WhatsApp: como usar essa ferramenta no marketing?

Categorias Marketing Digital

O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares brasileiros. Essa estatística gritante não somente mostra a popularidade do app, mas também como ele passou a fazer parte do nosso cotidiano. 

Por isso, é claro que o WhatsApp se tornou um canal de comunicação para muitas empresas. Assim, rapidamente, o app se tornou uma grande ferramenta de atendimento e relacionamento com o cliente, e as funcionalidades do WhatsApp Business continuam crescendo. 

Neste post, você vai entender tudo sobre o app, com dicas de como usar, funcionalidades do app e as suas vantagens

E se gostar do post, não esqueça de assinar a newsletter da M2BR Academy

Por que usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing? 

Primeiramente, o WhatsApp é usado por mais de 120 milhões de brasileiros. Isso significa que existe uma probabilidade enorme, quase certa, do seu cliente estar na rede. Além disso, existem outras vantagens. 

Facilidade de uso

Nada melhor para uma ferramenta de marketing do que familiaridade. O WhatsApp acerta em cheio nesse sentido. 95% dos usuários do app o acessam diariamente, o que significa que sabem exatamente como funciona, além de terem o hábito de olhá-lo o tempo todo. Isso aumenta muito suas chances de ser visto. 

Proximidade

Outra vantagem do WhatsApp é a proximidade do público. Essa rede é totalmente informal, na qual o público conversa com os amigos. Isso também se aplica a sua empresa. O aplicativo o deixa muito mais próximo do público. 

Comodidade

Grande parte da publicidade é baseada em interrupção 一 pense em como funcionam os comerciais na TV e no YouTube. O WhatsApp limita esse problema, pois o público pode escolher quando visualizar e responder a mensagem. É bem diferente do cada vez mais odiado telefonema. 

Rapidez

Outra grande vantagem da rede é que ela é ágil. É fácil e simples enviar as mensagens, mesmo para muitas pessoas. Além disso, também é barato. 

Quais são as funcionalidades do WhatsApp Business? 

Além das vantagens intrínsecas ao app, ainda existem funcionalidades do WhatsApp Business que tornam o processo ainda melhor. 

Controle de mensagens

O acesso ao WhatsApp Web e o controle de mensagens enviadas e recebidas torna o uso do app ainda melhor. Você pode programar mensagens automáticas, para não deixar o usuário sem resposta fora do horário de funcionamento. 

Perfil de empresa

Falando em horário de funcionamento, o perfil empresarial é uma das vantagens dessa ferramenta. Com esse perfil é possível adicionar informações da sua empresa, como: 

  • horário de funcionamento;
  • endereço;
  • site;
  • telefone;
  • e-mail;
  • segmento. 

Além disso, você ganha um perfil verificado, trazendo mais comodidade e segurança para os clientes. 

Métricas

Uma das chaves do marketing digital é olhar as métricas para tomar decisões baseadas em dados. Por exemplo, você pode monitorar mensagens enviadas e lidas, para conhecer as que fazem o maior sucesso, otimizando cada vez mais sua estratégia. 

Tags

As Tags são uma mão na roda para identificar as conversas. Ao marcá-las por categoria, é mais fácil entender o que é necessário fazer para cada etiqueta. 

Como ter sucesso no WhatsApp?

Agora que você já conhece as vantagens do WhatsApp, confira como ter sucesso ao aproveitá-las. 

Não tenha medo de ser pessoal

Mencionamos que uma das vantagens do WhatsApp é a aproximação do público. Você não deve ter medo de se aproximar. É claro que você vai mandar uma postura profissional e respeitosa, mas pode chamar pelo primeiro nome e fazer o máximo possível para ter uma relação mais próxima

Não abuse da propaganda

O spam existe em todos os canais. Por mais que o WhatsApp seja um espaço cômodo, você não pode bombardear o público com ofertas o tempo todo. O ideal é ter um planejamento estratégico, com: 

  • horários a ser enviada a mensagem;
  • gatilho que leva ao envio de uma mensagem;
  • conteúdo a ser enviado. 

Estabeleça o atendimento pelo WhatsApp

O melhor uso do WhatsApp é para reforçar o relacionamento com quem já o conhece. Por isso, o ideal é usá-lo como uma espécie de SAC. Use esse canal para responder às dúvidas dos clientes.  

Inclua o WhatsApp na sua estratégia mais ampla

Um ponto importante a lembrar é que não existe função de busca no WhatsApp. Ou seja, o cliente jamais irá encontrar esse canal de comunicação com a sua loja, a menos que você o informe. Não esqueça de trazer essa ferramenta em suas outras ações de comunicação e evite usá-la de forma única. 

Você pode, e deve, incluir o WhatsApp na fachada da sua loja física, publicar o contato em mídias tradicionais, garantir que o app é integrado com todas as redes e, é claro, ter o contato por WhatsApp no site. 

Faça vendas diretamente na plataforma

Você pode vender diretamente pelo WhatsApp, mas também precisa permitir que o seu cliente faça isso. É possível integrar catálogos na plataforma, usar forma de pagamentos direto pela rede e muito mais. 

Usar todas essas ferramentas é interessante para diminuir o esforço necessário para que o seu cliente compre. Quanto menor for esse esforço, maior é a possibilidade da compra. 

Use o tom certo

O WhatsApp não é o e-mail e não exige um tom formal e, muito menos, mensagens longas. Pessoas não gostam de mensagens longas dos próprios amigos, quem dirá de empresas. Crie mensagens curtas e diretas, de preferência com frases separadas. Respeite a pontuação e a boa gramática, mas traga mensagens o mais próximo de como você conversaria com um amigo. 

Divulgue conteúdo

O WhatsApp é um canal fantástico para divulgar conteúdo. E-Books, blog posts, infográficos, checklists e muito mais. O cliente pode não estar no ponto de comprar, mas também pode ter muitas dúvidas sobre o seu produto. 

Faça o pós-venda

Quando o cliente comprar, não esqueça dele. O WhatsApp também é uma ótima ferramenta para o pós-venda. Pergunte se o produto está atendendo as expectativas, se existe alguma dúvida ou algo que possa ser feito para melhorar sua experiência. É assim que se fidelizam clientes

O potencial do WhatsApp no Brasil é enorme. O aplicativo já faz parte da nossa cultura e cada vez mais é uma forma eficiente, rápida e barata de encontrar o público. Com as dicas acima, você tem mais sucesso ao usar a rede. 

Gostou do post? Então, lembre-se de assinar a newsletter da M2BR Academy para não perder nenhuma novidade. 

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.