Você conhece a ferramenta Spark AR?

Categorias Marketing Digital
Spark AR

Com a importância do Facebook e seus produtos para o mercado, é natural que surjam ferramentas especificamente para tirar o maior proveito possível desse espaço. Um ótimo exemplo, é o Spark AR. Com esse estúdio, é possível criar experiências em realidade aumentada, usando a tecnologia para melhorar a experiência do usuário. 

Então, se você gosta de tecnologia, quer inovar dentro da empresa e usar as redes sociais da melhor forma possível, continue lendo este post. Entenda tudo sobre o Spark AR e como usá-lo. 

E se quiser aprender tudo sobre as redes sociais, não deixe de conferir o nosso curso Formação em Mídias Sociais Plus para ficar por dentro das novidades. 

O que é o Spark AR e a realidade aumentada? 

Como mencionamos acima, o Spark AR é um estúdio que permite que os usuários criem efeitos próprios de realidade aumentada. Foi lançado em 2017 e é uma das maneiras mais simples de usar essa tecnologia inovadora. 

Se você não conhece, a realidade aumentada é o uso da tecnologia para sobrepor elementos virtuais ao mundo real. O exemplo mais comum dessa tecnologia é o Pokémon GO. No jogo, ao apontar a câmera para algum lugar do mundo real, é possível ver o monstrinho para capturar, como se ele tivesse interagindo com o ambiente. 

Um exemplo mais simples, mas muito impactante para os e-commerces são os provadores virtuais. Com eles, os usuários podem fazer upload de fotos para provar as roupas, acessórios, ou o que quer que seja, para ter uma noção mais realista de como fica o visual. 

Existem diversas aplicações para a realidade aumentada. Até o surgimento de ferramentas como o Spark AR, o maior limite era a tecnologia. Agora, fica apenas a criatividade. 

Como usar o Spark AR? 

A maior vantagem do Spark AR é que ela é uma ferramenta simples. Seu grande objetivo é permitir criar efeitos de realidade aumentada, sendo que você não precisa ter nenhum grande conhecimento técnico. É claro que quanto maior ele for melhor, mas isso não é um pré-requisito. É possível criar os efeitos com ou sem códigos de programação, dependendo da sua habilidade. 

Além das vantagens inerentes ao app em si, existe uma comunidade de usuários considerável, além de ferramentas de aprendizado disponíveis pelo próprio Spark. Você pode baixá-lo na página acima e começar a explorar o app para conhecer suas funcionalidades. Agora, confira algumas dicas de como usá-lo. 

Tenha um propósito claro

Mais uma vantagem dos filtros é que eles podem ter diversos usos. No exemplo acima, vimos como eles podem impactar as vendas. Mas, você também pode focar no branding, ou apenas na conexão com os usuários trazendo para eles algo divertido e que os faça rir. Todos esses propósitos são válidos, o mais importante é que você crie os conteúdos com eles em mente. 

Crie um filtro que pode ser reutilizável

Os filtros e recursos mais populares do instagram tendem a ser reutilizáveis. Já mencionamos no blog como uma das tendências do momento é o conteúdo gerado pelo usuário. Portanto, vale muito a pena você criar o filtro, compartilhar com os usuários e sair do caminho. Deixe que eles criem conteúdo à vontade, pois isso traz mais atenção para a sua marca. 

Não exagere no branding 

É natural querer colocar o logo ou o branding da sua marca em tudo que você faz. Mas, é preciso tomar cuidado para não exagerar. Conteúdos que fazem sucesso usam elementos orgânicos, como algum produto ou um personagem. A ideia é que o usuário precisa se sentir recebendo um presente e não uma propaganda.

Mantenha o filtro simples

A concorrência de conteúdo no Instagram e no Facebook é enorme. Portanto, você tem poucos segundos para chamar a atenção da pessoa, pois é esse o tempo que ela vai decidir se vai usar seu recurso ou não. Vá direto ao ponto e garanta que a usabilidade do filtro é ótima.

Quais os benefícios de usar o Spark AR e a realidade aumentada?

Alinhado com o que mencionamos acima, o maior benefício da ferramenta é trazer a tecnologia e esses recursos para o mainstream. Com isso, é possível criar jogos, ferramentas, desafios e diversos outros conteúdos que podem facilmente viralizar nas redes sociais. Na verdade, esse é um recurso que pode ajudar qualquer empresa. É claro que o Instagram e o Facebook já se tornaram ótimas plataformas de vendas, mas existem produtos que sempre terão alguma dificuldade no meio virtual.

Kylie Cosmetics

Por exemplo, a Kylie Cosmetics usa a realidade aumentada para que os usuários possam experimentar batons, reconhecendo mais facilmente quais ficam melhor com a tonalidade da pele, por exemplo. É um uso bem claro e que impacta diretamente as vendas do produto. 

StubHub

Outro exemplo muito legal é da plataforma americana de ingressos StubHub. Ao vender ingressos para o Super Bowl, a final da liga de futebol americano, existia um recurso em realidade aumentada que permite simular a visualização de cada lugar. Assim, o comprador poderia escolher a melhor experiência. Porém, a realidade aumentada não pode ser usada apenas para as vendas. 

Mercedes e Hyundai

Por exemplo, a Mercedes e a Hyundai usam a realidade aumentada para criar manuais aumentados para seus carros, com a primeira incorporando até mesmo a inteligência artificial para ajudar a tirar dúvidas dos donos. 

Materiais em papel, como panfletos e cartões podem trazer elementos de realidade aumentada, encaminhando os usuários para um vídeo ou para algum outro recurso. 

A aplicabilidade da realidade aumentada no marketing e na experiência dos usuários é praticamente infinita. O objetivo do Spark AR é permitir que você use a sua criatividade, sem que a tecnologia seja um empecilho, para começar a conhecer esses recursos dentro do Facebook e do Instagram, ao mesmo tempo que engaja com a audiência. É mais uma forma de trazer uma experiência inovadora e encantadora. 

Gostou do post? Quer conhecer mais sobre como usar as redes sociais ao seu máximo potencial? Então não deixe de conferir o curso Formação em Mídias Sociais Plus! Aprenda tudo sobre o assunto neste curso que marca o retorno das aulas presenciais! 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *