Áreas do marketing digital para atuar em 2022

Categorias Marketing Digital
Marketing Digital

As áreas de atuação do marketing digital vem crescendo muito bem nos últimos anos. Em pesquisa realizada pela Exame, o especialista em marketing digital como uma das profissões que devem bombar em 2022. Isso sem falar em outras carreiras que são próximas, como especialistas em e-commerce e produtores de conteúdo. 

Basta parar para pensar nos últimos anos que fica claro o motivo da presença desses profissionais na lista. Cada vez mais as pessoas, e marcas, estão migrando para o digital e esse processo foi ainda mais acelerado durante a pandemia. 

Naturalmente, é preciso de profissionais para lidar com esse público e essas demandas. Mas, o que o profissional pode fazer? É isso que vamos ver neste post. Por isso, continue lendo e conheça algumas áreas do marketing digital para atuar em 2022.

E se gostar do post assine a newsletter da M2BR Academy para receber mais conteúdos que vão decolar sua carreira! 

Inbound Marketing

O inbound é uma evolução das estratégias de marketing mais tradicionais. O objetivo é trazer os clientes para entrar em contato com a empresa, a partir de conteúdo valioso. Por isso, é uma área estratégica, em que você precisa conhecer bem a jornada do cliente, para garantir que os pontos de contato são bem elaborados. 

O especialista em inbound precisa ter noções de diversos setores de marketing, como: 

  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Geração e nutrição de leads;
  • Campanhas pagas e muito mais. 

Tráfego pago

Esse é um profissional tático, focado nos canais pagos. Ou seja, ele sabe tudo sobre as plataformas de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads. É uma área bem promissora e muito procurada, já que é uma das que traz resultados mais rápidos. 

O dia a dia do profissional é conhecer as “manhas” para otimizar os anúncios dentro da plataforma. Portanto, é preciso saber escolher bem as palavras-chave mais valiosas e entender muito bem o público-alvo, para ajudar a equipe de criação a construir os anúncios. 

SEO

O SEO está na outra ponta do tráfego pago. Ele é mais focado no longo prazo, mas é uma das estratégias de marketing mais valiosas no mercado. Por isso, o objetivo desse profissional é garantir que a empresa apareça nas primeiras posições do Google, para as pesquisas que fazem mais sentido para o negócio. 

É uma área valiosa por diversos motivos. Primeiramente, ao contrário da opção anterior, é tráfego orgânico ou gratuito. Por outro lado, é bem complexo, já que são inúmeros critérios para aparecer nas primeiras posições. Suas habilidades envolvem as técnicas on-page e off-page. 

Growth Hacker

O Growth Hacker é uma área de atuação nova. Você provavelmente conhece o termo hacker, dos filmes e séries que vemos por aí. Nos filmes, é uma pessoa que procura vulnerabilidade nos computadores para invadi-los. 

No marketing, o “Growth Hacker” é uma pessoa que busca oportunidades nas empresas para ajudá-las a crescer muito rápido. Por isso, é preciso criatividade, conhecimento estratégico e uma ótima visão analítica. 

Mídias sociais

Uma das áreas mais procuradas, primeiramente pela importância das redes. Esses canais são uma forma de se comunicar diretamente com o público. Além disso, se transformam em meios de atendimento, têm enorme potencial de vendas e ainda permitem coletar dados e conhecer muito melhor o público. 

Já do lado dos profissionais, é uma área muito atraente. Além de permitir muito contato com o público, é um ambiente dinâmico e criativo, com muitas novidades. Para quem gosta das redes, pode ser um ótimo caminho. 

Copywriting

O copywriter é um dos especialistas do marketing. Seu trabalho acaba “pingando” em todos os outros, já que o propósito é escrever textos que convertam. Ou seja, textos que cativam o público a tomar decisões, seja ela qual for. 

O profissional é uma pessoa que sabe escrever, evidentemente, mas que também sabe argumentar e conhece os gatilhos de tomada de decisão. 

Na prática, esse profissional escreve tudo. Landing pages, e-mail marketing, blog posts, eBooks e até mesmo os anúncios. Por isso, acaba também lidando com conceitos de SEO e UX Writing. 

Criação

A equipe de criação completa o quadro de especialistas. Pode ser o designer que vai trabalhar o visual dos anúncios, das landing pages e tudo mais. Se a empresa tem um canal no YouTube, é o profissional de vídeo. Não é um caminho que necessariamente envolve o marketing, mas uma ótima opção para quem tem ou gosta dessas habilidades

Analista de dados

Um cargo cada vez mais importante, mas que as empresas ainda não sabem tão bem como usar. Esse profissional tem o propósito de analisar o grande volume de dados que a empresa recolhe e promover insights que ajudam as organizações a otimizarem suas estratégias de marketing. É um perfil bem analista, de quem gosta de ficar sentado no computador. 

Especialista em e-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo muito rapidamente no mercado, especialmente em um mundo pós-pandemia. Então, quem trabalha com e-commerce sabe que ele é diferente do mais tradicional. É bem caótico e muda de uma hora para outra. Praticamente qualquer loja vende online, o que significa que esse profissional é extremamente valioso.  

Estude e se antecipe

Como você percebeu, o mercado de marketing digital é bem amplo. Existe espaço para quem é mais sociável e gosta de interagir com as pessoas por meio das redes. Também existe espaço para o analista, o escritor, o criativo e muito mais. Para complementar, nem mencionamos os cargos de gestão. É claro que você não vai dominar tudo e nem tem todos esses perfis. Então, como fazer? 

O ideal hoje em dia é ser um profissional T. Ou seja, ter conhecimento sobre o básico de todos os pontos, mas se especializar em um ou dois deles, de preferência em áreas correlatas. Por exemplo, um copywriter pode ser também especialista em SEO. 

O mais importante é estudar bastante de modo a conseguir esse perfil. Começar pelas habilidades pelas quais você tem mais aptidão é um ótimo caminho e se você conseguir se especializar em mais de uma, melhor ainda. Uma das maiores vantagens do marketing digital é que ele não tem uma demanda tão grande por educação formal. É claro que isso ajuda, mas é diferente de um médico, engenheiro ou advogado, por exemplo. 

Existem cursos e conteúdos online que ajudam você a ser um ótimo profissional de marketing, e como o mercado muda tanto, é mais importante ter experiência prática do que um conhecimento teórico. 
Então, gostou do post? Se identificou com alguma das áreas? Então, confira os cursos da M2BR Academy e comece a estudar!

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *