WhatsApp

Guia de ferramentas do Google para Marketing Digital

Conheça as principais ferramentas do Google para seu negócio

Para qualquer iniciante no mundo digital, entender a importância de algumas ferramentas está nos primeiros passos para o sucesso. Inclusive, o Google criou diversas nos auxiliar nas campanhas de Marketing Digital.

A Google Marketing Platform foi anunciada em 2018, unindo duas grandes plataformas: DoubleClick Digital Marketing e Google Analytics 360 Suite.

As soluções integradas servem para a parte de publicidade, o que inclui planejar e comprar mídia digital, e ainda analisar as experiências dos consumidores, tudo reunido em um único lugar.

As ferramentas incluem Analytics, Optimize, Tag Manager, Data Studio, Survey, Display & Video, para resumir as funcionalidades.

Logo, não importa como é seu negócio, se é pequeno ou grande, se você souber para que servem e como usar, o Google tem todo o suporte que sua empresa necessita para fazer uma campanha de marketing digital de sucesso.  Acompanhe esse post até o final para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

Por que usar ferramentas para Marketing Digital?

Qualquer estratégia e planejamento de marketing digital, deve ser fundamentado com base nos dados. Não existe mais a possibilidade de dedução dentro de uma campanha. Mas como você pode obter esses insights?

Aí é que entram as ferramentas. Cada uma com sua funcionalidade, elas podem munir você com as informações necessárias para a criação de personas, compreensão do processo de decisão de compra, jornada de consumo e até o retorno sobre o investimento.

Em um artigo da Harvard Business Review sobre insights a partir de dados (Extracting Insights from Vast Stores of Data) a conclusão é a seguinte:

“Empresas bem sucedidas em aproveitar o poder dos dados começaram com um problema específico do negócio e então procuraram dados para ajudar na tomada de decisão”.

Ferramentas da Plataforma Google Marketing

As ferramentas da Google Marketing Platform são separadas em soluções para pequenas e grandes empresas.

Para pequenas empresas, por exemplo, a plataforma oferece ferramentas gratuitas de análise e otimização para seu Marketing.

como usar Google Marketing no seu negócio?

Já as soluções para grandes empresas são mais completas, com análises 360 e inteligência para facilitar o entendimento de todas as áreas de Marketing.

Google Analytics

O Analytics é uma ferramenta de dados, em que é possível analisar o comportamento do usuário em um site ou aplicativo.

É possível verificar páginas mais acessadas, tempo de permanência, caminho percorrido, origem desse acesso… Ou seja, é uma análise do marketing, conteúdo, produtos e muito mais!

A ferramenta gera relatórios de público-alvo, publicidade, aquisição, comportamento, conversão, análises em tempo real e relatórios de fluxo do usuário. É uma análise completa de como o usuário interage com seu conteúdo.

Você também pode conectá-la com o Display & Video 360, Ads, AdSense, AdMob e Ad Manager.

Google Optimize

A ferramenta serve para criar novos visuais das páginas e realizar testes, sem que você precise de um desenvolvedor para ficar alterando o código da página a todo momento.

Também dá para criar testes A/B, multivariáveis e de redirecionamento, por exemplo. No editor de visual, a ferramenta permite ver também como ficará a versão no mobile e ainda indica possíveis problemas.

Gerenciador de Tags

Também chamado de Google Tag Manager, esse gerenciador permite adicionar e atualizar tags com facilidade, sem precisar também de um desenvolvedor para fazer isso.

Essas tags servem para rastrear o comportamento de usuários em sites e aplicativos. Através do gerenciador é possível acompanhar as tags de conversões, analytics e remarketing, por exemplo.

Data Studio

São grandes dashboards com dados integrados de fontes como Google Analytics, Google Ads, o Google BigQuery,Campaign Manager, MySQL, entre outras.

A vantagem? Ver em um único lugar todas essas informações, sem precisar acessar várias ferramentas, reunir tudo em uma planilha e então configurar gráficos os resultados de uma ação ou produto.

Surveys

Você ainda tem dúvidas se deveria ou não fazer pesquisas com seu público? Respondemos: conhecer seu público-alvo é essencial. Isso para você saber:

– Que problemas e soluções buscam esses consumidores;

– Quais produtos e serviços oferecer;

– Como oferecer;

– Em que canais esses possíveis clientes estão e como chegar a eles;

– Quais são os hábitos de consumo.

E estamos citando apenas algumas vantagens de ter uma persona, ou mais de uma. Lembre-se de que toda campanha, todo desenvolvimento de novo produto e toda criação de conteúdo devem levar em conta um desses perfis.

Mas o que o Surveys tem a ver com isso? É uma ferramenta de Google Marketing para criar sua pesquisa e coletar insights de pessoas reais. Usuários respondem enquanto navegam, para terem acesso a conteúdo premium.

Ferramentas de Google Marketing 360

As versões 360 de todas essas ferramentas citadas acima, em seu formato mais completo, estão disponíveis na parte de soluções para grandes empresas. Ainda há o acréscimo do Search Ads 360 e o Display & Video 360.

A primeira ajuda na tomada de decisão das campanhas veiculadas na rede de pesquisa do Google. Enquanto a segunda é para um gerenciamento completo de uma campanha, desde a parte de criação nas mídias digitais até a análise e otimização.

Ferramentas do Google para pesquisa

Saindo da Plataforma Google Marketing, essas são outras ferramentas do Google que ajudam no trabalho do Marketing Digital e Conteúdo diariamente.

Quer saber o melhor? São gratuitas!

Se eu fosse você, continuava acompanhando o post até o final para descobrir mais soluções de como trabalhar seu Marketing e sem gastar quase nada.

Google Trends

Quer saber os assuntos mais buscados no momento? O Trends te mostra. Quer saber os mais buscados no momento em um lugar específico? Sim, essa informação também está lá.

Quer saber melhor sobre um determinado terno de pesquisa? Ou ainda qual palavra-chave é mais adequada para o conteúdo que você está criando? O Trends serve para isso.

Lá é possível comparar termos e ver qual é mais buscado e o histórico dessas buscas, para saber se é um assunto sazonal ou que possui uma frequência regular.

Keyword Planner

Essa é uma ferramenta que fica dentro do Google Ads e serve como um planejador de palavras-chave de campanha. Mostra volume de pesquisa e custo estimado do clique, por exemplo.

Como é gratuita, você ainda pode utilizar para mais do que planejar seus anúncios na rede de pesquisa. Serve para ter ideias de palavras para criar seu conteúdo em texto também.

Em um artigo recente aqui no blog da M2BR Academy demos mais dicas de como pesquisar palavras-chave para seu conteúdo.

https://blog.m2br.com/marketing-digital/seo/dicas-praticas-para-escolher-palavras-chave-para-seu-texto/

Autocomplete e pesquisas relacionadas

Outra ferramenta do Google para pesquisa é o próprio buscador e a função autocomplete. O que isso significa?

Comece a digitar um termo e repare que antes de escrever a palavra seguinte, ao apertar a barra de espaço, o próprio Google sugere uma série de termos complementares.

São palavras que costumam ser mais buscadas e estão relacionadas àquela que você começou a digitar.

Ao fazer uma pesquisa no próprio buscador, ao final da página de resultados, o Google mostrará termos relacionados ao que você pesquisou.

Para que servem essas funcionalidades? São ótimas para encontrar palavras-chave e melhorar o SEO de seu conteúdo e até do seu site.

https://blog.m2br.com/marketing-digital/seo/o-que-e-seo-e-como-melhorar-e-escalar-seu-negocio/

Search Console

É um serviço originalmente para webmasters, mas que serve para você verificar o comportamento do conteúdo em seu site. E uma ótima fonte de pesquisa para criar novos conteúdos.

As ferramentas servem para analisar o tráfego do site e ainda indicam quais termos levam usuários ao seu site a partir de uma busca. Ainda é possível receber alertas de erros na estrutura do site e corrigi-los.

Mas, uma das funcionalidades mais interessantes é essa de poder verificar quais páginas recebem mais tráfego e quais palavras-chave levam esses visitantes.

Os termos servem para investir em conteúdo e até melhorar o posicionamento de tal página para a palavra-chave.

Mais ferramentas do Google para negócios

A infinidade de ferramentas não acabou. Conheça mais algumas que podem ajudar a alavancar seu negócio na internet.

Google Ads

Antes conhecido como Adwords, a ferramenta de anúncios do Google é dividida em rede de pesquisa e rede de display. E para anunciar, você mesmo pode decidir o orçamento diário. Logo, o custo dela é mais ou menos quanto você estiver disposto a bancar.

A publicidade criada pelo Google Ads é veiculada nos produtos e serviços da empresa nos resultados de pesquisa, no YouTube e em outros sites na Web.

Para veicular um anúncio é preciso definir meta, público e seu orçamento máximo diário, para as campanhas rodarem objetivando o máximo de conversão.

Investir em anúncios é válido em todas as etapas do funil e ajudará em praticamente todas as fases do seu Marketing Digital.

Pode ser para divulgar um conteúdo e gerar brand awareness; ou para divulgar uma isca digital e  converter em leads; ou mesmo para anunciar direto o produto e converter em vendas.

Google Meu Negócio

Sabe quando você busca determinada empresa no Maps ou direto em uma pesquisa no Google e aparece um box com informações dela?

Essa configuração é feita através do Meu Negócio. Através dessa ferramenta é possível criar e atualizar o perfil empresarial para atrair mais clientes.

Quer aprender como alavancar seu negócio e quais são as melhores ferramentas do Google para Marketing Digital? Conheça nosso curso de Formação em Google Marketing.

Compartilhe essa postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *