7 dicas para iniciar a carreira no Marketing Digital

Categorias Marketing Digital, Web Analytics

Atualmente, mais e mais empresas recorrem ao meio digital para gerar vendas. Algumas estão iniciando os trabalhos, enquanto outras estão em um patamar mais avançado e encarando uma concorrência mais consistente. Com isso, a necessidade de especialistas nunca foi tão grande, afinal estamos falando de uma indústria em ritmo acelerado e em constante evolução, com muitos desafios e oportunidades em diferentes áreas. Portanto, agora é um ótimo momento para iniciar na carreira de marketing digital.

Nossos professores Luis Paulo e Gustavo Esteves já contaram como foram os primeiros passos na área e deram dicas de como crescer. Agora, foi a vez do blog da M2BR Academy correr atrás de outros conselhos imprescindíveis para quem quer começar ou começou há pouco tempo. 

Confira 7 dicas e passos para você começar e crescer como profissional de marketing digital. 

1 – Crie uma presença online

Quando se trata de conseguir uma oportunidade em praticamente qualquer campo, é possível que você não “exista” sem uma presença on-line. Obviamente, isso vale principalmente para o marketing digital. Convenhamos que é bem possível que um empregador procure informações sobre o candidato em redes sociais ou sites específicos. 

Então, invista no seu Linkedin, crie um blog, portfólios (como o Behance, se você for designer) e, se precisar, filtre algumas coisas no Instagram, Twitter e Facebook. 🤪

2 – Atualize-se o tempo todo. 

Na mesma medida em que cresce, o marketing digital muda, ou seja, bastante! O que é uma tendência ou está no hype hoje, pode ser que amanhã ninguém toque no assunto. Logo, procure se atualizar do que está em alta, como ferramentas, temas, novidades no mercado e, até mesmo, os memes. Para tal, visite blogs e sites, assista a vídeos e webinars e participe de eventos.

3 – Use e abuse da criatividade

O marketing realmente permite que você use a criatividade de várias maneiras. E sim, existem métodos e sistemas padronizados para determinadas aplicações, mas você sempre pode adicionar seu talento pessoal aos projetos, tornando-os criativos e únicos. 

Esse é um dos pilares da profissão; portanto, se você tem uma ideia que possa funcionar, tente. Não tenha vergonha. Arrisque. Quanto mais criativo você for, maior será a probabilidade de você ser notado e conseguir aquele emprego dos sonhos.

4 – Saia de casa. Conheça pessoas. 

É importante divulgar seu nome, e a melhor maneira de fazer é através, claro, do networking. Isso não apenas fará as pessoas se lembrarem de você, mas também fornecerá ótimas conexões que podem te ajudar em muitas áreas ao longo de sua carreira. Aproveite os eventos presenciais, cursos, discussões em grupos, conexões no Linkedin. Sabemos bem como uma conversa despretensiosa nos corredores pode se transformar em uma grande oportunidade de negócio. 

5 – Tenha um olhar crítico e analítico.

Este é, provavelmente, o ponto mais técnico da nossa lista. Para saber o sucesso de suas campanhas, é preciso entender de análise de dados. Afinal de contas, são eles que mostram se determinada ação está boa ou ruim, e ainda te fornece insights para os próximos passos. Contudo, não nos referimos apenas a projetos de mídia paga, mas também artigos e conteúdos orgânicos. Em qualquer área é necessário um olhar mais crítico para checar e melhorar a performance. 

Comece por assistir a vídeos gratuitos na plataforma do Google Analytics. Em seguida, procure investir em curso mais completo, como o de Analytics na Prática, da M2BR Academy. 

6 – Adquira experiência

A única maneira de começar realmente sua carreira é ganhando experiência. Talvez você precise fazer alguns trabalhos, digamos, não muito interessantes. Mas acredite, é um investimento que vale a pena, com benefícios a longo prazo. Procure usar suas habilidades e conhecimento em trabalhos pequenos para amigos ou empresas de menor porte e aceite trabalhos paralelos que lhe darão experiência, para a qual você poderá recorrer quando começar a se candidatar à vagas de emprego.

7 – Faça cursos e tire certificações

Um dos pontos de partida para ganhar conhecimento são cursos e certificações. Aqui na M2BR Academy, por exemplo, são oferecidos desde cursos de menor investimento e curta duração, como Introdução ao Marketing Digital, até formações completas de 72 horas. 

As certificações, por outro lado, são gratuitas (e fundamentais!) na maiorias das vezes. Selecionamos algumas para as quais você poderia começar a estudar e mandar bem nas provas. Anote aí: 

Assim sendo, procure seguir algumas dessas dicas, assista ao nosso vídeo no Youtube e, claro, procure outras fontes para te ajudar. Pode ser que não seja possível colocar tudo em prática no momento, mas se você começar pelos cursos, certificações e se atualizando bastante, já é um excelente começo. E já sabe: se quiser a nossa ajuda, basta entrar em contato por aqui ou pelas nossas redes sociais. 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

1 comentário em “7 dicas para iniciar a carreira no Marketing Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *