COMO ESCOLHER SEU CURSO DE MARKETING DIGITAL?

Categorias Marketing Digital

Se você está procurando transformar a sua carreira, por que não um curso de marketing digital

O marketing tem mudado bastante ao longo dos últimos anos, com um foco maior na tecnologia e nas mudanças do comportamento do consumidor. Por estes motivos, muitas empresas já fazem marketing digital, ao invés de uma opção mais tradicional, sendo uma alternativa mais barata e eficiente. A vantagem deste modelo, é que qualquer empresa pode fazer, seja ela grande ou pequena. 

Portanto, é um mercado que pode ser muito abrangente, já que o marketing digital vem se tornado o padrão. Se você quer entrar neste mercado e tem dúvidas de qual é o melhor curso para você, este post vai te ajudar a encontrar a resposta. Iremos ver algumas características do curso de marketing digital, como:

  • O que o profissional de marketing precisa saber?
  • Qual é o tipo de curso que você procura?
  • Online ou presencial?

O que o profissional de marketing atual precisa saber?

Atualmente, assim como em praticamente qualquer carreira, a relação do profissional de marketing com a tecnologia se torna ainda mais forte. É preciso ter um certo conhecimento sobre as redes sociais e sobre as ferramentas de automação de marketing. São elas que permitem que o profissional e as empresas se comuniquem com os clientes de forma eficiente.

Além disso, existe também uma mudança no comportamento do público. É um assunto que já discutimos aqui no blog, mas o cliente atual também apresenta novos desafios para o profissional de marketing. O consumidor é mais exigente, tem mais poder nas suas mãos e procura outros diferenciais sem ser necessariamente o preço.

Por conta destas duas características o marketing digital assume um caráter muito interessante. É a junção de uma disciplina extremamente tecnológica, mas ao mesmo tempo muito humana, pois é preciso entender os clientes neste nível.

Qual é o tipo de curso que você procura?

Portanto, existem diversos cursos de marketing digital que podem ajudar você a conseguir alcançar estas habilidades. Tudo depende de onde você se encaixa como profissional e para onde você quer ir.

Para quem está começando, existem diversos cursos introdutórios sobre o marketing digital. Você vai aprender os principais conceitos, os objetivos e as estratégias mais básicas.

Uma vez que você domine estes conceitos, existem diversos caminhos que pode seguir. Por exemplo, se você gosta de uma área mais analítica pode fazer cursos sobre Facebook Ads, para aprender a usar estas plataformas e medir os resultados das campanhas no Facebook. 

As mídias sociais, em geral, tem um incrível potencial para as empresas alcançarem e, mais importante, interagirem com o público. Por isso, o Facebook não é o único que você pode aprender. O Instagram já é uma plataforma bem forte, e o potencial do LinkedIn do ponto de vista do marketing está começando a ser alcançado.

Outra vertente é o marketing de conteúdo. Ele permite que as empresas criem conteúdo próprio, de modo a criar ou fortalecer a relação com o público, que passa a o ver como uma autoridade no assunto. Assim, é muito provável que ele fará negócio com estas empresas.

O Google é um universo à parte. Ferramentas como o Google Ads e o Google Analytics, são importantes para você anunciar na plataforma e medir seus resultados, respectivamente. Além disso, o buscador tem uma ligação bem forte com o SEO, um conjunto de técnicas que visa garantir que seu conteúdo se mantém nas primeiras posições nas buscas.

Você também pode procurar cursos sobre vendas, e-commerce, gerenciamento de crise, influenciadores, User Experience e diversos outros. Existem muitos assuntos a serem tratados no Universo do Marketing Digital.

Por isso, é interessante escolher uma opção de curso de marketing digital mais completo, que irá abordar o máximo possível de assuntos. O mercado demanda profissionais especialistas, que dominem uma ferramenta como o Google Ads e o Analytics. Mas também é essencial para o profissional ter uma visão completa do marketing, para ser mais valioso para a empresa e para avançar na sua carreira.

Isso significa que o curso depende muito da sua expectativa. Pode ser algo mais introdutório, mais específico ou mais completo. Seu estágio de carreira e sua relação com o marketing digital ajuda a definir isso.

Se você nunca ouviu falar no assunto, pode começar com um curso introdutório. 

Caso você já trabalhe com Inbound ou marketing de conteúdo e quer aprender sobre analytics, pode fazer um curso específico para complementar suas habilidades. 

Até mesmo se você é gestor, pode se renovar no mercado e ter uma visão mais completa do que os seus colaboradores estão fazendo. Um curso de estratégia e de planejamento também pode ser muito valioso para este profissional.

Curso online ou presencial?

Além do conteúdo, outra dúvida comum na hora de escolher o seu curso de marketing digital é como você irá fazê-lo. Atualmente, graças à tecnologia, você pode optar pela opção presencial ou online. É claro que cada um tem as suas vantagens e desvantagens.

O curso de marketing digital presencial tem as vantagens de que é muito mais fácil tirar as dúvidas com o professor. Certos cursos têm um aspecto prático muito grande, em que você realmente usa as plataformas. Neste caso, é muito valioso ter um professor do lado para acompanhar o seu progresso e tirar as suas dúvidas.

Além da facilidade de assimilar o conteúdo existe ainda a questão dos colegas de turma. Não somente eles ajudam no aprendizado, conversando sobre as aulas e tirando dúvidas, mas também pode ser uma ótima oportunidade de desenvolver o networking. Você conhece outros profissionais que estão em uma área semelhante, podendo criar oportunidades.

Já as desvantagens do curso presencial podem ser resumidas em uma certa limitação geográfica e de horário. Porém, estes cursos tendem a ser em um horário diferenciado, à noite ou aos sábados, para acomodar alunos que trabalham.

A alternativa do curso de marketing digital online é interessante. Sua maior vantagem, sem dúvida, é corrigir a desvantagem do presencial. Sem limitação de local, você pode assistir às aulas de onde quiser. Como a maioria das aulas é gravada, também pode assistir quando quiser.

Mas, isso gera um problema. É muito mais difícil tirar as suas dúvidas ou ter um acompanhamento eficiente na parte prática, mesmo nos casos em que haja uma ligação ou conferência ao vivo. E como você depende da tecnologia, qualquer problema pode prejudicar o seu aprendizado.

As aulas também tendem a ser mais maçantes. Como as aulas são gravadas e não existe a turma, falta a interação natural de uma sala de aula. Mesmo se for uma aula ao vivo por Skype, é muito mais difícil a interação por conta dos atrasos e problemas na transmissão. Neste ponto de vista, a experiência não é tão boa quanto uma aula presencial. 

Uma alternativa interessante são os cursos de marketing digital In Company. Nesta modalidade é possível criar uma turma exclusiva os funcionários da empresa, que podem ter a aula dentro da mesma ou na sede do curso. É uma opção interessante, combinando as vantagens da aula presencial com mais comodidade.

O que você acha? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a escolher o seu curso de Marketing Digital. Agora que você sabe melhor o que e como estudar, confira os cursos da M2BR Academy e aprenda tudo sobre o assunto!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *