Como as certificações de Marketing podem ajudar a carreira?

Categorias Conteúdo, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Mídias Sociais, SEO, Web Analytics
Certificações de Marketing

Para começar uma carreira em Marketing Digital, já falamos antes aqui que é importante ter um bom conhecimento amplo das áreas. Para só depois escolher uma e focar sua especialização. Mas até chegar aí é um longo caminho. E não precisa ser tão difícil assim com as certificações de Marketing que podem ajudar na sua carreira.

Estudar é a chave do sucesso. É claro que um pouquinho de sorte ajuda, mas se você não estiver pronto, de nada vai adiantar. Ficar ligado em tudo o que acontece no mercado de Marketing é essencial para iniciar e seguir nessa carreira. Acompanhar blogs e sites especializados é uma ótima ideia para isso.

Outra forma de se atualizar nas últimas tendências é acompanhar os influenciadores do segmento. Seja no LinkedIn – rede onde costumam compartilhar mais conteúdos profissionais e educativos, seja no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter. Não importa o canal. O que importa é o conhecimento.

m2br_academy_certificacao

Manter-se atualizado e inspirado por esses mentores vai ajudar muito no seu trabalho. Mas, para consolidar e aprender colocar tudo em prática, só mesmo com a ajuda das certificações de Marketing.

Se você ainda tem dúvidas se deveria ou não investir em uma certificação, consultamos um especialista que ajudou com algumas dicas sobre o mercado de trabalho. Vale destacar que experiência conta muito, talvez até mais do que a formação em determinadas carreiras. Mas, para conseguir essas experiências, você precisará ter um conhecimento específico.

É aí que entra a importância das certificações na carreira de Marketing Digital. São cursos que vão combinar esse conhecimento específico com alguma prática, para ajudar no seu aprendizado –  e no seu currículo!

Você conhece as certificações em Marketing Digital? Fica grudadinho nesse post até o final que vamos explicar algumas opções de “conhecimentos-chave” para a sua carreira.

Importância das certificações de Marketing para a carreira

Se você está procurando vaga agora ou procurou recentemente, já percebeu que os anúncios estão cada vez mais exigentes. Os perfis, por vezes, pedem noções do conhecimento amplo e algum muito específico. Isso quando você já não busca por um cargo já focado em uma área, como analista de SEO ou analista de mídia, por exemplo.

Do ponto de vista de quem seleciona, as certificações realmente contam pontos. É o que afirma o gerente comercial da Bluelab, Humberto Cotta. Formado em Psicologia e com especialização em Orientação Vocacional, sua experiência nas áreas Comercial e de Marketing permitem que ele afirme: Os cursos são essenciais para seleção.”

As certificações ajudam não só no desempenho do seu trabalho com o conhecimento. São fundamentais para conseguir uma vaga. Imagine aquela seleção concorridíssima. Como você poderia se destacar dos demais candidatos ainda na triagem curricular, que costuma ser a primeira etapa?

m2br_academy_certificacao

“Se pensarmos no profissional de RH, veremos que ele precisa de uma forma ágil para fazer a triagem dos candidatos, às vezes centenas por vaga. A principal informação é se o candidato tem os conhecimentos necessários, sobretudo em mercados como o de TI e Marketing, e o melhor jeito de garantir a entrevista é passando pelos pré-requisitos de cursos/ experiência”, afirma Cotta.

Nas vagas de Marketing Digital, sobretudo, as certificações estão aparecendo já nos anúncios como requisitos diferenciais do candidato. Isso quando não são exigências obrigatórias. Para quem já atua no mercado de trabalho, dependendo da área, algumas certificações podem servir até como uma forma de bonificação.

“Cada mercado tem suas peculiaridades, mas os cursos podem servir como qualificadores, onde só serão contratados profissionais que tiverem certo conhecimento, ou bonificadores, onde o curso serve como uma espécie de critério de desempate. Algumas empresas ainda exigem cursos de determinadas instituições, então é importante selecionar bem dentro das ofertas de curso qual é mais bem visto pelo seu meio.”

Quando buscar as certificações para sua carreira

Na verdade, não existe aquele momento mais adequado. Para quem está na faculdade, vai ser um ótimo diferencial para arrumar um estágio e para ter contato com o mercado. Os cursos de Marketing costumam ser ministrados por profissionais que atuam no mercado profissional, seja em agência ou na área dentro de uma empresa.

Portanto, para um estudante universitário, ter a oportunidade de buscar isso enquanto ainda está na faculdade, pode ser bastante enriquecedor para o currículo. Imagine os contatos que você, como estudante, poderá fazer. Contatos até mesmo profissionais, com o objetivo de fazer um trabalho como freela, conseguir um estágio ou até mesmo uma posição depois de formado.

Os cursos – como os que acontecem aqui na M2BR Academy – costumam ter a parte prática. E quem é da área de Comunicação, sabe que a prática é, muitas vezes, até mais importante que a teoria. Isso porque na prática é que você aprende a partir da vivência dos cases, que antes só conhecia por ter ouvido nas aulas.

Maratona de Certificação em Google AdWords.
Maratona de Certificação em Google AdWords.

“É sempre bom fazer cursos na graduação para expandir sua base de conhecimento, mas é importante lembrar a velocidade das atualizações tecnológicas. Fazer um curso no início da graduação pode ser muito proveitoso, mas a velocidade com que os mercados avançam, as regras e ferramentas exigem que o profissional sempre mantenha-se informado para não ficar obsoleto”, explica Cotta.

Por isso, vá com calma também. Lembre-se do que falamos logo no início do texto. Estudar é de extrema importância, mas, segundo o especialista, atualizar-se é essencial. Então, não adianta fazer todos os cursos de uma vez se você nem vai conseguir colocar em prática e ainda correr o risco de ficar com o conhecimento obsoleto.

O que conta mais: experiência ou formação?

“Em linhas gerais experiência. Uma formação quer dizer que você sabe como fazer algo, que você tem determinado conhecimento. A experiência mostra o que você já realizou, então para quem está contratando é uma aposta mais segura. Esse é o caso quando estamos falando de trabalhos mais qualificados, num nível de pleno para cima. Para cargos mais juniores a experiência não é obrigatória, mas serve como um (grande) diferencial”, opina Humberto Cotta.

A experiência, certamente, é o que conta muitos pontos. Principalmente na área de Marketing Digital, em que uma formação tradicional mais completa é ainda difícil de encontrar. Vemos muito ainda teoria e pouca prática ou experiência de mercado. Mas, se você está começando agora na carreira, não precisa ficar tenso de não ter vivência ainda. É aí que fazer um curso prático pode te ajudar.

Cotta faz um alerta: pesquise antes o curso que você vai fazer. Não adianta você fazer uma certificação em um lugar que não tenha autoridade no assunto ou que os comentários da maioria dos ex-alunos seja ruim. Investir em um curso nesse sentido não vai ajudar, não é mesmo?

“Ao buscar qualificações procure dados sobre a instituição e os professores. Isso é tão importante quanto o próprio conteúdo. Veja reviews no Facebook, Reclame Aqui e onde mais conseguir. Pergunte a ex-alunos e veja se foi proveitoso para eles. Se possível fale com alguém que contrata para o mercado em que você quer atuar e veja como eles avaliam determinadas instituições de ensino” é a orientação de Humberto Cotta.

Certificações para profissionais de Marketing

Professora Leilane Santiago durante a Maratona de Certificação na M2BR Academy
Professora Leilane Santiago durante a Maratona de Certificação na M2BR Academy.

Muitas certificações costumam ter menos horas, mas são bastante focadas no assunto e na prática. Alguns exemplos são as formações em Google Marketing, SEO, Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e Analytics. O que você deve aprender em cada uma?

Mídias Sociais é uma das áreas em que é mais fácil de você arrumar trabalho. Seja como freelancer, que você pode cuidar de várias contas; seja trabalhando em uma agência, onde é grande a chance também de você cuidar de várias contas; ou mesmo sendo contratado para o cargo de social media em uma empresa.

Nessa área, o curso vai te ensinar a fazer, principalmente, um planejamento. Mais do que isso, a analisar os resultados das suas ações. Em Mídias Sociais, você precisa ter em mente que:


  • Cada rede deve ter um conteúdo próprio, e não o mesmo formato sendo reaproveitado em todas;
  • Cada rede tem uma linguagem própria e um público diferente. Isso precisa ser levado em conta na criação dos conteúdos;
  • Os “horários de ouro” das redes sociais são instruções gerais, mas não necessariamente são os melhores horários para o SEU público. Por isso é importante saber analisar os dados e resultados.

Em SEO, você aprende como um site deve estar adaptado aos mecanismos de busca do Google. Como você deve produzir o conteúdo desse site também faz parte do conhecimento nessa área. Em resumo, o SEO é composto por uma série de regrinhas específicas para publicação de conteúdos, criação de páginas e até escrita.

O Marketing de Conteúdo vai focar em estratégias para a produção de conteúdos que ajudem a “vender” o seu produto sem que precise investir em anúncios. É uma área que inclui muito planejamento e anda de mãos dadas com o SEO. Em Analytics, especificamente, o foco é entender os dados, como analisá-los e construir relatórios.

Já o Google Marketing é uma formação completa inicial, pois inclui todos os aspectos do Marketing Digital que alguém deve entender. É bastante recomendada para estudantes ou pessoas em início de carreira, pois justamente abrange aquele conhecimento geral exigido de todos os profissionais.

Outras certificações do mercado de Marketing Digital

Hubspot Academy – A empresa tem uma série de certificações gratuitas (sim!) e todas online. Você só precisa estar com o inglês afiado para poder assistir às aulas e realizar os testes. O único curso com legendas em Português é o de Inbound Marketing.

Universidade Rock Content Os cursos são todos online também. Embora alguns sejam pagos, existem cerca de 10 horas de treinamento gratuito com as certificações de Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para Web, Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Resultados DigitaisA RD é um empresa de SaaS nacional, responsável por um dos softwares de automação mais usados no país. Na Escola RD, existem certificações pagas como Inbound Sales, Customer Success, Inbound Marketing, entre outras.

Treinamentos do Google – O Google possui treinamentos certificados tanto em AdWords como em Analytics. Além disso, outros treinamentos do próprio Google estão disponíveis para profissionais.

Blueprint do Facebook – As certificações Blueprint do Facebook servem para avaliar a proficiência nos produtos e serviços da mídia social. As certificações atuais são em publicidade no Facebook, compra e de planejamento.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

2 ideias sobre “Como as certificações de Marketing podem ajudar a carreira?

  1. Olá! Bom dia!
    O curso Google Marketing no cerificado está incluído os módulos?
    Estou com bastante interesse de fazer esse curso, Desejo saber se tem algum desconto á vista.

    Obrigada!

    1. Oi Paula,
      Desculpe a enorme demora, mas segue a sua resposta.
      No certificado não vem descrito os módulos, mas caso você precise podemos emitir um documento para você.
      E sim, temos desconto de 5% para pagamento à vista 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *