agencia_de_marketing_ou_equipe_interna

Contratar agência de marketing ou equipe interna, eis a questão. Há pontos a serem considerados antes de tomar essa decisão, como maturidade digital da empresa, porte e verba disponível para assumir tais serviços, por exemplo. Abaixo você verá os principais que ajudarão a tomar essa decisão.

Há empresas, grandes e pequenas, que decidem criar seu próprio time in-house. Isso significa ter equipes completas “dentro de casa”, como uma espécie de agência própria. No Brasil, um exemplo é a Nestlé, que anunciou em junho de 2017 que lançava seu laboratório de conteúdo in-house, o Content Factory.

No comunicado, a empresa destacou que essa iniciativa tinha como objetivo melhorar a comunicação, tornando-a mais personalizada, entre as pessoas e as marcas. A necessidade surgiu de um público consumidor cada vez mais exigente na nova era digital.

O time do Content Factory foi composto, inicialmente por oito pessoas, em uma equipe especializada em Redes Sociais, além de especialistas em Community Manager, Estratégia e Criação de Conteúdo, Design, Jornalistas e Analistas de Dados.

Ainda no comunicado, a Nestlé disse que esse time teria três pilares para atuar: entendimento sobre o que as pessoas conversam no meio digital; engajamento através de conteúdo personalizado para as marcas; e mensuração, para verificar resultado e performance das ações.

Esse único exemplo ilustra a realidade atual do Marketing Digital, que é trabalhar tendo o consumidor no centro das ações. E, claro, ter os dados direcionando todas essas ações. Mas o exemplo do Content Factory não representa a realidade de muitas empresas e pode não ser a solução que você precisa.

Gestores das empresas têm muito o que avaliar na hora de decidir entre contratar uma agência de marketing ou ter um time in-house. Separamos a seguir algumas vantagens e desvantagens para ajudar nessa decisão.

 

Agência de marketing digital ou equipe interna?

Decidir contratar uma agência de de marketing digital pode ser uma boa ideia para empresas que ainda não possuem uma sólida estrutura digital. Se você não tem as pessoas “em casa” e o planejamento nunca sai do papel, é hora de se mexer e buscar quem faça.

Para um gestor, montar um time de especialistas em Marketing Digital demandará tempo e dinheiro, além do período de adaptação ao nicho de mercado e à cultura da empresa. Antes de decidir o que é melhor para você, liste o que você precisa.

Quais profissionais você acha que são fundamentais, quais serviços precisam ser prestados? Se o negócio não vai bem, será que é melhor contar com a experiência da agência? Ou se seu foco no momento é escalar, será que não é melhor desenvolver um time focado nesse propósito?

Por isso, para saber o que contratar você precisa saber do seu objetivo e suas necessidades. Depois verificar qual o orçamento disponível. Há verba para um time interno, com infraestrutura completa e ferramentas necessárias, ou é melhor contratar uma agência que já tem tudo isso?

Para contratar uma agência, você precisa saber em quais nichos de marketing e de mercado ela atua e conhecer seus cases. Precisa saber também se o serviço que você quer é pontual ou se o “pacote completo”, que provavelmente será atendido por uma full service.

Se a sua opção é montar uma equipe própria, tenha muito atenção ao selecionar. Não fique apenas na triagem de currículo e em uma entrevista. Se houver indicação, ótimo. Mas também não se baseie apenas nisso, ou você pode deixar passar profissionais que vão te surpreender.

É preciso ver se realmente o candidato tem experiência e isso só com testes e entrevistas. Apenas um diploma ou passagem por uma grande empresa não quer dizer que aquele profissional é para o seu time.

 

Estrutura básica de uma equipe de marketing digital

equipe_de_marketing_digital

Antes de avançarmos, você deve conhecer a equipe mínima necessária para desenvolver um bom trabalho de Marketing Digital.

  • Gestor de Marketing, para desenvolver a estratégia e planejamento de marketing e de campanha;
  • Mídia Online, para desenvolver as campanhas de Ads no Google e Redes Sociais;
  • Social Media / Community Manager, para criar a estratégia em redes sociais e relacionamento com o público;
  • Analista de Marketing, para executar as ações do planejamento e desenvolver e-mail marketing, uma das ferramentas mais importantes da estratégia atualmente;
  • Analista de Conteúdo, alguém que saiba produzir conteúdo em diversos formatos e entenda de SEO, e é um diferencial conhecer Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing;
  • Designer, quem vai criar peças e identidade das campanhas, template de e-mail, landing pages, imagens das redes sociais, entre outras Artes.
  • Analista de Métricas e Web Analytics, é o profissional que vai analisar todos os dados e definir segmentos e ajustes que precisam ser feitos nas estratégias, para aumentar a receita.

 

Por que contratar uma agência de marketing digital

contratar_uma_agencia

Ter um time de especialistas pronto para atendê-lo

Selecionar especialistas nas mais diversas áreas de Marketing Digital vai demandar bastante tempo. Encontrar os profissionais certos também. Na agência, você terá profissionais de Mídia, Social, Inbound, Conteúdo, E-mail, Estratégia, Dados, e o que mais for necessário, de acordo com o tipo da agência.

Não será preciso selecionar um time e treiná-lo, ele já estará pronto para atender ao seu negócio.

Equipe com experiência de mercado

Este tópico ainda diz respeito ao time ideal. Não que na agência você só vá encontrar os melhores profissionais do mundo. Mas já serão profissionais com experiência de diversas contas, que terão muito a agregar ao seu negócio. E estão acostumados a propor soluções para negócios.

Contratar pessoas com mais experiência de carreira é melhor, mas sai mais caro. E dependendo do seu orçamento, ter todos estes profissionais em seu time pode custar muito mais.

O custo pode ser menor que manter um time interno

Afinal, ter um time como o citado acima pode sair caro. Se a demanda interna não for tão grande assim, o que vai depender do porte da empresa e cartela de produtos / serviços, não valerá a pena o custo de ter internamente todos os profissionais.

Na agência, principalmente as denominadas full service, haverá profissionais de todas as áreas, que serão supervisionados por um especialista. Então, você terá até mais serviços especializados de Marketing Digital do que montando seu time interno.

 

Não necessariamente são especialistas no seu nicho

Mesmo que na agência você encontre profissionais com experiência de mercado, pode ser que não inclua o seu nicho nesse leque de habilidades. O que vai demandar briefings sempre bem elaborados e acompanhamento de perto para saber se as campanhas e ações estão no tom correto.

Ou seja, é preciso que o gestor da empresa tenha esse conhecimento para saber fazer as demandas e acompanhar o desempenho da agência. Por isso, antes de escolher uma agência é importante pesquisar quais cases desenvolveu.

Podem não atendê-lo de forma tão imediata

Como uma agência possui vários clientes, os profissionais são divididos em diversas contas. Isso significa que você não terá todas as horas de um time dedicadas a sua empresa. Assim, sua demanda pode não ser prioridade naquele momento.

Não estarão respirando a cultura da empresa e do mercado

Até achar o tom correto pode levar algum tempo, já que o time da agência não respira seu mercado durante todas as horas de trabalho. Assim, alguns insights podem acabar passando e montar uma campanha, levando mais tempo do que você gostaria.

 

Por que montar uma equipe de Marketing Digital

montar_uma_equipe

Profissionais que estarão imersos no mercado o tempo todo

Uma das grandes vantagens da equipe interna é o contato o tempo todo com o mercado e os outros profissionais da empresa, que podem ter muito a contribuir com o trabalho do Marketing.

O time de Vendas terá experiências que podem ajudar, assim como o Atendimento terá reclamações de consumidores e sugestões que ajudarão a moldar as estratégias. Como a equipe estará imersa na cultura da empresa, conseguirá transparecer isso nas ações.

Estarão disponíveis para ações imediatas já que estão focados

A execução das ações poderá ser mais imediata, visto que a equipe interna estará focada apenas no negócio da empresa, e não dividida entre diversos clientes. O trabalho pode ser desenvolvido mais rápido, tão logo surjam as oportunidades.

Fica mais fácil de demandar e supervisionar o time interno

Demandar para alguém que está na sua frente é muito mais fácil do que para alguém remoto. Além disso,como citamos no tópico anterior, o time interno poderá começar a executar essa demanda na mesma hora.

Afinal, o gestor terá conhecimento do que está sendo desenvolvido e saberá priorizar as atividades. O que em uma agência não poderá ser feito, por serem demandas de vários clientes.

 

Demanda tempo e expertise para selecionar um bom time

Se não existe um gestor ou profissional com conhecimento amplo de marketing na empresa, será mais difícil selecionar um time da área. Pode ser que você precise terceirizar essa contratação.

O custo pode ser maior para ter uma equipe completa

Além dos salários e encargos para manter funcionários, a empresa precisará ter uma estrutura mínima para atender a essa equipe. Essa estrutura inclui equipamentos e contas do espaço físico (internet, aluguel de um lugar com mais espaço, luz, água…).

Não deixe de incluir nessa conta as ferramentas necessárias para desenvolver o trabalho. As agências já possuem ferramentas como banco de imagens, disparador de e-mails, automação, criação de relatórios, entre outras, que para a empresa é um custo a mais.

Treinamento da equipe

Para contratar uma equipe de marketing, o gestor precisará de um tempo para treinar esse time. Por isso, é importante que o gestor tenha um amplo conhecimento das áreas de marketing digital.

 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *