4 sistemas de CRM gratuitos para seu negócio

Categorias Marketing Digital

Experiência personalizada é um dos segredos do sucesso

Em uma estratégia de Marketing, a experiência do consumidor e necessidades dele devem vir em primeiro lugar. É por isso que usar um sistema de CRM no seu negócio pode ajudar.

CRM é uma sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Consumidor.

O sistema de CRM é empregado para gerenciar os clientes, como o próprio nome diz. Mas pode ser usado para gerenciar os leads, ainda clientes em potencial, e criar toda uma comunicação personalizada para quem já converteu ou não em uma venda.

Na verdade, personalização é a palavra-chave do Marketing atualmente. A experiência do consumidor é sempre mais efetiva quanto mais customizada ela for. E um sistema de CRM pode ajudar nesse objetivo.

Está certo que usar um CRM não vai garantir a melhor experiência do cliente. Isso ainda implica em produto / serviço, entrega, comunicação e atendimento, entre outros fatores.

Mas é importante construir uma boa experiência de consumidor para mantê-lo fiel; ajudar que esse cliente recomende a marca para outros em potencial; e ainda aumentar o LTV, ou seja, que ele continue usando seus produtos e serviços, aumentando o “tempo de vida” em que é cliente da empresa.

O que é CRM e para que serve?

O CRM é um sistema que concentra todas as informações de clientes e prospects, clientes em potencial, em um único lugar para que o time de Vendas e de Marketing tenham acesso.

Essas informações compõem um histórico de cada pessoa e podem incluir contatos feitos (mensagens e ligações); e-mails; reuniões realizadas; e dados de contatos.

Um CRM serve para concentrar essas informações em um único lugar e, assim:

– Melhorar o atendimento ao cliente;

– Melhorar o relacionamento com esse cliente pós-venda;

– Entender as reais necessidades e expectativas do consumidor e melhorar as campanhas;

– Personalizar o atendimento e vendas diretas;

– Ajudar no crescimento do negócio.

Além disso, as vantagens de ter um sistema de CRM são:

– O serviço pode estar integrado ao Marketing para as campanhas;

– Pode ser usado para criar uma automação de vendas;

– Deve gerar relatórios;

– Deve ter todas as informações necessárias de seu cliente para o time de Vendas e, se for o caso, o de Marketing, terem acesso e poderem consultar;

– Deve acompanhar todas as interações de um cliente, o que pode incluir até as mídias sociais.

Por que adotar um sistema de CRM no negócio?

Existem sistemas de CRM gratuitos e com funções básicas para empresas que estão começando e querem ver se irão se adaptar ao serviço. Outros ainda contam com um período de testes antes de pagar efetivamente pela ferramenta.

Imagine a situação do seu negócio, sem um CRM:

1 – Os vendedores provavelmente entram em contato direto com clientes em potencial, mas a maioria das vezes não conseguem fechar uma venda.

2 – Não há informações sobre o histórico de cada cliente, como contatos realizados anteriormente ou compras já feitas. Quando alguém entra em contato, a conversa acaba seguindo um script e não é personalizada.

3 – Principalmente para quem trabalha com B2B, não há informações sobre o prospect, suas reais necessidades, quantas abordagens já foram feitas e o quão propenso a já fechar um negócio estão.Tudo ainda é controlado em uma ficha de papel, uma planilha de Excel ou o histórico de e-mails trocados.

4 – Gerar um relatório de quantos contatos foram feitos, vendas realizadas, clientes retidos, entre outros KPIs importantes, é sempre difícil. Ou talvez o negócio nem tenha um relatório desse tipo.

Com um sistema de CRM é possível:

1 – Ter as informações de contato em um único lugar;

2 – Ter o histórico de interações daquele cliente e de vendas realizadas, também a um clique (lead tracking);

3 – Ter uma automação de vendas, para quando um lead realizar determinadas ações, e ser enviada uma notificação ao time de Vendas para que saibam que a chance de fechar uma venda é grande (lead scoring);

4 – Ter ações de Vendas e Marketing integradas via automação para ajudar no crescimento do negócio;

5 – Fazer um atendimento personalizado e melhorar a experiência do cliente.

Alguns sistemas de CRM disponíveis no mercado

Para iniciar, listamos alguns sistemas de CRM gratuitos disponíveis no mercado, para o negócio que precisa de uma ferramenta, mas ainda não tem um plano ou não sabe como começar.

Obs: Esses sistemas são gratuitos com a função de trial. Ou seja, somente algumas ferramentas estarão disponíveis ou terá um tempo de uso gratuíto.  

1 – Hubspot

Talvez um dos mais conhecidos seja o da Hubspot, que é gratuito. Entre as funcionalidades, estão gerenciamento de contatos; atividade do contato no site; prospects; geração de tíquetes; gerenciamento de anúncios; painéis de relatórios; chamadas; agendamento de reuniões; entre outras.

O CRM pode ter usuários da conta ilimitados e até 1 milhão de contatos. Para usar integrado a outras ferramentas da empresa, existem opções gratuitas de Marketing, Vendas e Serviços.

Porém, as mais robustas são pagas, como usar o CRM associado ao Marketing Hub. O mesmo vale para ferramentas mais avançadas de CRM, como chat ao vivo, bots e até automação de Marketing, em que os planos são pagos.

2 – Bitrix24

A ferramenta Bitrix24 também possui uma série de recursos para a equipe de Vendas, com contatos ilimitados. Os serviços incluem telefonia, redes sociais, chat, formulários, contatos, visão 360, entre muitas outras.

Entretanto, a versão gratuita é mais recomendada pela própria empresa para quem está começando, visto que os recursos são limitados. Para ter recursos mais avançados, como automação e até serviços de Marketing, é preciso adquirir a versão paga.

3 – Insightly

A Insightly também possui versões pagas em dólar, que iniciam em $29 por usuário no mês. É possível usar o trial ou ainda uma versão gratuita da ferramenta, que é limitada a dois usuários.

Entre as funcionalidades, que variam de acordo com o plano, estão gerenciamento de leads, entrega de projetos, acesso de qualquer dispositivo, modelo de negócio automatizado, plataforma de inteligência de mercado, entre outras.

4 –  Freshsales

O plano gratuito da Freshsales não tem limite de usuários. Mas, como a maioria dos gratuitos, possui recursos limitados e é recomendado para quem está começando.

Alguns recursos disponíveis no plano Livre incluem gerenciamento de prospects e clientes; tarefas, compromissos e anotações; filtros; exibições personalizadas; integração ao telefone; trabalhar com pontuação do lead; ter relatório padrão; entre outros.

Mais soluções de CRM

Existem também conhecidas ferramentas que já começam pagas – algumas têm trial -, com recursos avançados e podendo integrar a outras soluções, como a Pipedrive, Salesforce, RD Station CRM (antiga Plug CRM), Zendesk e Agendor.

Cada uma dessas pagas atendem a diferentes necessidades do negócio. Por isso, antes de optar por uma, seja algum dos exemplos de ferramentas gratuitas, ou uma paga, avalie as necessidades e tamanho do negócio para definir a melhor opção.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *