fazer isso com bastante facilidade. 

Como construir uma boa estratégia de e-mail marketing?

Se você quer construir uma estratégia de e-mail marketing, seu primeiro objetivo é ser valioso. Garanta que cada mensagem que você envia tem um propósito e será algo bem-vindo pelo público. Muitas das pessoas que acham que essa ferramenta não funciona é porque ainda estão fazendo SPAM. 

Crie um relacionamento

A base do e-mail marketing é construir um relacionamento com o cliente. Por isso, pense bem em como você vai falar com ele, além do conteúdo. Já mencionamos que a personalização é uma vantagem desse modelo e também é interessante pensar até mesmo na linguagem. 

Tenha uma lista de contatos feita do jeito certo

É importante pensar também como você vai criar seus contatos. A dica mais geral é jamais comprar listas, já que esses contatos geralmente são muito pouco valiosos. Afinal, são pessoas que não escolheram dar o e-mail para você. Para encontrar bons contatos, você tem diversas opções como: 

  • materiais ricos como ebooks e infográficos;
  • eventos;
  • newsletters;
  • cursos rápidos;
  • descontos e ofertas exclusivas. 

Siga as boas práticas

As boas práticas envolvem alguns elementos-chave do e-mail que você precisa se atentar para ter sucesso. Por exemplo: 

  • o assunto precisa chamar atenção do usuário, deixando claro sobre o que é o e-mail e convencendo-o a abrir;
  • evite o excesso de formalidade, especialmente no remetente, já que o objetivo do contato é criar um relacionamento;
  • traga o corpo do e-mail prático e direto, com elementos que facilitam a leitura, como o negrito ou bullet points. Lembre-se que o usuário quer a informação o mais rápido possível;
  • não esqueça do CTA, se couber, convidando o usuário a tomar a ação;
  • uma boa prática, e uma obrigação com a LGPD, é ter um botão para descadastro;
  • lembre-se sempre de medir os resultados e fazer testes.  

Quais são as principais ferramentas de disparo? 

Por fim, existem diversas ferramentas que podem ajudar você a fazer os disparos. Cada uma tem suas características, vantagens e desvantagens, o que significa que a melhor forma de conhecer a ideal para você é testando. As principais do mercado são: 

Ao contrário do que muita gente diz, o e-mail marketing ainda é uma excelente ferramenta. Porém, para isso, você precisa usá-lo do jeito certo, construindo uma lista eficiente, entregando valor a cada mensagem e medindo os resultados para garantir que você esteja sempre fazendo as melhores ações possíveis. 

Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR Academy para receber ainda mais conteúdo e saber tudo sobre e-mail marketing!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *