Além de saber da importância do marketing digital para o mercado de trabalho, é fundamental conhecer suas áreas de atuação. Saber sua função específica nesse processo complexo e bastante concorrido é o primeiro passo que o futuro profissional de marketing digital deve tomar. Existem áreas que encaixam melhor com determinado tipo de perfil e habilidade pessoal. Vamos entender um pouco como casar as necessidades do segmento com a predisposição que temos em relação a áreas correlatas e fundamentais do marketing digital.

Estamos em 2018, e o mercado digital já não é algo apenas “da moda” há muito tempo. O marketing digital está no centro de qualquer estratégia de marketing de qualquer empresa do mercado. Se você se questiona se o marketing digital é o mercado certo para você, deve entender quais são as principais áreas de atuação nesse segmento e se alguma delas encaixa-se no seu perfil.

Para tentar descobrir se o marketing digital é realmente onde você quer estar como profissional, comece a se perguntar se você gosta de analisar dados, tem uma aptidão para desenvolvimento técnico, sabe contar histórias ou até mesmo tem uma veia de empreendedor. Caso se encaixe em algum desses perfis, há uma grande chance de se dar bem trabalhando com marketing digital.

Os perfis mais comuns no marketing digital

1- Profissionais de T.I. Desejam usar seus conhecimentos técnicos e digitais a favor do marketing.

2- Profissionais de vendas e marketing. Já estão inseridos no marketing por algum tempo e querem trabalhar com a parte digital.

3- Estudantes. Querem começar uma nova carreira e enxergam no marketing digital uma fonte próspera e ampla de oportunidades.

4- Empresários e empreendedores. Visam diversificar seus negócios e transportá-los para a plataforma on-line de maneira correta e eficaz.

A área de marketing digital é conhecida por promover cargos fora do padrão de uma empresa comum. São cargos mais flexíveis e, muitas vezes, bastante recompensadores. O que faz, às vezes, as pessoas acreditarem que são algum tipo de “trabalho dos sonhos”.

Mas o que são realmente esses tipos de trabalhos? Quais são as áreas do marketing digital que efetivamente empregam e pagam bem? Vamos dar uma olhada como o profissional que se encaixa no perfil do segmento pode se encontrar em meio a esse vasto leque de possibilidades. Confira 5 empregos e áreas do marketing digital com os quais você pode se identificar e trilhar um caminho bem-sucedido.

 

1- Marketing de performance

É simplesmente um dos cargos de maior confiança para a empresa. O profissional de marketing de performance é responsável por decidir como e onde gastar a verba digital de um determinado projeto. Ele é responsável pela compra de mídia, rodar campanhas otimizadas, analisar dados e controlar a receita. Campanhas no Google, no Facebook, de remarketing, de e-mail marketing e de todas as plataformas digitais passam pelo crivo dessa pessoa.

O trabalho de marketing de performance envolve muitas pesquisas e análises de dados. Então, se você acha que é bom com números e gosta de se aventurar por novos canais de marketing, o marketing de performance é um ótimo caminho.

 

2- Gestor de mídias sociais

O papel do gestor de mídias sociais é ajudar na comunicação com clientes por todos os canais de mídias sociais. Também é sua responsabilidade construir, engajar e gerenciar uma comunidade de fãs para sua marca. O número de mídias sociais relevantes para sua marca pode e deve ser diferente dos concorrentes e, principalmente, de empresas de outros segmentos. LinkedIn, Facebook, Twitter ou Instagram desempenham papéis diferentes para a estratégia de marca, então o gestor deve saber exatamente quais são essenciais para determinado momento da campanha ou do core business na marca. O que realmente importa é o storytelling, então se você sabe construir histórias e conceitos, muito bem, há uma grande possibilidade de que a gestão de mídias sociais seja o melhor destino para sua expertise.

 

3- SEO e marketing de conteúdo

Nos dias atuais, SEO e marketing de conteúdo caminham lado a lado e são papéis fundamentais. O especialista em SEO tem a função de gerar tráfego orgânico à sua marca, usando técnicas on e off-page e através do marketing de conteúdo. O profissional de marketing de conteúdo, por sua vez, deve criar uma estratégia de conteúdo para a marca que seja relevante para o usuário que realiza as buscas. Ambas as funções precisam trabalhar juntas. Se você tem a facilidade de assimilar dados, sacar da parte técnica e criar conteúdos, essa é uma área perfeita para começar e seguir carreira.

 

4- Analista de marketing

Existe uma enorme quantidade de dados disponíveis e que geram informações valiosíssimas. O analista de marketing é um profissional que cada vez mais vem sendo requisitado para suprir essa demanda. Sua função é captar, filtrar e analisar esses dados, gerando insights valiosos para a estratégia da marca. Se você é um analista de dados que se interessa por marketing, a função pode se encaixar muito bem com suas habilidades, e você pode atingir ótimos resultados de uma forma natural.

 

5- Gestor de comunicação digital

Como já sabemos, marcas e negócios em geral vêm se comunicando cada vez mais de forma digital. Por isso, a demanda por redatores e designers especializados no mercado digital vem crescendo dia após dia. Se você é bom de texto ou de design, a comunicação digital se encaixa perfeitamente com você. Se ainda é novato, depois de algum tempo e experiência você pode vir a se tornar um gestor na área, já que a demanda por profissionais de qualidade é bem alta.

 

Estude e antecipe-se

Essas são algumas das áreas em que o profissional de marketing digital pode trabalhar. O universo do marketing digital está sempre em expansão, então é sempre bom procurar aprender mais sobre novas funções que venham a surgir ou até mesmo antecipá-las através de uma boa leitura do mercado. O ideal é que você consiga administrar mais de uma das habilidades listadas para ter mais opções de vagas e se tornar mais interessante para as empresas. É bom lembrar também que a especialização nas áreas que você já tem aptidão é muito boa para que você se torne referência.

Enquanto o mundo já deixou o analógico para trás e há algum tempo prioriza o digital, consumimos cada vez mais esse tipo de conteúdo. Para quem ainda está na contramão desse processo, é hora de parar de somente observar essa mudança e tomar parte dela.

Quer saber mais sobre marketing digital? Não deixe de conferir nossos posts.

A M2BR Academy acredita na evolução do ensino pela realização prática do conhecimento teórico, por isso temos uma metodologia própria desenvolvida sobre PBL (Problem Based Learning), adotado pelas melhores escolas e cursos. Somos entusiastas e realizadores, assim como nossos parceiros e compartilhamos o saber para a formação de um mercado profissional, dinâmico, criativo e inovador dentro do segmento de marketing e mídia digital.

1 comentário em “Áreas de atuação do marketing digital

  1. Olá, gostei muito do conteúdo e entendi melhor o universo do Marketing Digital. Quero começar a fazer cursos pela internet para saber qual me encaixo melhor.
    Sou da área de Marketing e Vendas! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *