Dia das Mães: como trabalhar em casa no mercado digital?

Categorias Marketing Digital, Mídias Sociais

O Dia das Mães é uma das principais datas do comércio brasileiro, perdendo apenas para a Black Friday e para o Natal. Também, não é para menos. É um dia especial, em que celebramos as mulheres mais importantes de nossas vidas, podendo ser as mães, avós, esposas e muito mais. Por isso, o que não falta são posts com dicas de presentes para as mães. Então, resolvemos fazer algo um pouco diferente. 

Ao invés de focar em um artigo sobre a escolha do presente ou em estratégias de marketing para o Dia das Mães, este post é 100% voltado para as mamães que querem crescer ou voltar ao mercado de trabalho

Continue lendo o post até o fim e conheça tudo sobre o mercado digital para as mães, com opções de negócios para trabalhar em casa e o básico que precisam saber para começar. 

E se gostar do post, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy para ficar por dentro das novidades.  

Como as mães podem trabalhar em casa com o próprio negócio?

Tendências como o empreendedorismo liderado por mulheres e o home office ajudam muito as mães a trabalharem de casa. Porém, muitos dos desafios são os mesmos de qualquer pessoa que busca empreender, especialmente em um momento de crise: como se destacar e ter sucesso? 

O planejamento

O primeiro passo é jamais começar um negócio sem se planejar. É preciso que, antes de mais nada, você responda algumas perguntas primordiais, como: 

  • Quem é o público alvo?
  • Qual é a necessidade que você vai atender?
  • Qual é sua proposta única de valor?
  • Quanto você pretende, e pode, gastar?
  • Quanto tempo você tem para gastar trabalhando no dia a dia?

Se você não conhece, a proposta única de valor é algo que toda a empresa deve ter. Resumidamente, é uma característica que o diferencia da concorrência, o maior benefício que ela tem ou o motivo pelo qual o público compra de você e não de outras pessoas. 

As opções de negócio

Uma das perguntas primordiais que você responderá no planejamento é qual é o seu negócio? Essa é uma questão extremamente pessoal, mas a receita para o sucesso é combinar o gosto pessoal com a demanda de mercado. Afinal, é muito difícil ter sucesso considerando um e não o outro. Em primeiro lugar, pense no que você gosta de fazer e o que faz bem. Caso queira vender, priorize produtos com os quais você tem uma conexão mais forte. 

Por outro lado, não adianta nada oferecer algo que ninguém quer. Portanto, faça uma pesquisa de mercado para saber se existe demanda para o produto. Pergunte para o maior número possível de pessoas as dificuldades que elas têm e visite as redes sociais para ver o que elas falam. Uma ótima dica é visitar grupos nas redes sobre determinado assunto, para ter opiniões diversas. 

Por exemplo, digamos que você queira focar em determinado produto para novas mães. Existem diversos grupos no Facebook sobre o assunto, e você pode frequentá-los para perguntar se existem outras pessoas com um problema parecido. 

A divulgação

Outro ponto a considerar no planejamento é como você vai divulgar o novo negócio. É importante que você defina o quanto pretende gastar com marketing, já que é preciso que as pessoas saibam que sua loja existe. Você pode, e deve, começar pequeno, focando na sua rede de contatos pessoais e no boca a boca. Além disso, pode divulgar o produto nos grupos que mencionamos acima. 

Ao longo do tempo, sua marca vai crescendo e você naturalmente terá mais dinheiro para investir. A partir disso, pode começar a impulsionar posts no Facebook e no Instagram e até mesmo investir em Ads, no Google. Também é interessante trabalhar uma estratégia de SEO, para que as pessoas consigam encontrar seu produto ou serviço quando procurarem por ele no Google. Também pode ser interessante marcar presença nos marketplaces, se fizer sentido, pois eles são uma forma de alcançar bastante público. 

Especialmente no início, é importante ter a mente aberta para os feedbacks. É natural que você cometa erros e receba muitas sugestões para melhorar o seu negócio. Algumas serão muito interessantes e certamente valerão a pena ouvir. 

O dia a dia

Também é interessante que você planeje seu dia a dia, de modo  . Por exemplo, um e-commerce funciona 24 horas por dia, mas isso não significa que você deve trabalhar todo esse tempo. Já os serviços mais tradicionais têm horários específicos. De qualquer forma, você deve encaixá-los no seu dia a dia de modo a poder fazer tudo com o máximo de tranquilidade possível. 

O investimento e o preço

Seu novo negócio pode demorar um tempo para crescer. Isso é natural, o que significa que é preciso tomar cuidado com o investimento. Não adianta muito investir tudo que você tem logo de cara, pois é preciso de um tempo até que você tenha um retorno. Evite pular etapas e vá com calma. É interessante se inspirar em modelos como o lean startups, que visa validar os produtos rapidamente, mas sem muito investimento. 

Uma das maiores dúvidas de quem vai empreender é o preço do produto ou serviço. Para produtos, você precisa considerar o custo do material ou do produto em si, a sua mão de obra e todos os gastos extras da operação. É por isso que é tão importante planejar antes de começar a empreender. Você pode perceber que precisa vender um produto a um valor caríssimo para ele se pagar, o que pode não valer a pena. Não esqueça de calcular a margem de lucro a cada produto, ou seja, o quanto você quer ganhar. 

Caso você trabalhe com serviços, a conta pode mudar um pouco. Se você ainda não tem clientes, pode pesquisar o custo médio desse trabalho no mercado, comparando com o quanto você precisa para viver de forma confortável. Conforme sua audiência crescer, pode aumentar o preço. 

Começar um negócio e empreender no mercado digital pode parecer uma tarefa grande demais. É claro que não existem garantias de sucesso, mas um planejamento adequado aumenta muito suas chances. O mais importante é ir com calma, se planejar bem e estudar bastante para fazer uma divulgação adequada. 

Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR Academy para receber mais conteúdo sobre empreendedorismo e tenha um Feliz Dia das Mães. 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *