como_se_manter_atualizado_em_marketing_digital

Manter-se atualizado em Marketing Digital, nesse mercado dinâmico tal como é, parece um desafio cada vez mais difícil. Existem dificuldades tanto para quem ainda está em formação, como para profissionais formados e com anos de experiência no mercado. Para estes, talvez, seja algo até mais trabalhoso.

Mais trabalhoso porque o profissional não está mais fazendo cursos ou formações regulares, em que inevitavelmente teria contato com alguns conceitos mais recentes. Um dos grandes desafios para gestores de Marketing Digital é acompanhar as transformações e tendências.

Você também tem a sensação de que quanto mais tenta se aprimorar, mais difícil e mais distante parece de dominar todos os assuntos? Aí é que está. Você não precisa ser ninja em absolutamente tudo, o que é quase impossível.

Por isso elaboramos as dicas a seguir. As listas foram construídas para que você consiga acompanhar as transformações no mercado e, ao mesmo tempo, saiba como se manter atualizado em Marketing Digital.

Desafios do Marketing Digital

Por que eu deveria saber Marketing Digital? No relatório “The Future of Jobs 2018“, do World Economic Forum, uma das conclusões é sobre as carreiras que terão maior demanda em um período até 2022.

E adivinhem? Analistas e Cientistas de Dados, Especialistas em E-commerce e Social Media, além de Marketing e Vendas, entre outros, estão entre as profissões em alta.

A tecnologia está mudando muitos perfis de cargos. E, segundo o relatório, as habilidades necessárias para muitas carreiras terá mudado. Isso por conta dos avanços tecnológicos invadindo os modelos de negócios.

Outro ponto em destaque é que o estudo estima que, já em 2022, 54% dos empregados precisarão se requalificar e aprimorar-se. Por isso nossa proposta aqui é que você, como profissional de Marketing, já comece a acompanhar as tendências e esteja pronto para as mudanças.

Para isso, se manter atualizado em Marketing Digital desde agora pode ser um encurtador do caminho para as novas exigências do mercado profissional. Afinal, você já conhecerá as formas de se atualizar e ficará pronto para atender ao que for necessário na sua área.

5 formas de se manter atualizado (+ bônus!)

5_formas_de_se_manter_atualizado_

Existem diversas maneiras de se manter atualizado em Marketing Digital. E a boa notícia é que, mesmo que você esteja com o orçamento apertado, esse não será um empecilho para sua reciclagem profissional.

Acompanhar blogs, sites especializados e grandes nomes de determinadas áreas custa apenas o seu tempo, assim como muitas certificações online. Se você está buscando um conhecimento mais profundo e imediato, investir em um curso pode ser a solução.

Se você tem um pouco mais de verba até para aplicar no seu conhecimento, além dos cursos, participar dos grandes eventos é uma boa. Você vai ter contato com muitos outros profissionais e ampliar seu networking, além de ver grandes nomes do Marketing Digital compartilhando conhecimento.

1. Sites especializados e blogs de Marketing Digital

Os blogs das ferramentas e de especialistas na área são, talvez, algumas das melhores formas de você saber as novidades. Além disso, esses blogs compartilham estatísticas e casos reais que servem como inspiração.

Não vá achando que os posts são meras propagandas de serviços do profissional ou da ferramenta. A maioria dessas empresas e especialistas acredita nas estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound, em que compartilhar conteúdo de qualidade e que gere valor é a “melhor propaganda”. Então você terá muito material para aprender.

Na seleção de blogs e sites, alguns dos melhores para saber Content Marketing, SEO, estratégias de Marketing e Inbound, Gestão de Negócios, são os da HubSpot, Moz, Marketo, Digital Marketer, CMI (Content Marketing Institute), Backlinko, Ahrefs, SEMrush e, com versões em Português também, os de Neil Patel, Google e HBR (Harvard Business Review).

Se você não domina inglês, corra atrás. Os melhores materiais estão em inglês, assim como muitas das ferramentas. Mas esse não é um impeditivo. Além dos blogs com versões em Português que citamos, há os nacionais. Rock Content, Resultados Digitais, Content Tools e da M2BR Academy são opções para você ter dicas e acompanhar tendências.

Há também os sites especializados em conteúdos voltados para Marketing Digital. Nessa seleção constam apenas os nacionais: Proxxima, B9, YouPix, IAB, Adnews.

O que todos esses sites e blogs de Marketing Digital têm em comum? Além de posts ricos em dicas, eles costumam disponibilizar uma série de materiais, como e-books, webinars e infográficos. Essas dicas extras são mais do que bem-vindas também.

2. Cursos e certificações de Marketing Digital

Fazer cursos e tirar as certificações de Marketing Digital é uma ótima forma de aprender rápido o que de mais atual tem no mercado. As ferramentas costumam ter suas próprias certificações. O Google, por exemplo, tem treinamentos em Ads e Analytics. Existem ainda Facebook Blueprint e Twitter Flight School.

A Rock Content e a RD Station possuem certificações gratuitas e pagas em áreas como Marketing de Conteúdo, Inbound, Automação e Produção de Conteúdo, entre outras. A HubSpot possui nas áreas de Marketing e Vendas talvez uma dezena ou mais de cursos certificados, porém em inglês.

Ferramentas como SEMRush, Ahrefs, Hotmart possuem suas próprias escolas. Outra opção com diversos cursos online são os sites Udemy e Udacity. Mas, se sua preferência é por estudar de forma presencial, na M2BR Academy você encontra uma vasta cartela de opções com professores e profissionais experientes no que estão falando.

3. Influências de Marketing Digital

influencias_de_marketing_digital_

Seguir referências é também muito importante para se manter atualizado em Marketing Digital. Assim como você segue influenciadores de moda, gastronomia, viagens, maquiagem, humor… por que não seguir os de Marketing e Negócios também?

Uma boa opção é checar quem são os LinkedIn TOP Voices. No Instagram, os perfis das empresas dessa área costumam sempre compartilhar lições e conteúdos ricos com dicas. Nem precisamos falar da tonelada de conteúdo no YouTube.

Mas, vamos a uma lista de quem seguir na área de Marketing Digital.

MARKETING

  • Martha Gabriel
  • Ana Tex
  • Estêvão Soares
  • Conrado Adolpho

VÍDEOS E INFLUENCIADORES

  • Camilo Coutinho e Play de Prata
  • Bia Granja e youPix

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

  • Rafael Rez
  • Henrique Carvalho e Viver de Blog

GROWTH HACKING

  • Thiago Reis e Growth Machine
  • Raphael Lassance
  • Bráulio Medina
  • Edu Costa

SEO

  • Fábio Ricotta e Agência Mestre
  • Neil Patel
  • Pedro Dias e apis3

MÍDIA E TRAFEGO

  • Fábio Prado Lima
  • Pedro Sobral
  • Juliano Torriani

NEGÓCIOS

  • Erico Rocha
  • Victor Damásio
  • Pedro Quintanilha

MÍDIAS SOCIAIS

  • Cristiano Santos (LinkedIn)
  • Edu Costa (LinkedIn)
  • Camila Porto (Facebook)

Onde seguir esses especialistas? LinkedIn, Instagram, YouTube ou Facebook, dependendo do negócio e do influenciador.

4. Eventos de Marketing Digital

Participar de grandes eventos de Marketing Digital tem algumas vantagens. A experiência nesses eventos é como a de estar em um show, só que em vez de cantar junto, você aprende junto. Parece piegas, mas é isso que acontece.

Além disso, são centenas ou milhares de pessoas que você tem a oportunidade de conhecer, principalmente durante os intervalos. Você vai conhecer os maiores especialistas da área e, se tiver sorte, ainda poderá trocar uma ideia com alguns deles.

Diante de tudo isso, as desvantagens são que nem todas as palestras são de puro conteúdo e os eventos não costumam ser baratos. Mas, para ter a experiência completa, vale a pena sim o investimento.

Alguns dos principais eventos de Marketing Digital no Brasil são:

  • RD On The Road
  • RD Summit
  • Fire Festival – Hotmart
  • Fórum de Marketing Digital – Digitalks
  • Fórum E-commerce Brasil
  • ID360
  • Expo Fórum Digitalks
  • Social Media Week

5. Estudar Marketing Digital

Essa quinta forma de se manter atualizado em Marketing Digital parece meio óbvia. Mas, serve para reforçar que de nada adianta seguir todos os especialistas, ler uma vez na semana um blog e fazer um curso que você estará dominando todas as mudanças na área.

É preciso estudar. Tirar uma hora ou mesmo meia hora por dia e ler, fazer anotações, assistir a vídeos, ter insights. Isso fará bem para você, como profissional, e bem para o seu negócio.

Não tem tempo? Reconsidere suas prioridades. Sempre dá para encaixar ao menos 60 minutos que seja na sua rotina para ter um pouco de conhecimento enriquecedor. Para aprender Marketing Digital, principalmente se não está estudando no momento, você pode:

  1. Conhecer as ferramentas;
  2. Fazer as certificações de cada uma delas para conhecer mais a fundo suas funcionalidades;
  3. Não deixar de acompanhar os blogs para saber as atualizações e mudanças;
  4. Conhecer os dados do seu negócio;
  5. Começar a tirar insights desses dados (dica: ler cases famosos ajuda a ter ideias);
  6. Não ter vergonha ou medo de perguntar e aprender.

Lembra que falamos lá no começo que uma das profissões do futuro é o analista de dados? Isso é só um reforço para você ter ideia do quão relevante é conhecer e saber analisar as métricas do seu negócio.

6. Bônus para se atualizar em Marketing Digital

Essas dicas bônus são para ajudar naqueles minutos diários de atualização em Marketing. A primeira dica é usar o highlight do Kindle ou outro aplicativo de e-book que você use. É o mesmo que grifar seu livro de papel com um marca texto. E depois você pode ir nas configurações e reler apenas o que estiver grifado.

Você pode usar o Google Keep para criar listas, fazer anotações e salvar links ou informações para ler depois. O Pocket é uma ferramenta para salvar direto links e voltar neles depois para ler.

Na dúvida do que ler ou do que está bombando agora? Confira os mais vendidos por categorias da Amazon. Além disso, para saber o que as pessoas estão perguntando e compartilhando nesse momento, cheque o BuzzSumo ou mesmo entre no Quora.

Se você gostou das dicas ou quer saber mais como se atualizar em Marketing Digital, entre em contato conosco!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

1 comentário em “Como se manter atualizado em Marketing Digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *