Certificações do Google: o que são e por que valem a pena?

Categorias Marketing Digital
certificação google

O profissional moderno está sempre se atualizando. Não somente o mercado é cada vez mais competitivo, mas a tecnologia e o mercado evoluem tão rápido, que os conhecimentos podem ficar obsoletos mais cedo do que se imagina. Felizmente, as certificações do Google são uma forma de continuar sempre aprendendo. 

Então, se você é um profissional de marketing que quer uma forma grátis de aprender um pouco mais sobre marketing digital

E se gostar do post, lembre-se de assinar a nossa newsletter para saber tudo sobre esse mercado! 

O que são as certificações do Google?

As certificações do Google são provas que podem ser feitas online, sem a necessidade de agendamento e sem custo. Essas provas não são necessariamente fáceis, com entre 46 e 70 questões, e demandam bastante conhecimento sobre as plataformas. Além disso, a duração da prova é de 1h15min ou 1h30min. O certificado tem validade de 1 ano e a nota mínima para aprovação é 80%. 

Inicialmente, o objetivo da plataforma é capacitar as pessoas a usarem o Google Ads. Afinal, quanto mais os profissionais de marketing são capacitados a usar a plataforma, mais ela cresce. 

Porém, ao longo do tempo o Google evoluiu o seu portfólio de certificações e traz outras opções que não necessariamente envolvem o Ads. Mas, é claro que eles ainda abordam produtos do Google, como o YouTube ou publicidade em pesquisa. 

Quais são as principais?

Se você visitar a página do Skill Shop, que é a plataforma que substitui o Google Academy for Ads, encontra todos os assuntos abordados nas certificações do Google. Ainda existe um foco grande no Google Ads, com seis certificações específicas para esse assunto

São seis subdivisões de certificações dentro do Google Ads, cada uma com um foco diferente. Os seis temas são: 

  • Pesquisa;
  • Rede de display;
  • Métricas;
  • Vídeo;
  • Anuncios do Shopping;
  • Apps. 

Outro tema que tem bastante foco nas certificações é o Google Marketing Platform. Ele tem 4 subdivisões, Search Ads 360, Display & Vídeos 360, Campaign Manager e Criativo. 

Além desses, também existem certificações em: 

Existem também os cursos que não tem certificação, mas que podem ser bem interessantes, como o de dispositivos móveis. Não se esqueça que todas as certificações são totalmente gratuitas. 

Como tirar as certificações do Google?

Para tirar as certificações é simples: basta ter uma conta no skill shop e passar nas provas. O maior desafio é se preparar para as provas, já que elas não são exatamente fáceis. Porém, a penalidade se você não conseguir é pequena. Basta esperar 24 horas para tentar novamente. 

Ainda assim, é recomendado ter um bom conhecimento prévio antes de fazer a prova. Caso contrário, você está apenas perdendo seu tempo. 

Estude bastante e tenha experiência prática

Felizmente, existem muitas formas de estudar. Existem aulas tutoriais no YouTube e materiais gratuitos online, inclusive os disponibilizados pela própria empresa. Se você quiser estar ainda mais preparado, existem cursos que vão te ensinar tudo o que você precisar. 

Também é importante lembrar que as plataformas do Google são gratuitas. Você não precisa de certificado para acessá-las ou mesmo trabalhar com elas. Então, vale a pena criar uma conta e “brincar” bastante antes de encarar a prova. 

Crie uma conta no Google Ads, e pesquise como fazer os lances, como são feitos os diferentes tipos de publicidade e tudo mais. Em qualquer etapa do marketing digital, a melhor forma de começar a aprender é fazendo. 

Então, se você tem um amigo ou um familiar que tem uma loja pequena, ofereça gerenciar sua conta do Google Ads, mesmo que ele não pague nada por isso. Você pode experimentar com lances pequenos e criativos simples, para conhecer o básico da ferramenta. A prática é sempre uma ótima opção. 

Por que é tão importante tirar as certificações do Google? 

Se o uso das ferramentas gratuitas do Google é gratuito, por que vale a pena fazer a prova? Existem diversos motivos. 

É grátis 

Primeiramente, a prova é grátis, o que significa que não custa nada (literalmente) fazê-la. Porém, esse é o menor dos motivos. 

Aumenta seus conhecimentos e seu currículo

Assim como na escola, o objetivo da prova não é apenas fazer você passar ou não. A prova existe para que você estude para ela, aumentando os seus conhecimentos. Além disso, as certificações têm peso no mercado e podem ser um diferencial no currículo, e até mesmo ajudar a conseguir um novo emprego. 

Plataformas como o Google Ads e o Google Analytics são usadas por praticamente qualquer empresa, desde as menores até as maiores. A certificação é uma forma de mostrar que você tem conhecimento, caso opte por seguir por esse caminho. 

Como mencionamos acima, as ferramentas do Google são totalmente gratuitas e podem ser usadas por absolutamente qualquer pessoa. Isso significa que o certificado é ainda mais importante, pois ajuda a diferenciar os profissionais e que levam as ferramentas à sério. Isso e a experiência são alguns dos pontos que os recrutadores mais observam. 

Resumindo, é uma forma de conseguir a credibilidade que profissionais tanto precisam. 

É importante para Google Partners

Se você tem uma agência ou consultoria no assunto, mesmo que muito pequena, as certificações podem ser uma forma de conseguir se tornar Google Partner, já que esse é um dos quesitos. Assim como no currículo, essa também é uma forma de chamar atenção e conquistar mais clientes. 

Ajudam você a se manter atualizado

Como mencionamos, as certificações têm validade de 1 ano. Isso é interessante pois ajuda você a se motivar sempre estudar e se manter atualizado. Tanto as plataformas como o mercado evoluem constantemente, o que significa que essa capacidade e desejo é um enorme diferencial. Com a certificação, você tem um objetivo claro e motivador. 

Obter os certificados do Google pode ser muito interessante, e sem absolutamente nenhuma desvantagem ou risco. As provas são gratuitas e podem ajudar a aumentar o seu conhecimento, além de dar um belo up no currículo. 

Gostou do post? Então assine a newsletter da M2BR Academy para sempre ficar por dentro de todas as novidades de marketing digital! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.