Como as fintechs fazem Marketing Digital?

Categorias Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, SEO

Há pouco tempo, as pessoas ainda tinham medo de comprar pela internet. Atualmente , com fintechs como o Nubank, o paradigma de como cuidamos do nosso dinheiro foi totalmente quebrado. Contudo, é um desafio enorme fazer com que as pessoas que não estão acostumadas com este serviço, adotem a sua solução. Como, então, é possível passar credibilidade para potenciais clientes? Uma das resposta está na divulgação desses serviços, por exemplo, por ações de como as Fintechs fazem Marketing Digital.

O que são Fintechs?

Para quem não está familiarizado com o termo,  Fintechs são empresas de finanças que usam a tecnologia para aprimorar e trazer novos serviços. “Fin” vem de finanças e “tech”, de tecnologia.

Como já foi mencionado acima, o Nubank é o exemplo mais famoso, muito por conta do ótimo trabalho que  fazem no meio digital. Porém existem inúmeros tipos de Fintechs de diversos segmentos, como pagamentos, empréstimos, investimento, controle financeiro pessoal e até mesmo de tecnologias ainda mais novas, com o bitcoin.

Mas o desafio que as Fintechs enfrentam é enorme. Primeiramente, precisam combater os bancos tradicionais, instituições com muito dinheiro e com uma presença muito forte no mercado. 

Além disso, é preciso quebrar as barreiras do próprio público, apresentando uma nova forma de cuidar do dinheiro, algo com o qual as pessoas tendem a ser muito reticentes.

Entretanto basta olhar o mercado para ver que a iniciativa foi um grande sucesso. O resultado é tão positivo, que o paradigma mudou, e agora as grandes instituições estão “copiando” o modelo e a mensagem das novas empresas. Portanto, existem algumas lições muito interessantes de como as fintechs usam o marketing digital.

As principais lições de marketing digital que aprendemos com as Fintechs

Analise o mercado e a concorrência

Esta não é uma ideia nova, mas é tão importante que sempre deve ser mencionada. As Fintechs fizeram muito bem em analisar o mercado, o público e a concorrência. Vamos usar o Nubank como exemplo, não somente por ser muito popular, mas por ter uma das estratégias de marketing digital mais interessantes do mercado.

Todas as fintechs analisaram o mercado e perceberam algumas deficiências. Neste ponto, elas tiveram muito sucesso e encontraram um caminho que até pouco tempo não havia sido muito explorado. É claro que todo banco tinha seu aplicativo, mas nenhum deles era feito da maneira do Nubank.

E isso não acontece por acaso. Foi percebido que o público já era digital, e estava pronto para ter esta solução no mercado financeiro. Por isso, as fintechs se preparam para entregar aquilo que o público quer, eliminando a burocracia e trazendo mais agilidade, por exemplo. 

O primeiro passo é entender quem é a concorrência, entendendo o que eles fazem de positivo e negativo e quais são os momentos em que  não atendem o consumidor.

Em seguida, é preciso entender o público. O que ele quer? Quais são as suas demandas? Ele está pronto para confiar o seu dinheiro em uma instituição digital?

Por fim, é necessário compreender o mercado. Quais são as oportunidades que existem para atrair e cativar o público? É apenas analisando estes três pilares em conjunto que é possível encontrar a resposta para estas perguntas e alcançar o nicho ideal.

Invista em marketing de conteúdo

Um insight muito interessante que diversas Fintechs tiveram, é que existe uma dificuldade enorme da população brasileira com o dinheiro.

Por isso, muitas delas investiram em estratégias de marketing de conteúdo. O app renda fixa é um exemplo. Este aplicativo funciona como um gestor de investimentos, encontrando as melhores oportunidades de aplicações.

Mas a forma como ele conseguiu encantar e captar os clientes foi através do marketing de conteúdo, através de dicas e explicações sobre como funciona o mercado, como ter uma vida financeira mais saudável e diversas outras. O público, que demandava estas informações, abraçou as