WhatsApp

Curso online: quais as vantagens?

Desde o início da pandemia do coronavírus, você certamente teve alguma experiência com os cursos online ao vivo. Afinal, estes podem ser feitos para ter alguma certificação importante para a carreira ou simplesmente para ocupar a mente durante este momento de pandemia. Enquanto dura o isolamento social, até mesmo escolas estão precisando se adaptar a esta modalidade.

Contudo, enquanto esta é uma necessidade em um momento como este, os cursos online ao vivo são uma tendência que veio para ficar. Afinal, todos são “obrigados” a experimentar este modelo, e percebem que o mesmo pode ser bem vantajoso.

Então, é isso que este post vai mostrar. Confira quais são as vantagens dos cursos online ao vivo e por que esta tendência pode se manter por muito tempo. 

E se gostar do post, confira outros artigos do blog da M2BR Academy para continuar por dentro de tudo no mundo do marketing digital!

Quais são as vantagens das aulas online?

Você provavelmente já conhece algumas das vantagens das aulas online. Porém, vale a pena dar uma passada rápida nestes benefícios, afinal, as aulas ao vivo herdam praticamente todas as vantagens das aulas online gravadas.

Primeiramente, o custo das aulas online tende a ser menor, o que é uma grande vantagem. Afinal, não existem gastos tão grandes com a infraestrutura. Por outro lado, os alunos também economizam, sem a necessidade de se deslocar até o local da aula.

Outra grande vantagem, é a possibilidade de adequar as aulas ao seu ritmo. Por exemplo, na aula presencial, se o aluno falta ele perdeu totalmente aquele conteúdo. O máximo que pode fazer é pegar a teoria com o colega, porém, a explicação do professor está perdida. Já nas aulas online, mesmo as ao vivo, o conteúdo nunca é perdido, pois pode ser gravado para ser visto depois.

Também é uma opção que oferece mais praticidade, pois os alunos podem assistir as aulas de praticamente qualquer lugar. O que é preciso é de apenas um computador e uma conexão com a internet. Ou seja, pode ser feito no trabalho, em casa ou qualquer outro lugar, dependendo da qualidade dos pacote de dados.

Quais são as vantagens dos cursos online ao vivo?

Já os cursos ao vivo, pegam estas vantagens e acrescentam outras. 

Uma das maiores, sem dúvida, é o elemento da interação. Esta é a principal falha das aulas gravadas, já que os alunos não podem interagir entre si nem tirar alguma dúvida com o professor.

Com a aula ao vivo, este problema é resolvido. Qualquer dúvida que o aluno tenha é respondida imediatamente. Além disso, o professor pode aprimorar sua explicação, ao invés de ficar no escuro, sem saber se a turma entendeu ou não.

Mesmo que o aluno não tenha dúvidas, a dúvida do colega pode ajudá-lo a entender melhor o assunto. Quem não lembra de ouvir na escola que “sua dúvida pode ser a dúvida do coleguinha”? Isso é verdade pois se um aluno pedir uma explicação mais detalhada, pode ajudar a tirar alguma dúvida que os colegas nem sabiam que tinham.

Além disso, a interação entre os colegas sempre agrega mais valor às aulas, pois permite discutir novos cases e trazer a experiência de cada um. Isso pode ser feito de diversas formas, seja por um chat simples ou por uma solução mais sofisticada em vídeo, como o Zoom.

Sem esta interação o trabalho do professor é muito mais difícil. Afinal, ele é “forçado” a seguir uma estrutura mais rígida. Através da troca com os alunos, pode tornar a aula mais dinâmica, respondendo às dúvidas e trazendo novas práticas.

A aula é mais prática

Outra grande vantagem do curso online ao vivo é que as aulas podem ser mais práticas. Ou seja, focadas em colocar a mão na massa, em fazer exercícios e não somente na teoria. Nas aulas gravadas, por exemplo, o professor até pode passar exercícios, mas os alunos não irão fazer na hora, sendo necessário esperar bastante tempo até a correção.

Na aula ao vivo, o professor pode “visitar” a tela de cada aluno, receber os exercícios por e-mail em tempo real, ou qualquer outra solução. O importante é que este modelo não sacrifica a parte mais “prática” das aulas. Você pode fazer os exercícios durante a aula com o acompanhamento do professor, exatamente como no modelo presencial.

Por exemplo, imagine que você está tendo uma aula sobre Google Ads. Neste curso, você aprende tudo sobre a ferramenta, assim como as melhores práticas ao usá-la. Com a aula ao vivo, o professor pode passar exercícios ou ajudar você a montar uma campanha para sua própria empresa. Esta dinâmica é muito mais rápida, ajuda a conhecer melhor a ferramenta e tira todas as suas dúvidas.

Traz mais credibilidade para o professor e a instituição

Outra vantagem da aula online ao vivo é trazer mais credibilidade para o professor e para instituição. A aula gravada, teoricamente, pode ser ministrada por qualquer um. Basta seguir um roteiro e pronto. Ao contrário da aula vivo, em que qualquer dúvida pode deixar bem claro o conhecimento do professor.

Por outro lado, a instituição que tem aulas online ao vivo também mostra que tem os investimentos necessários em infraestrutura para garantir a melhor experiência possível para seus alunos. Ou seja, quando você faz um curso online ao vivo, pode ter muito mais confiança na instituição e nos professores.

Adquirir novos conhecimentos para a carreira

Por fim, mas certamente não menos importante, existe o maior objetivo dos cursos online ao vivo, assim como qualquer aula: a capacidade de adquirir novos conhecimentos. No marketing digital, por exemplo, existem inúmeras oportunidades. Se você está começando, pode optar pelos cursos que vão desde o introdutório até uma formação mais completa.

Para quem tem uma habilidade específica, pode ser uma forma de se aprofundar em outras. Se você conhece bastante Google Ads, pode se aprofundar em redes sociais, por exemplo, para se tornar um profissional mais completo. 

E mesmo para quem sabe tudo do assunto, é uma forma de se reciclar. Afinal, o marketing digital está sempre mudando.

E se você quer conhecer os melhores cursos online ao vivo de marketing digital, a M2BR Academy agora também tem esta opção! Quer conhecer mais? Então confira os cursos da M2BR Academy e encontre o ideal para você!

Compartilhe essa postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *